Leituras para fazer em um dia, por Ronaldo

Olá, leitores! Como é que ‘cês tão? Hoje eu tô aqui porque o sextou dessa semana não é um simples sextou, mas um SEXTOU NO FERIADO! E o que se tem de melhor para fazer numa sexta – que, ainda por cima, é um feriado – além de ler um bom livro? É pra isso que esse post existe: pra vocês pegarem cinco dicas de enredos rapidinhos de ler, estórias curtas, interessantes e tocantes para aproveitar o dia da melhor forma.


O pequeno príncipe – Antonie de Saint-Exupéry 

Sim, eu sei, esse é o mais batido de todos, mas é que, sempre que posso, estou recomendando essa estória. O clássico é sobre um principezinho e tudo que ele descobre quando começa a enxergar a vida com sensibilidade – e com o coração. Cheio de lições, o livro traz passagens memoráveis e é, com certeza, um dos meus livros favoritos da vida. Tem pouco menos de 100 páginas e conta com ilustrações singelas feitas pelo próprio autor.


Morreste-me – José Luís Peixoto

Morreste-me eu li em uma viagem de ônibus para a casa de minha mãe, de modo que, para além de ser um livro rápido, é carregado de memórias afetivas. Aqui, o autor se debruça sobre a dor da perda do seu pai e acaba compondo um dos relatos mais tocantes e comoventes que já li. Sempre me pego abrindo o livro em dias cinzentos e lendo um trecho ou outro. Tudo fica mais bonito depois.


Um Coração Ardente – Lygia Fagundes Telles

Cada conto desse livro é inesquecível. O livro todo, na verdade, parece uma festa, como se cada pequena estória estivesse ali para alegrar, fazer rir, refletir. Girando em torno da lucidez desvairada do amor, da busca, dos sonhos. Alguns trilham pela concretude do sentimento que faz doer, outros pela própria imaginação do que pode acontecer no “e se”. Recomendadíssimo e ótimo para se introduzir na obra da autora.


O paraíso são os outros – Valter Hugo Mãe

Li esse livro poucas horas antes de sentar para escrever esse post e fiquei pensando de quantas maneiras eu poderia convencer vocês a largarem tudo em favor desse livro. O livro é redentor, simples e absolutamente potente no que se pretende: falar do amor. É um livro infantil para todo mundo e relata esse sentimento poderoso como acontece no mundo, em todos os formatos e configurações – ou quase. A prosa de Valter Hugo Mãe é belíssima e não dá pra sair dela sem ter algo mexido.


Ponciá Vicêncio – Conceição Evaristo

Quem me conhece sabe que eu vou recomendar qualquer coisa de Conceição Evaristo pelos motivos mais óbvios: suas tramas são complexas de um jeito simples, sua voz autoral é autêntica, original e vigorosa. Em Ponciá ela destrincha as mazelas, dores, saudades e saudades de uma jovem que se vê inquieta diante do existir. Um romance de formação dinâmico, abstrato e que caminha por passado e presente com uma sutileza precisa, como poucos. Conceição Evaristo sabe fazer isso como ninguém.


Vocês já leram algum desses? Quais outros livros vocês recomendariam para ler rapidinho do feriado? Vamos trocar dicas, vou anotar todas. 

Beijinhos e sexta a gente se vê – em qualquer estória ou por aqui mesmo.

3 comentários

  1. Ah adorei as dicas!!!! E gosto disso de poder conferir um livro assim, rápido, coisinha de um dia somente ou até uma tarde!!!
    Eu sou uma negação, mas costumo ler sim livros curtos em postos de saúde, quando existe aquela espera do cão.rs
    Poesia que Transforma do Braúlio Bessa eu li em pouquíssimas horas e pretendo fazer isso com o outro livro dele que chegou hoje, Um Carinho na Alma(ganhei aqui no blog)
    Normalmente livros de poesia são gostosos de serem lidos nesse fôlego só!
    Dos citados acima, só li O Pequeno Príncipe. Aliás, li e reli algumas vezes!rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá! Ahhh estou contando as horas, minutos e segundos por esse feriado! E planejo enfim colocar a lista de leituras em dia, das suas dicas só li O pequeno príncipe, mas já estou de olho em Um Coração Ardente e Ponciá Vicêncio, que, aliás, foram dicas (que eu amei) aqui mesmo do blog. E por falar em leitura de um dia só, posso dizer que sou especialista na modalidade, afinal não é sempre que tenho um tempo livre para os meus livrinhos, um dos últimos que eu li em uma tacada só foi Tiger Lily e eu recomendo muito hein, a história é linda, tem também Um casamento conveniente que entrou para a minha lista de melhores romances de época da VIDA.

    ResponderExcluir
  3. Ronaldo!
    Li O Pequeno Príncipe e Um coração ardente.
    Anotei os outros.
    Sempre leio alguns livros de poesias e contos nacionais que dão para ser lidos em um dia.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!