Marcas do Passado - Luciana Ramos

Sophia é uma publicitária de 36 anos que está em busca de um novo emprego. Solteira e fugindo de relacionamentos sérios, vive inteiramente para o trabalho e para ajudar seu pai doente. Quando sai à rua para uma pequena corrida, ela esbarra em um antigo colega dos tempos de escola: Fábio. Ele, um empresário bem sucedido de 31 anos, surpreende-se quando uma de suas funcionárias do setor de RH contrata Sophia para trabalhar em sua Agência de Publicidade. A atração física entre os dois fica logo evidente. Tentando conquistar Sophia, Fábio precisa vencer seu distanciamento e a fuga às suas investidas. No entanto, para ficarem juntos, será necessário que o casal ultrapasse diversas barreiras. Após um rompimento traumático, os dois permanecem afastados por anos. O livro nos faz refletir se um amor genuíno pode ser capaz de vencer intrigas, mágoas e profundas marcas do passado.

Existem momentos na nossa vida que deixam marcas profundas, cicatrizes e lembranças inesquecíveis. Não, eu não estou falando do mote do livro Marcas do passado, estou falando do livro que me deixou apaixonada, emocionada e me faltando um pedaço ao seu término. Com certeza esse é um daqueles romances que marcam a gente na alma. Alguns autores têm o dom, dado de presente por Deus, que faz com que ele prenda seu leitor no livro, nos faz sentir tantas emoções, que acabamos órfãos de seus personagens, de suas histórias.

Talvez por conhecer a autora e ter uma amizade gratuita por ela, eu me torne ainda mais crítica ao ler seus livros. Seria normal gostar por causa da nossa amizade, mas quero deixar bem claro, querido leitor, em nada meus sentimentos me influenciaram e minha admiração pela escrita da autora só aumenta ainda mais, e também a minha paixão por seus livros. Fica apenas meu pesar e minha desesperança em saber que não tenho outro livro dela à minha espera para uma leitura futura.

Luciana Ramos coloca toda a sua emoção em suas histórias, é como se ela escrevesse com o coração na ponta dos dedos, então se prepare para ter sentimentos conflitantes, até porque amor e ódio se mesclam ao longo da leitura. Você irá amar, se apaixonar, sofrer, chorar, sorrir, perdoar e, acima de tudo, irá sentir uma empatia imensa pelos personagens, que será difícil esquecê-los por muito tempo.

Conhecemos aqui dois personagens passíveis de erros, com traumas e dores do passado, e que trazem em si uma carga emocional pungente.

Sophia e Fábio se conhecem desde a adolescência. Ela era uma menina tímida e com um olhar sempre triste chamou a atenção de Fábio. Sempre que os dois se encontravam ele sentia uma emoção que não podia controlar, então para não ser motivo de chacota entre seus amigos ele maltratava Sophia com piadas, ironias, a ponto de deixá-la sem saber o que havia feito para aquele garoto, era difícil entender por que sua simples presença lhe causava tanto desconforto.

Eis que os anos passam e agora já adultos eles se reencontram. Fábio é um empresário bem-sucedido e Sophia é a nova contratada de sua empresa. E o que poderia ser motivo de um contato mais aprazível, se torna uma ebulição de sentimentos e depois de algumas contendas, surge um grande amor.

Sophia e Fábio tinham tudo para ser felizes, mas a vida nem sempre caminha de maneira certa, e o que parecia eterno acaba de maneira traumatizante. Começa aí um enredo digno de um filme, são tantas as intrigas, os desencontros, as mágoas, que você fica sem saber o que fazer. Isso mesmo, caro leitor, se prepare para não conseguir largar o livro até virar a última página.

Amei cada instante da leitura e o desenrolar da trama, sonhei com os personagens, gostei da mocinha não ser tão maleável e perdoar com tanta facilidade, admirei a autora por conseguir construir personagens tão sensíveis, saboreei o crescimento tanto da narrativa quanto dos protagonistas e, claro, encontrei no final do livro uma paz que fica difícil descrever.

