A Paciente Silenciosa - Alex Michaelides


A Paciente Silenciosa
é daqueles livros impossíveis de largar. Movido por uma personagem complexa e com uma trama instigante, o leitor é convidado a montar o quebra-cabeça de Alicia, uma pintora que, misteriosamente e "sem explicação", assassina o marido com cinco tiros. Então, decide parar de falar.

A partir dessa premissa desenrola-se uma narrativa frenética. Acompanhamos, ao longo de duas linhas alternadas, tanto os desdobramentos do caso - que acabou com Alicia em um encarceramento psiquiátrico - quanto a inserção de um novo personagem: Theo, um psicólogo forense que está disposto a fazê-la falar - desvendando todos os mistérios que culminaram na tragédia.

Mais do que um thriller de suspense, o livro explora os jogos intrincados da psicologia humana, seja através de sua protagonista ou dos outros tantos e interessantes personagens que entram em cena em cada capítulo. Dos traumas e de como eles agem no subconsciente; de como a infância é um território muito definidor da personalidade.

Narrado em primeira pessoa - Theo - temos uma visão bastante personalística, pessoal e, até certo ponto, dúbia, que brinca com os fatos e molda determinada versão.

Gostei principalmente pelo autor dosar com maestria essa trama psicológica com o suspense, que move o livro do início ao fim - e que fim surpreendente.

Esse foi um dos livros que fui com expectativas altas e que conseguiu superá-las.

Boa leitura!

Após cometer o assassinado de seu marido, uma mulher se recusa a falar qualquer coisa, deixando suspeitas e mistérios não resolvidos sobre o caso. E o terapeuta Theo Faber está obcecado em descobrir o motivo da violência e do silencio. Só ela sabe o que aconteceu. Só ele pode fazê-la falar. A paciente silenciosa é um daqueles livros que não saem da cabeça do leitor, quer ele queira, quer não.


 

5 comentários

  1. Acredito que seja um livro fascinante de ler
    .
    Feliz fim de semana
    .
    Pensamentos e devaneios poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Ah esse livro!!Até hoje não superei o final rs que aliás, deu um nó na minha cabeça legal! Juro que é uma leitura que pretendo refazer em um futuro. Pois é uma trama muito bem elaborada, com isso de juntar o drama e o suspense no mesmo enredo!!!!
    Também fui surpreendida e super recomendo!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Olá! Ahhh é tão bom quando nossas expectativas em relação a leitura são alcanças, aliás, superadas neh e, diga-se de passagem, está cada vez mais raro isso acontecer! Esse livro já faz parte da minha listinha, até porque não tem muito como resistir a desvendar todo esse mistério que cerca esse assassinato aí, espero ler em breve para me surpreender assim como você!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ronaldo!
    Faz séculos que li um thriller desse tipo, que te prende de uma forma que é impossível de largar...
    Infelizmente o meu último thriller foi uma decepção :( Mas é tão bom quando um livro supera as nossas expectativas!
    A Paciente Silenciosa tá na minha lista de leitura, e provavelmente ficarei igual ao Theo, querendo desvendar todos os mistérios que estam por trás do assassinato do marido da Alicia.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Ronaldo!
    Gosto muito de thrillers do gênero, principalmente porque mexe com o psicológico das personagens.
    E achei o final totalmente inesperado e fiquei bem chocado.
    Assisti o filme também, que apesar de algumas mudanças, foi quase todo norteado pelo livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!