Um lugar muito distante – Jenny Colgan


Sabe aquelas autoras que escrevem tão bem que a gente lê até lista de compras?! Jenny Colgan é essa autora. Aqui ela nos brinda com um conto fofo e que conta um pouco da história de Lorna, amiga de Flora do livro A Pequena Ilha na Escócia. Sim, esse conto se passa meio que dentro da história de Flora. 

Um Lugar tão tão distante (me desculpe, mas não resisti. Toda vez que lia o título desse livro me lembrava do Tão Tão distante do Shrek) também conta a história de Saif, o médico refugiado de Beirute e de como ele chegou em Mure, a pequena ilha da Escócia. Digamos que esse conto é apenas um parêntese, uma pequena explicação, uma apresentação de personagens, enfim, um motivo para ler mais Jenny Colgan. Eu, particularmente amo a escrita da autora, ela sempre nos brinda com uma história leve, com uma escrita fluida e que prende o leitor. 

Lorna é uma personagem que vale a pena conhecer; responsável, quase uma faz-tudo da ilha, o lugar onde ela cresceu, onde conhece todo mundo, onde criou laços de amizade e de onde ela não pretende sair. Então, imagina o que foi para ela conhecer Saif, um homem misterioso, que carrega segredos e uma imensa tristeza no olhar. Tudo cheira a romance, tudo indica que esse casal vai se aproximar e teremos um final feliz. É aí que autora nos pega, o entrosamento entre eles é inevitável, já que o pai de Lorna precisa de um médico, e ela de um amigo, e Saif, precisa de respostas. Mas será que esse pequeno conto nos traz um final feliz?! Só lendo para descobrir!

Uma história, uma vírgula, um conto que cria uma expectativa enorme no leitor, uma vontade de conhecer mais sobre a história desses dois personagens tão peculiares, e claro, de todos os outros habitantes de Mure. Quem leu A Pequena Ilha da Escócia sabe que em breve teremos mais livros sobre os personagens que nos são apresentados no livro, eu só espero que isso não demore, ainda mais depois de ler os dois capítulos que a Editora Arqueiro nos brinda no final de Um lugar muito distante, e nos dá uma ideia do que esperar em A Praia Infinita, provável nome do próximo lançamento da autora. 

Por favor, Editora Arqueiro, não nos faça esperar muito! Ansiedade em modo on.

Procura-se médico para atuar em ilhazinha distante. É preciso gostar de barcos e do litoral. E é importante saber que é impossível guardar segredos nesse lugar...

Lorna nasceu e foi criada na ilha escocesa de Mure, um lugar tranquilo onde todos ajudam uns aos outros e existe um forte senso de comunidade.
Quando o médico local precisa se aposentar, parece impossível arranjar alguém para ficar em seu lugar.

Longe dali, em um campo de refugiados, Saif é o único médico presente quando um menino sofre um corte feio na mão. Ele quer ficar longe de problemas, mas a ética profissional e a compaixão o levam a se voluntariar para tratar o machucado.
Saif precisa de um emprego e Mure precisa de um médico. Assim, com as lembranças de sua vida partida e a esperança de reencontrar a família perdida, ele chega à ilhazinha.

Quando ele e Lorna se conhecem, as diferenças entre seus mundos formam um muro aparentemente intransponível. Porém, ao longo do verão, nasce entre eles uma amizade improvável que pode curar suas feridas e mudar a vida dos dois para sempre.

10 comentários

  1. Que capa linda! Como você consegue fazer uma resenha tão completinha de um conto?! Estou adorando suas personagens guerreiras, sempre fico interessada nos livros que você indica, principalmente por conta das protagonistas fortes.
    Parabéns pela resenha amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história desse conto começa no livro anterior, lá já vislumbramos que vai rolar algo entre Saif e Lorna, mesmo que o conto conte sobre a chegada do médico na ilha, e claro, continua no próximo livro da autora.
      Ansiosa já para saber mais.
      Bjs

      Excluir
  2. Imagino ser um livro fascinante de ler.
    .
    Uma semana feliz … Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Leninha!
    Acho que nunca li um livro da autora... a cabeça está bugada com tanta leitura que ando lendo.
    Fato é que gostei da sua análise, só não gostei muito de ficar na dúvida se vai ter final feliz ou não, porque romance para mim ter de ter final feliz!...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Rudy, você precisa conhecer a escrita da Jenny Colgan, os livros dela são ótimos.
      Quanto ao final do conto, só lendo para saber, rsrsrs
      Bjs

      Excluir
  4. Olá! Ahhh que eu nuca vou me cansar desses livros e a Dona Arqueiro não decepciona, então acredito que o próximo já deve estar a caminho, como eu ando em dívida com esse selo, já sei que vou levar um tempinho para me atualizar, mas a verdade é que são tantos livros ótimos e autoras maravilhosas que eu fico aqui na dúvida de por onde começar (risos).

    ResponderExcluir
  5. Que capa linda de Um Lugar muito Distante, Leninha! Amei as cores, a delicadeza... Mas realmente, o nome lembra do Tão tão distante do Shrek rsrs.
    Não conheço a escrita da Jenny Colgan, mas gosto de histórias leves.
    Mas como é um conto com a amiga da protagonista de Pequena Ilha na Escócia acho que não dá pra ler o conto sem antes ler o livro de Flora não, né?!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Os livros tem uma ordem de leitura ou posso começar por Um lugar muito distante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um lugar muito distante se passa entre o livro A Pequena Ilha da Escócia, e o lançamento A Praia infinita. Então, nesse caso, tem que ler nessa ordem:
      A Pequena Ilha da Escócia
      Um lugar muito distante
      A Praia infinita

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!