Porém, assim como em Cante para mim e parafraseando a mim mesma, quero deixar claro que: “Infelizmente, o livro tem erros de revisão. Ao enviar o livro para impressão, a editora não fez uma revisão final, usando a versão revisada apenas pela autora, o que causou um grande constrangimento  que culminou no cancelamento da cerimônia de lançamento do livro. Mas ciente disso e relevando esse pormenor, a leitura flui perfeitamente e fica apenas o pesar pelo descaso das editoras ao publicarem os autores nacionais.”

Acredito que tirando isso posso dizer com toda a certeza que Marcas do Passado é o segundo melhor livro que li no ano de 2016, o primeiro lugar ainda é de Cante para mim, da mesma autora. Preciso ser mais clara?!

Recomendo a leitura com grande entusiasmo. Compre seu exemplar e leia imediatamente, você vai se apaixonar!

P.S.: Caso você tenha gostado e queira adquirir um exemplar, entre em contato com a autora AQUI, e boa leitura. 

24 comentários

  1. Leninha, gostei demais da resenha. Não sou chegada à dramas, confesso, mas suas palavras sobre o livro, sua vívida emoção pela escrita da autora e a sua sinceridade me cativaram a tal ponto, que eu o leria certamente com o mesmo entusiasmo! Parabéns às duas!
    Beijos enormes
    Roxie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Roxane. Que bom que mesmo sem gostar de romances dramáticos você o leria em algum momento, só pela resenha da Leninha.

      Legal! Você também é escritora!

      Que jamais possamos deixar de escrever.

      Abraço, Lu.

      Excluir
  2. Leninha como você sabe sou autora de dramas. Sua resenha aguçou minha curiosidade. Seu texto foi na medida certa e deixou gostinho de quero mais. Em relação a editora isto é lamentável. Algumas editoras deveriam cuidar com mais amor de nossos sonhos.
    Parabéns para a Autora. Vou ler este livro e o primeiro com certeza.

    Beijos

    Autora Valentina Fernandes❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal. Uma escritora deixando um recadinho por aqui. Não conheço seu trabalho ainda, mas vou procurar ver seu perfil no facebook e me informar.

      "Algumas editoras deveriam cuidar com mais amor de nossos sonhos".

      Isso que você escreveu é uma grande verdade.
      Muito obrigada. Tenha uma excelente noite, Valentina.
      Beijos.

      Excluir
  3. Como sempre você fazendo com que eu fique realmente curioso sobre o livro e o queira na minha estante e lista de próximas leituras O mais rápido possível. Ado rei a resenha Leninha, você sabe como influenciar nos seguidores a gostar de um livro antes mesmo de ler. Amo essas histórias que contém uma mistura de sentimentos, que te fazem ir de uma momento de raiva a um momento de amor incondicional, esse altos e baixos é que nós prendem a leitura quando ela está realmente muito boa. Sobre as editoras... é realmente um descaso de algumas editoras com nossos autores nacionais, o que nos resta é torcer para que essas editoras passem a ter um olhar diferenciado aos nossos talentos nacionais, visto que a Bienal de São Paulo deixou isso mais do que claro, que esse ano foi e está sendo o ano dos autores nacionais, e eu só tenho a agradecer a eles. Beijão.

    Att: Junior Cunha - Blog IceBookCream 🍦📚💙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelentes condiderações, Junior. Concordo com tudo que você deixou registrado. Caso queria ler um dos meus livros, eles estão gratuitos no kindle unlimited (Amazon). Forte abraço, Lu.

      Excluir
  4. Leninha, confesso que a sinopse do livro não me atrairia, num primeiro momento. Mas sua resenha ressaltou bem os pontos positivos do livro. Parabéns!

    Quanto a editora, é realmente lamentável. Fiquei triste só de imaginar o constrangimento da autora. Desejo a ela muito sucesso.

    Ótima resenha, como sempre!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li um livro seu e adorei, Janethe.

