Todas as suas imperfeições – Colleen Hoover

Falar de Colleen Hoover para mim tem se tornado quase que um hábito – não escondo de ninguém minha admiração pela autora e menos ainda o quanto eu amo seus livros. Em Todas as suas imperfeições minha experiência de leitura foi, ao mesmo tempo, conhecida e nova. E mais do que apenas ter gostado, ele se tornou – ouso dizer – meu livro independente favorito dela.

Através de Graham e Quinn, a autora se propõe a discutir o casamento fora da questão relacional amorosa, e por isso já percebemos que a história tem os indícios de que seria, de certa maneira, um enredo digamos... mais maduro. Ele se parece mais com É assim que acaba do que com Talvez um dia, por exemplo. Não é nenhum demérito, é apenas uma diferença resguardada.

Mas o que se pode dizer é que o livro supera qualquer expectativa da sinopse – que, confesso, não acho que seja justa em nenhum dos livros da autora. Neste livro Hoover cria para o leitor uma experiência excepcional, imersiva e, como em suas obras no geral, arrebatadora.

Em uma alternância de capítulos – o antes e o depois – conhecemos esse casal que se vê no meio de uma crise no casamento porque não pode ter filhos – ela por questões biológicas, ele por questões sociais. E, por isso, vemos o casamento ruim – de pouquinho em pouquinho; somos convidados a passar, junto com eles, por esse processo de ruína.

Só que a sacada da autora em alternar esses capítulos torna essa experiência ainda melhor, porque ao tempo que acompanhamos esse casamento muitos anos depois, também temos a chance de ver o começo de tudo, como se conheceram e se apaixonaram.

Por isso tão difícil acompanhar tudo. A dosagem do drama acontece de maneira homeopática, fazendo você ir do riso às lágrimas em questão de... parágrafos, eu diria. O livro é muito íntimo e verossímil, tudo é muito real, desde à própria construção dos personagens até a maneira como os diálogos acontecem.

É um livro que se certa forma, me reforça a impressão da Colleen Hoover ter uma maneira muito própria e até igual de contar suas histórias, levando o leitor (mais ou menos, claro) a saber o que ele encontrará em suas tramas – embora seja sempre, e que bom!, uma experiência nova.

Acho que a leitura tem o melhor da Hoover e é, tanto um afago agradável aos fãs, quanto um caminho possível para se iniciar na obra da autora. Todos sairão satisfeitos.
Boa leitura!

Uma história de amor perfeita é suficiente para manter vivo o casamento entre duas pessoas imperfeitas?
O acaso uniu Quinn e Graham duas vezes. A primeira delas, no que consideraram o pior dia de suas vidas, quando ela descobriu às vésperas do casamento que estava sendo traída pelo noivo e ele, pela namorada que pretendia pedir em casamento. A segunda, meses depois, em meio a encontros ruins.
Deste reencontro surgiu um amor profundo e um relacionamento perfeito... ou talvez nem tanto. Com o passar dos anos e a frustração por não conseguirem ter filhos, Quinn e Graham acumularam silêncios e desconfianças. O casal se encontra no centro de um furacão, e seu futuro depende das promessas feitas quando o casamento ainda parecia uma praia paradisíaca.

6 comentários

  1. Oi, Leninha.
    Eu amo as obras da CoHo. Algumas que li recentemente como É assim que acaba e Tarde Demais não me deixaram totalmente abalada, apesar de serem dramas. Eu quero muito ler essa obra, mas infelizmente tenho problemas com gatilhos de traição, e sei que essa obra tem isso. Então fico sempre ansiosa antes de ler livros do tipo, tentando me acostumar com o enredo antes de qualquer coisa.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ronaldo! Até hoje li apenas o "Um Caso Perdido" da Colleen, gostei muito da experiência, quero ler mais livros dela, mas é difícil dar prioridades com tantos livros bons saindo todos os meses. Você falou com tanta paixão sobre este que me contagiou com certeza. Gosto de livros cujos personagens sejam um pouco mais vividos, com a sua carga de drama e de experiências, faz com que eu me sinta mais próxima à eles de alguma forma e, este parece ser bem assim. Outro item que me agrada muito é a alternância de tempo na narrativa. Enfim, adoraria ler "Todas as suas imperfeições".

    Beijo, Van.

    ResponderExcluir
  3. UM dos livros que mais desejo ler da autora, aliás, ele e O Lado Feio do Amor(antigo,mas nunca consegui ler)
    Colleen é um troço estranho.rs é tipo "me ame ou me odeie" e ela consegue trazer em nós, o amor e a birra em praticamente todos os seus livros. Por apresentar situações tão reais, que acabam nos incomodando e isso nem sempre é bem digerido né?
    Um relacionamento sempre é algo tão difícil, imagina se houveram decepções ou segredos ali no meio?

    Quero ler e muito!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  4. Ronaldo!
    Acredito ter lido apenas um livro da autora e vou confessar que não achei essas coisas todas que os leitores comentam, mas é uma avaliação bem pessoal.
    Gosto do artifício de passado e presente, porque o entendimento fica mais abrangente e aqui gostei de ver que as personagens são mais 'maduras'.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Olá! Confesso que tenho uma relação de amor e ódio com a autora (risos). Seus últimos lançamentos não me agradaram tanto assim, por isso, não me empolguei muito em relação a essa história, a resenha até me encorajou a dar mais uma chance a ela, mas não nesse momento (#sorry).

    ResponderExcluir
  6. Eu corro o sério risco de ser linchada pelas pessoas aqui do blog mas eu nunca li nenhum livro da colleen hoover por morrer de medo do livro ser tão subestimado Inclusive eu tenho um livro dela aqui em casa que é o livro é assim que acaba mas a sinopse é linda e eu adoro esses encontros inusitados que acaba se transformando no romance eterno Apesar de eu não ser tão dada romance mas gosto das encrencas no desenvolver da história

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!