Instruções para Dançar – Nicola Yoon


Primeiramente quero deixar claro uma coisa, quando inicie a leitura de mais um romance de Nicola Yoon o que eu imaginava era: Instruções para Dançar não é uma história para chorar, ponto. Foi assim que mergulhei de cabeça nessa aventura que tem até dança no título. Então me explica porque terminei o livro com lágrimas nos olhos e uma sensação de vazio enorme no peito?! Alguém, por favor!

Esse é o terceiro livro que leio de Nicola Yoon, e não é para menos que os dois livros anteriores viraram filmes, ela escreve maravilhosamente bem, com uma leitura leve, fluida, super dinâmica e que prende o leitor da primeira à última página. 

Temos aqui a história de Evie, uma garota que está passando por uma crise devido à mágoa que carrega pela separação dos pais. Sua vida era perfeita, ela tinha uma casa, uma mãe amorosa, uma irmã mais nova linda e legal e um pai perfeito, eles eram dignos de representar um filme de família feliz. Mas seu mundo desmorona quando tudo isso acaba, sua família feliz não é tão feliz assim, e seu pai, seu exemplo não é tão perfeito quanto ela pensava. 

Totalmente desiludida com o amor, Evie vai levando sua vida sem muitas expectativas, até mesmo seus livros ela não quer ler mais, e decide doá-los. Acontece então algo que Evie não esperava, do nada ela começa a ver o começo, meio e o fim de relacionamentos entre casais aleatórios que se beijam, aí mesmo que ela se desilude com o amor, já que ela sabe que não existe “felizes para sempre”.

Nicola Yoon mais uma vez me deixou encantada com uma história sua, que traz romance, drama, magia e um final que decididamente se encaixa de maneira perfeita com tudo que a narrativa nos mostra. E no meio disso tudo temos muita dança, encontros entre amigos, muito papo bom e, claro, o nascimento do amor. Tudo muito bem escrito, encantadoramente envolvente. Certeza que esse livro vai virar filme também, e que lindo ele vai ser.

Não tenho nada de negativo para falar sobre esse livro, muito pelo contrário, só posso render elogios, tudo é lindo, estou apaixonada. Uma história para todas as idades, para todos os gostos, para quem gosta de leituras leves, mesmo que carregada de sentimentos, que ama uma boa amizade, uma boa música e claro, que ama dançar. 

Super recomendo a leitura de Instruções para Dançar. Leia, se deixe envolver e apaixone-se!

Desde que seus pais se separaram, Evie Thomas não acredita mais no amor. Ela fica ainda mais desiludida quando algo estranhíssimo acontece: ao ver um casal se beijando, ela de repente é dominada por uma visão do início daquele romance… e de como ele vai acabar. 
Afinal, como Evie tem aprendido, mesmo as maiores histórias de amor terminam com um coração partido.
Ao investigar por que continua tendo essas visões, ela vai parar num estúdio de dança e resolve se matricular. Lá, aprende a dançar valsa, tango e salsa tendo como par Xavier, mais conhecido como X.
O jovem é o oposto de Evie: aventureiro, apaixonado, ousado. Ainda por cima, tem como lema de vida dizer sim para tudo – inclusive participar de um concurso de dança com uma garota que acabou de conhecer.
Apaixonar-se por X definitivamente não estava nos planos de Evie. Se as visões lhe ensinaram alguma coisa, é que ninguém escapa ileso do amor. Mas, à medida que os dois se aproximam, ela é forçada a questionar tudo o que achava que sabia. No fim das contas, será que o amor vale a pena?

11 comentários

  1. Amiga e este seu poder de nos incentivar a ler os livros que você resenha?! Hehe.
    Impressionante esta história, apesar de que eu não queria este dom não, que tristeza seria, deixo o dom para a personagem e eu me contento em acompanhar a história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente Van, também não sei se ia gostar desse dom não, sei lá.
      Obrigada por suas palavras, é bom saber que minha resenha atiçou sua curiosidade a ponto de você desejar ler o livro.
      Você vai curtir a história e como seu gosto é parecido com o meu vai chorar, certeza.
      Beijos

      Excluir
  2. Leninha!
    Acredita que ainda não li nenhum livro da autora ainda?
    Mas pelo visto, o livro é tão emocionante e tão envolvente que não tem como não terminar em lágrimas.
    Imagino a frustação de Evie e fiquei curiosa para saber se conseguirá superar e aproveitar X.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá perdendo e muito em não ter lido ainda ada da Nicola, só me tira uma dúvida, já assistiu aos filmes?!
      Leia o livro, Rudy, vc vai amar.
      Bjs

      Excluir
    2. Leninha!
      Não assisti os filmes também.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. É como não terminar de ler essa indicação com aquela vontade enorme não somente de ler o livro, mas de procurar um estúdio de dança e conhecer um X...tá, pode ser um Y também rs
    Eu por acaso, estava vendo um pouco de tv no domingo,sem forças para sair da sala, quando vi a Jojo Todynho dançar. O Carlinhos de Jesus falou tão bonito, sobre como a dança salva e pode ser a qualquer um, qualquer idade, qualquer cor, qualquer peso que sinceramente me emocionei.
    Vou procurar ver essa parte do programa só para vê-la dançar(ah, eu não assisto tv rs) só filmes e séries.
    Por isso, me emocionei já com a proposta desse livro e quero demais ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Angela, eu adoraria que aqui no Brasil tivesse os concursos de dança que tem lá nos Estados Unidos, adoraria aprender Salsa, Rumba e dançar num concurso.
      Você vai amar esse livro, leia, leia, leia.
      Bjs

      Excluir
  4. Olá! Nunca li nada da autora, mas me identifiquei logo de cara com a personagem principal pela sua resenha. Ela lembra um pouquinho de mim, o pessimismo que existe dentro de nós de que, enquanto não encontramos o par perfeito, parece que depois de várias experiências nós sabemos como começa, desenvolve-se e termina. Um fim terrível. Além disso que poder tremendo a dança tem na minha vida, nem preciso dizer que iria amar ver uma personagem assim dançando na minha imaginação enquanto leio. Espero entrar no ritmo do livro quando experimentá-lo assim como Evie entrou no ritmo da dança. Cheirinho de livro novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa ler esse livro, Livia, para você entender que o amor é consequência, e não um objetivo. Leia e depois me diga o que achou.
      Bjs

      Excluir
  5. Olá! Eita que também já fui surpreendida com histórias que aparentavam ser só suspiros, mas que no fim me deixou em lágrimas e alguns soluços, por isso, é bom que eu já estou preparada para esse livro (risos). Ainda não tive contato com a escrita da autora, mas só ouço (leio) coisas boas em relação a ela, então a curiosidade (e empolgação) só cresce quando me deparo com mais uma resenha sobre seus livros, esse em especial, pois também compartilho da mesma opinião que a Evie, enfim, quem sabe também não acabo convencido do contrário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei que esse livro era só risos e alegria, já que envolvia dança e um romance bem jovem. Mas daí eu tava com um nó na garganta e ponto... favoritei o livro como um dos melhores do ano pela surpresa.
      Como disse para a Livia acima: você precisa entender que o amor é consequência, e não um objetivo.
      Leia e depois me conte o que achou.
      Bjs

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!