A Mulher na Janela - A.J. Finn


Esse livro aguarda na minha estante para ser lido desde que o ganhei na Bienal de São Paulo, em 2018. Já se vão alguns anos e ele ali aguardando silencioso e pacientemente o seu momento. Para quem não sabe, o livro já tem uma adaptação na Netflix, mas decidi não assistir ao filme sem antes ler o livro para não perder a graça da leitura, e devo confessar: eu adorei o enredo, o desenrolar na trama, o clima de suspense que permeia toda a leitura e, enfim, adorei o final.

A.J. Finn, além de ser um autor supergato (abafa o caso), ele escreve muito bem, acho que em parte por ter uma mente bem fantasiosa, quem conhece sua trajetória de tretas pessoais vai saber o que estou querendo dizer, mas vida particular à parte, ele consegue primorosamente manter o leitor preso às páginas de seu livro de uma maneira única, não é à toa que temos uma adaptação do livro na telona para contar sua história.

Temos aqui a história de Anna Fox, uma mulher solitária que, apesar de ter filho e marido, vive sozinha, sempre à espreita em sua janela, vendo tudo que se passa ao redor, mais especificamente na vida de seus vizinhos. Ela sofre de agorafobia, que vem a ser o medo de lugares cheios de gente e públicos. Só essa fobia já me dá um nervoso, já que me coloquei no lugar de Anna em diversos momentos da narrativa. Medo de atender a porta, e de respirar além dela, deve ser horrível se sentir assim, e o autor consegue passar o desespero de Anna de forma quase palpável. Parece mesmo que, em alguns momentos, estamos dentro da cabeça da protagonista.

Um suspense psicológico de tirar o fôlego, com todas as nuances de um bom thriller. Um mistério suspenso no ar, uma mulher que, de certa maneira, é pouco confiável e vizinhos que, com certeza, podia protagonizar um bom filme de terror.

Uma leitura fluida e rápida de se fazer, mesmo que o começo seja um pouco lento. Mas depois que a trama pega, você não consegue largar. Estou aqui de prova, foram menos de 24 horas sem largar do livro e olha que isso é raro acontecer em pleno fim de semana.

Eu recomendo a leitura. Leia com a mente aberta e, por favor, não desista logo no início por achar que a escrita do autor está lenta, monótona ou algo assim, A.J. Finn, apesar de ser iniciante tem muita imaginação, e quando o livro te pegar você vai se amarrar no thriller psicológico, que pode vir a ser sua melhor leitura no gênero.

Depois você me conta, porque agora já me sinto apta para assistir ao filme, o que com certeza será uma nova experiência.

Anna Fox mora sozinha na bela casa que um dia abrigou sua família feliz. Separada do marido e da filha e sofrendo de uma fobia que a mantém reclusa, ela passa os dias bebendo (muito) vinho, assistindo a filmes antigos, conversando com estranhos na internet e... espionando os vizinhos.

Quando os Russells – pai, mãe e o filho adolescente – se mudam para a casa do outro lado do parque, Anna fica obcecada por aquela família perfeita. Até que certa noite, bisbilhotando através de sua câmera, ela vê na casa deles algo que a deixa aterrorizada e faz seu mundo – e seus segredos chocantes – começar a ruir.

Mas será que o que testemunhou aconteceu mesmo? O que é realidade? O que é imaginação? Existe realmente alguém em perigo? E quem está no controle?

10 comentários

  1. Eu admito sem vergonha nenhuma que esse livro é um dos meus favoritos da estante. O lance de Anna lascar-se com um vinho danado e beber remédios quase que foi como contar minha vida rs(não é brincadeira não) Eu sei, eu sei...procuro a muerte todos os dias que faço isso. Mas...ah, sei lá.
    O mistério foi bem construído e isso de não saber até onde é a imaginação ou alucinação da personagem, confunde e abraça ao mesmo tempo!!!!
    Eu amei o filme também,mas pra mim, não chegou nem perto do que foi o livro!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, menina, cuidado com sua saúde e com sua vida, ela é muito importante para todos, você é muito querida, viu?!
      Que bom que você gostou do livro, ele tem alguns gatilhos, com certeza, mas é uma boa leitura de verdade.
      Ah, já me disseram que o livro é bem melhor do que o filme, isso nem me causa surpresa, mas ainda irei assistir para ver com meus olhos.
      Beijokas e obrigada por existir.

      Excluir
  2. Oi amiga.

    Eu ainda não li o livro, mas assisti ao filme, claro que sei que não é a mesma coisa, mas lendo a sua resenha, percebo que eles tem semelhanças, a história parece ser a mesma.
    Gostei do filme, me prendeu, imagino o quanto o livro iria me prender também.
    Eu adoro suspense psicológico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai gostar, com certeza. O filme ta na agulha para assistir, em breve trago novidades do que achei dele em relação ao livro.
      Beijokas

      Excluir
  3. Olá! Hahaha que foi impossível não correr para internet para saber mais dessas polêmicas por trás do nome do autor e claro conferir o quanto ele é gato, tudo bateu conforme esperado (risos) e acho que está explicado o sucesso do livro né, eita mente fértil, voltando ao livro, ainda não li, mas quando saiu a adaptação fiquei curiosa, ainda mais porque eu gosto muito do trabalho da Amy, mas pretendo ler primeiro para depois me jogar na adaptação e fazer as devidas comparações com mais propriedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esse menino deu o que falar, rsrrsrs
      Acredito que a maneira certa é mesmo ler antes de assistir ao filme, depois quero saber a sua opinião. Beijokas

      Excluir
  4. Algumas leituras de suspense para mim são como entrar num aquário e prender a respiração, uma agonia só. Há àquele que amam esse sentimento, mas este em si, me deixa muito fora de si. Entendendo essa questão minha com o gênero, não procuro muito esse tipo para as minhas leituras, acho que não faz bem pra mim... Mas sempre tem um que me desperta muito a curiosidade e um desses é esse livro ai. Nossa o trailer me deixou tão curiosa e o livro já tinha me encantado antes que pensei se daria uma chance. Bom, não sei, mas ainda fico nesse muro se leio ou não leio. Uma coisa engraçada que não sei se você ou os leitores sentem, mas essa capa me dá uma viba de menino do Pijama listrado total, não sei por quê. Talvez seja pelas cortinas. Cheirinhos de livro novo e amo estar aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua perspectiva de sensação agoniante me deixou agoniada, rsrsrrs
      Acredito que cada livro tem seu momento, se você não se sente bem lendo suspense fique à vontade, não lei, rsrsrs. Eu era assim com fantasia, não conseguia me ver lendo coisas fantasiosas e tal, hoje já curto e até leio mais do que imaginava.
      Tudo no seu tempo, vai que uma hora você descobre que suspense é igual um quarto escuro, é só acender a luz que as coisas melhoram.
      Beijokas!

      Excluir
  5. Leninha!
    Amo thrillers psicológicos e já tive oportunidade de ler esse aqui, maravilhoso e cheio de surpresas e algumas reviravoltas.
    E, assisti o filme também, embora achei o livro melhor.
    E quando ao autor... super gatão, né? Pena todos os problemas que passou em sua vida pessoal, pelo menos serviu para escrever esse bom livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma que gostou mais do livro, tô falando...
      A.J é bem mais do que ele conta, lendo nas entrelinhas dá para entender aquela mente fantasiosa, rsrrs
      Beijokas, Rudy.

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!