      VÍTIMAS DO SILÊNCIO.

      Foi indicação de uma amiga (Rosângela Alves).

      Parabéns pela excelente escrita.

      Abraço,
      Lu

      Excluir
  5. Ahhh danada agora vou ter que comprar o livro. Suas resenhas aguça a minha curiosidade em ler o livro comentado.
    Tenho certeza que irei gostar.
    Espero ansiosa o dia de ler o seu livro.
    Com certeza será sucesso.
    Bjos amada amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Leninha devia escrever, não é Paty? O livro Cante para Mim logo estará em sua casa. Forte abraço, Lu. :-)

      Excluir
  6. Leninha, você me deixou numa situação difícil agora... Estou completamente apaixonada pelo livro, só de ler a sua resenha. Preciso dele para ontem. Onde a gente consegue para comprar? Viu torrar sua paciência! Kkklkkkkkkkkk
    Brincadeiras a parte, creio que precisamos de mais autoras que escrevam romances com emoção. Estamos carentes desse gênero!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elimar. Que bom que você se interessou pelo livro após a resenha da Leninha. Ele está na Amazon e custa apenas R$ 5,24 (gratuito no kindle unlimited). Ou você pode adquirir o livro físico comigo através deste link: http://luramos.com.br/marcas-do-passado/

      Abraços,
      Lu

      Excluir
  7. Que resenha maravilhosa, Lenni! Eu sou muito suspeito pra ler esse tipo de livro, porque sou completamente viciado em dramas. O livro em questão parece mesmo ser ótimo e fiquei realmente curioso pra ler. Acho essa fórmula de fazer com que protagonistas do passado se reencontrem no presente meio desgastada, mas confesso que não me parece ser o caso desse livro. Inclusive amei essa mocinha aí que tu descreveu.Mocinhas não maleáveis são ótimas, quero muitas, todas invadinho nossa literatura.

    Abs,
    Ronaldo Gomes
    @amantesporlivros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ronaldo. QUE LEGAL! Um homem que gosta de romances e de um pouco de drama.

      Abraços,
      Lu

      Excluir
  8. Que linda resenha, Leninha. Fico imensamente feliz por saber que você gostou desse casal que saiu do meu coração (a Sophia e o Fábio foram criados em um momento de muita dor em minha vida). Suas palavras, sempre tão ponderadas e sinceras, me trazem uma imensa vontade de continuar escrevendo. Amo estórias de drama. Nossas vidas são repletas de dramas, em maior ou menor grau. Amo escrever. Amo colocar meus sentimentos no papel. Ainda tenho muito a aprender e vou continuar procurando melhorar nesse prazeroso e árduo ofício (essa dualidade está presente na vida de qualquer escritor nacional ou estrangeiro). Não gosto da expressão "autor" porque autor é quem cria qualquer coisa. O que faço é escrever. Crio estórias e as coloco no papel. Portanto, sou escritora (e só nas horas livres, já que preciso trabalhar muito com outras coisas para pagar minhas contas e ter uma vida digna). Se dependesse da escrita para viver, morreria de fome neste país. E mesmo se passar as próximas três décadas me dedicando à escrita, a realidade não mudará muito. Asssim são as coisas. A maioria dos leitores brasileiros gosta mesmo é de erotismo (nada contra cenas de sexo bem construídas e que agragam algo à estória) ou valoriza baboseiras em geral, o que acaba deixando o amor verdadeiro e o romantismo em segundo plano (isso quando não são simplesmente esquecidos). O importante é existir espaço para todos. Até porque todo escritor precisa escrever por prazer; para seus próprios leitores. Escrever visando o reconhecimento ou dinheiro é um "tiro no pé"; é uma verdadeira loucura. O meu foco, hoje, é conseguir vender todos os livros que ainda estão em minha estante. E, algum dia, ter uma editora que acredite verdadeiramente no meu trabalho. Continuarei escrevendo e em breve enviarei o manuscrito de A RÃZÃO DE TODO MEU AMOR já revisado para sua residência. Espero que aprecie a leitura, se você puder encaixá-la nos próximos meses. É a estória do filho do Lucca Baroni e da Eva Martins (livro CANTE PARA MIM). Termino esse desabafo lhe agradecendo por essa resenha tão sensível e especial que você fez. Muito... muito obrigada. Parabéns pelo lindo trabalho que você faz em prol da literatura. Gratidão. Beijos, Lu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu agradeço tanto pela sua amizade quanto pelo seu talento. Obrigada por me dar histórias incríveis para eu nunca esquecer.
      Bjs

