Destaques do ano: os 5 melhores livros que li em 2023


Olá, pessoal, tudo bem?
Faz um tempinho que não apareço por aqui, mas tenho um post muito especial pra compartilhar com vocês hoje.
2023 foi um ano de ótimas histórias! Consegui me reconectar com o hábito da leitura diária e aumentei meu ritmo, o que me possibilitou ler mais livros, conhecer novos autores, revistar narrativas favoritas (foi um ano incrível de releituras) e me apaixonar por novos personagens.
Pensando nisso, resolvi separar 5 livros que me marcaram muito ao longo deste ano. Eles não estão por ordem de prioridade e cada um me marcou de uma maneira diferente.
Vamos lá?

Salvar o Fogo - Itamar Vieira Junior

Este é o terceiro livro do autor que leio e se tornou meu favorito. A narrativa se concentra no interior baiano e conta a trajetória de Luzia e Moisés, dois irmãos que precisam lidar com os pesos e estigmas do não-pertencimento. Atravessados pelas intercorrências sociais, pela pobreza e pelo racismo, Itamar constrói estes e outros personagens com a maestria de um dos maiores autores brasileiros. É um livro que faz rir, chorar e toca pela narrativa sensível, destilada de forma precisa para que o leitor se conecte com cada aspecto.

A palavra que resta - Stênio Gardel

Em sua estreia no mundo do romance, Stênio Gardel tenciona uma obra magistral, que equilibra a emoção através do fluxo de consciência de Raimundo, um homem que, aos 71 anos decide aprender a ler para ter acesso a  uma carta deixada pelo seu grande amor.
Em menos de 200 páginas, o autor constrói e derruba mundos humanos inteiros, passeia pelo sentimentalismo sem pieguices e consegue tecer fios inesquecíveis na memória do leitor.
Impossível não se emocionar e largar o livro até que a última página seja virada.

Uma vida pequena - Hanya Yanagihara 

Esse livro é polêmico e divide opiniões: muitos amam, outros não conseguem ouvir falar. De fato, Uma vida pequena é um romance forte, absurdamente triste e de extremos.
Nunca consegui escrever uma resenha que conseguisse expressar tudo que senti ao longo da leitura. É uma vida inteira que se mostra através dos acontecimentos mais absurdos pelos quais alguém pode passar. Jude, um dos protagonistas, causa comoção no leitor do começo ao fim e toda a sua história, atravessada por inúmeros outros personagens, não tem respiros.
Não é uma narrativa para qualquer pessoa, pois o livro tem incontáveis gatilhos.

O passeador de livros - Carsten Heen 

Esse aqui é uma fábula, um dos mais delicinhas que li em toda minha vida de leitor. Ele é uma ode aos apaixonados por livros e se constitui inteiro pela metalinguagem, com inúmeras referências, personagens marcantes, frases inesquecíveis e cenários que deleitam os amantes de histórias.
Fala sobre conexões, infância e está localizado em um território muito específico da nossa imaginação. É um verdadeiro convite para sonhar novos mundos e novas formas de ressignificar o papel dos livros na sociedade.

A paciente silenciosa - Alex Michaelides

Verdadeira surpresa do ano! Muito recomendado, demorei para finalmente me render aos encantos enigmáticos dessa história.
A paciente silenciosa é um thriller brilhantemente construído, sem pontas soltas e recheado de tensão. Deixa o leitor atento, procurando pistas e equilibra de forma magistral a ação (não deixando a narrativa monótona) e os aspectos psicológicos dos personagens.


Agora que vocês já sabem quais foram os meus favoritos, comentem aqui (e já deixem recomendações) de quais livros marcaram vocês ao longo deste ano!
Deixo meu Feliz Natal e que 2024 nos traga novas histórias, sonhos e livros!



2 comentários

  1. Ronaldo!
    Quero muito poder ler A paciente silenciosa.
    Pelo visto, sua jornada de leitura melhorou mito e isso traz uma felicidade, não é?
    Nossa! Li mais de 500 livros e fica bem difícil recomendar algum, porque foram tantos livros bons...
    Vou pesquisar nas minhas anotações e qualquer coisa volto para indicar.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. A Paciente Silenciosa e O Passeador também estão entre meus melhores livros! Preciso demais ler, melhor dizendo, comprar Uma Vida Pequena, mas ow raio de livro que não baixa o preço de jeito nenhum rs ele está mais de 100 reais e mesmo sendo um calhamaço, não dá pra mim.
    Mas que tenho vontade? Ah se tenho!!!!
    Eu não sei dizer com certeza quais foram meus destaques nesse ano que termina, pois li menos de 100 livros. Foi um ano difícil, de mais cirurgia nos olhos, então...rs
    Mas vou ainda fazer isso, escolher alguns e escolher como favoritos!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!