Atmosfera - Taylor Jenkins Reid


Taylor Jenkins Reid é uma das minhas autoras favoritas - e não poderia ter melhor feito que um amor para além da ATMOSFERA.

Em seu novo romance, ela desenha personagens tão complexos quanto apaixonantes em um cenário desses que amamos mergulhar - astronautas vivendo o sonho de explorar o espaço.

Guiada por Joan, protagonista da vez, a narrativa se desdobra não apenas pelo drama, mas também pelo amor. E aqui nasce um dos meus casais favoritos, especialmente pelo modo como o enredo vai se construindo paulatinamente.

Ao tempo em que acompanhamos Jaon em seu sonho astronômico, vivenciamos seus dilemas cotidianos, seja na lida com sua irmã irresponsável (Barbara) e sobrinha adorável (te amamos, Frances), ou nos desafios cotidianos impostos por ser uma das poucas - e brilhantes! - mulheres em um ambiente marcado fortemente pelo machismo.

A alternância do tempo narrativo é um marco interessante e nos serve para um aprofundamento necessário na subjetividade desses personagens. Ademais, todos têm um propósito dentro da história e desempenham papéis fundamentais em seu desenrolar.

Para mim, é sempre mágico mergulhar nos universos de TJR. Seja por meio de suas heroínas ou através das suas - boas - reviravoltas, é incrível sua habilidade em criar situações tão críveis quanto emocionantes, tudo dentro de uma margem real que nos confunde com a vida.

Mais um favorito para não esquecer! 

Boa leitura!

Joan Goodwin é obcecada pelo Universo desde que se entende por gente. Atenciosa e reservada, ela está satisfeita com a vida de professora universitária e como tia de Frances, sua sobrinha precoce. Isso até se deparar com um anúncio da Nasa à procura de mulheres cientistas interessadas em integrar o primeiro projeto do programa Ônibus Espacial. De repente, tudo o que Joan mais quer é ser uma das poucas pessoas a ir para o espaço.

Selecionada entre milhares de candidatas, Joan inicia o treinamento no Centro Espacial Johnson, em Houston, no verão de 1980 junto a um grupo excepcional: o piloto de caças Hank Redmond e o cientista John Griffin; a especialista de missão Lydia Danes, nem sempre a mais agradável; a calorosa Donna Fitzgerald, que navega nos próprios segredos; e Vanessa Ford, a misteriosa e encantadora engenheira aeronáutica capaz de fazer qualquer nave voar.

E então, em dezembro de 1984, durante a missão STS-LR9, tudo muda num piscar de olhos. Enquanto os astronautas aprofundam os laços de amizade e se preparam para os primeiros voos, Joan descobre uma paixão e um amor que nunca imaginou viver. Com um novo mundo diante de si, ela passa a questionar tudo o que sabe sobre seu lugar no universo.



Um comentário

  1. Olá! Depois dessa resenha bateu saudade de ler algo da autora, já faz um tempinho e eu amei, para ser sincera, nem estava sabendo desse livro, tudo muito corrido por aqui, mas foi uma grata surpresa me deparar com algo novo dela. Para variar já estou pra lá de empolgada com a história (risos).

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!