Raio de Sol - Kim Holden

Segredos.
Todo mundo tem um.
Alguns são maiores que os outros.
Alguns, quando revelados,
Podem curar você...
E outros podem acabar com você. Faça épico, costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortúnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol.
E é por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela não espera é que será surpreendida pelo amor único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm um segredo. E segredos, às vezes, podem mudar tudo.

Decididamente eu não estava preparada para ler dois dramas em sequência. Depois de ler Eu sem você eu deveria ter pego um romance de época, um chick-Lit ou mesmo um livro de fantasia — apesar de não ser o meu gênero preferido —, mas não deveria ter lido outro drama. Eu já estava desidratada de tanto chorar com o livro anterior, e de repente me vi tocada, emocionada, totalmente dilacerada com a história de Kate, em Raio de Sol.

Quando você inicia a leitura desse livro espera algo doce, tocante, mas também algo leve já que os personagens são tão carismáticos, tão suaves, as amizades são tão singelas e inocentes, que fica difícil encarar um drama tão contundente.

Eu já devia esperar algo assim depois de ler no Skoob alguns trechos de resenhas dizendo que a história era um drama daqueles, porém nada me preparou para tanto.

Kate, ou Raio de Sol, como Gus a chama, é uma garota que só se permite sentir o lado bom da vida, com ela não tem tempo ruim, nenhum problema é sem solução, tudo se encaminha para o melhor final. Seus amigos a amam e sabem que ela é especial. Ela é querida, cuidada, porém ninguém pode imaginar que ela já passou por tanta coisa ruim, tanta tragédia familiar que poderia tê-la transformado em uma pessoa amarga, pessimista e triste. Mas Raio de sol é vida, é frescor, é luz, todos que a conhecem a adora.

O livro nos conta a história de uma menina tão apaixonante que pode causar inveja em quem lê, acredito que muita gente vai pensar melhor em sua vida depois de conhecê-la (eu pensei), a esperança caminha de mãos dadas com Raio de sol. Mas ela guarda um segredo que vai fazer o leitor pensar em muitos porquês. Por que uma pessoa tão linda, feliz e amada passa pelo que Raio de sol vai passar? Por que com ela? Por que agora? Por que a vida é tão cruel?!

Essas e outras perguntas irão permear a cabeça do leitor durante toda a leitura e muitas delas não chegarão a ser respondidas.

Conhecer Kate (Raio de sol), Keller, Gus, Clayton, Peter, Shelly, Stella e outros personagens da trama fazem o leitor se apaixonar. São jovens com um futuro promissor pela frente, mas que enfrentam percalços e desafios na vida trazendo suas cargas emocionais bem guardadas. Foi um prazer inenarrável conhecer cada um deles, saber o quanto seus corações são puros, e quanto de amor eles têm para dar. Ficou em mim um vazio imenso depois do término da leitura, meu maior desejo seria que essa história não tivesse fim, que eu pudesse seguir os passos desses personagens que se tornaram para mim mais que amigos queridos. E sabe qual a única coisa que me deu ânimo para seguir em frente e encarar outra leitura? Foi saber que teremos outro livro que irá contar sobre o destino de Gus depois de Raio de sol. Pensa numa pessoal feliz ao saber disso? EU!

Senti-me traída com o final do livro, e totalmente órfã, esperava um milagre que não veio, esperava mais de Deus. Mas aí eu pude sentir que o livro nos traz uma lição tão bonita de esperança, amor, amizade e, acima de tudo, de amor pela vida. Raio de sol deixou em mim um fio de esperança de que mesmo na pior situação, tudo tem um lado bom, mesmo na minha tristeza eu posso dar esperança à outra pessoa. Complicado, não é?!

Agora fica em mim a certeza de que preciso ler algo menos denso, algo que me faça dar boas gargalhadas, preciso recarregar as baterias e hidratar meu corpo para só assim, daqui a duas leituras, poder conseguir ler outro drama.

Raio de sol sugou minhas forças, mas quero deixar bem claro para você que está lendo essa resenha: Eu amei, adorei, me apaixonei pelo romance, essa foi uma das melhores leituras que fiz esse ano, ou anos. Uma história que recomendo e que viverá em mim por muito tempo ainda.

Deixe Raio de sol entrar na sua vida, ela com certeza irá mudar sua visão do mundo!

12 comentários

  1. Eita, mas que resenha apaixonada,Leninha! Deu para perceber mesmo o quanto você realmente amou esse livro. Ele não vai entrar na minha lista de leituras no momento pq não estou num mood para dramas, mas talvez eu o leia quando o segundo livro chegar.
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei de verdade e indico. Quando vc decidir ler volte e me conte. Bjs

      Excluir
  2. Linda resenha. Gosto demais do jeito que você escreve seus textos com tanta entrega e amor. Novamente outro título imperdível vai para minha wishlist. Ansiosa para ler este livro algum dia. A vida corrida está impossibilitando minhas leituras ultimamente. Fato que não me deixa nada feliz. Grande abraço, Leninha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lu, vindo de você esse é mais que um elogio. Ganhei meu dia!
      Sua lista ai ficar enorme viu? Drama aqui na minha estante é o que não falta, inclusive um seu, rsrsr
      Bjs

      Excluir
    2. Minha amiga... UAU para essa resenha. Mais um livro para a minha lista. Sou fã da forma que escreve. Estou louca para ler o seu livro.

      Excluir
    3. Obrigada amiga. Ainda escrevo meu livro, anota aí, rsrsrs
      Bjs

      Excluir
  3. Oh, my! Será que posso com esse livro? Só sei que a curiosidade está gritando dentro de mim. Lá vem Leninha me atiçar...rs
    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se prepara amiga, se você for encarar esse dramão prepare lenços e o psicológico. Boa sorte! Rsrsrsr
      Bjs

      Excluir
  4. Meu Deus Leninha, como é que vou pegar meu livro agora para ler?? Mesmo eu amando um bom drama, confesso que estou com medo de ler este livro, hoje mesmo vi uma resenha em vídeo em que a guria, assim como você, comentou que a obra é carregaaaaada no drama e que acaba com o nosso emocional, claro que fiquei curiosa, mas estou bem receosa de me desmanchar em lágrimas, hehe.

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode se preparar mesmo, o livro mexe demais com a gente que é sensível, mesmo gostando de dramas. Lenços são bons companheiros para a segunda parte do livro.
      Depois me conta!
      Bjs

      Excluir
  5. Entrou para a minha lista de próximas leituras, por sua culpa, amiga!
    Aiii Jesus! #Oremos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se prepara. Ainda paro para pensar nesse livro, dá saudade e um pouco de tristeza. Aff

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!