      Excluir
  9. Leninha!
    Fico cada vez mais feliz ao ver que mais uma autora nacional consegue imprimir sentimento em seus livros e que consegue passar isso ao leitor.
    Sou encantada por romances e quando tem altos e baixos e nos causam uma montanha russa de emoções, fico ainda mais curiosa em poder ler.
    Parabéns pela ótima resenha e mais ainda para autora.
    “Demore na dúvida...E descubra a sabedoria que insiste em se esconder na ausência de palavras.”(Padre Fábio de Melo)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudynalva. Que legal o comentário que você deixou aqui. A Leninha arrasa nas resenhas, não é? Se gosta de um pouco de drama e emoções, creio que Marcas do Passado seja uma escolha interessante para seu perfil. Se tiver a oporunidade de ler, me diz o que achou depois ok?

      Você me acha fácil no facebook ou através do site www.luramos.com.br

      Beijokas,
      Lu

      Excluir
  10. Oi Lena,

    Só de ver a capa e a sinopse já estava super curiosa em relação ao livro. Ai leio sua resenha e me deixa como? Com uma imensa vontade de comprar o livro.
    Nossa, parece ser uma leitura que te prende do início ao fim.

    Beijos,Lu
    Blog: Apaixonada por Romances “A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa apagar o caso escrito.”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha xará. Fico feliz por saber que você se interessou por meu livro. Se tiver a oporunidade de ler, espero que a Sophia e o Fábio consigam encantar seu coração.

      Beijos,
      Lu.

      Excluir
  11. Acredito que existem aqueles escritores que melhoram fazendo cursos, escritas, etc. e aqueles que possuem o dom. Por sua resenha Leninha, percebi que a escritora é do segundo tipo. Fico a cada dia mais feliz em ver que os escritores nacionais estão publicando e sendo lidos. Sei, que muitos ficam desanimados pelo caminho, afinal o mercado ainda é bem duro no Brasil e tem muita gente picareta no meio, mas perceber que temos uma romancista e que possui o dom da escrita, é um frescor que eu adoro receber.
    Parabéns Leninha e parabéns Luciana Ramos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz pelas palavras de incentivo. Não sei o seu nome, mas só queria deixar registrado o meu "muito obrigada". Espero continuar escrevendo e evoluindo nesse processo, no meu próprio ritmo, sempre buscando o melhor para meus leitores. O meu carinho e respeito por eles é que me fazem continuar... PORQUE ASSEGURO: NÃO TEM SIDO NADA FÁCIL! :-(

      Grata.
      Beijos,
      Lu

      Excluir
  12. O que dizer Leninha ? Eu comprei os livros da Luciana após ler sua resenha do CANTE PARA MIM e foi paixão a primeira vista! Detonei o livro em dois dias, aí comprei o ebook da história do filho deles na amazon (que pena que não tem o livro físico :( e também AMEI!
    Nossa, que escrita sensacional que a LUCIANA RAMOS tem.
    Começarei o "Marcas do passado" ainda esta semana e tenho certeza que será uma belíssima surpresa!
    Ahhh, e faço das suas as minhas palavras ... "Fica apenas meu pesar e minha desesperança em saber que não tenho outro livro dela à minha espera para uma leitura futura."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindas palavras, Patrícia! Fico muito feliz em saber que você gostou. Mantenha-me informada. Aguardo seu feedback. Beijo grande... e muito obrigada pelo carinho. :-)

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!