Um novo capítulo para o amor – Jenny Colgan


Existem histórias que tocam o leitor por sua profundidade, pela carga emocional existente na trama, por seus personagens quase familiares, e outros que, além disso que eu citei ainda toca pela simplicidade, pela leveza com que a história se desenrola e definitivamente pela sensibilidade da autora em nos trazer uma história leve e singela.

Um novo capítulo para o amor faz parte da coleção Romances de Hoje da Editora Arqueiro, e a autora integra fielmente minha lista de queridinhas, todos os livros escritos por ela e publicados nessa coleção me tocaram de maneira única. Jenny Colgan sabe pegar o leitor direitinho, e nos leva para dentro de suas histórias, nos transporta para cenários tão vívidos e nos faz adentrar na vida de seus personagens que de tão comuns e simples nos impressiona por serem quase reais, como pessoas que poderíamos conhecer no nosso dia a dia.

O livro nos conta a história de Zoe, uma mulher meio perdida na vida, seu filho Hari é sua única razão de viver, já que o pai da criança só foi presente quando ela era uma "novidade", e ele vive sua vida sem responsabilidades ou amarras. Zoe está sem emprego, sem condições de manter o aluguel e dar uma vida digna a seu filho, que além de ser uma criança solitária e carente ainda tem um problema: ele não fala.

Diante de tantas dificuldades e se vendo sem saída Zoe aceita se mudar para um pequeno vilarejo na Escócia para ajudar Nina (personagem principal do livro A Pequena Livraria dos Sonhos) e sua Van livraria, além de aceitar também ser a babá de três crianças problemas, e morar numa espécie de castelo às margens do Lago Ness, sem contar que terá também que conviver com o pai das crianças, o enigmático Sr Ramsay.

O que parecia ser uma tarefa quase fácil se tornou um emaranhado de problemas que Zoe decide resolver. Dia após dia, ela vai se fazendo notar dentro daquele universo onde é vista como uma intrusa, e transforma não só sua vida, como a vida de todos que estão ao seu redor.

Só posso classificar esse livro de uma maneira “uma história para tocar corações”. Eu simplesmente amei cada página, cada personagem, cada enrolar e desenrolar da trama. Zoe tocou meu coração com sua simplicidade e o enorme amor que ela transborda. De uma maneira leve e singela ela vai se fazendo presente e necessária, como se fosse uma pessoa querida que volta à família. 
Identifiquei-me demais com a Zoe, outra apaixonada por livros assim como EU, com um quê diferente, mas só lendo para entender. Além de que amei rever a minha querida Nina e sua Van encantada, o sisudo Lennox e a animada Surinder, personagens inesquecíveis, com toda a certeza.

Mais uma vez Jenny Colgan me fez suspirar com uma bela história que fala de amizade, superação, amor pela vida e claro, com uma pitada de romance, tão necessário e presente em suas histórias, mas que não necessariamente é o foco principal de suas narrativas. Um enredo simples, mas que prende o leitor até a última página. 

Super recomendo a leitura não só desse mais de todos os livros da autora. Jenny Colgan tem o dom de encantar e fazer o leitor se apaixonar por suas histórias, Difícil é esquecê-las.

Zoe é uma mãe solteira que corta um verdadeiro dobrado para sustentar a si mesma e a seu filhinho de 4 anos, Hari. Quando o valor do aluguel de seu apartamento em Londres se torna exorbitante, Zoe fica sem saber o que fazer.

Então, a tia do menino sugere que ela se mude para a Escócia para ajudar a gerenciar uma pequena livraria. Sair de uma cidade em que se sente tão solitária para morar num vilarejo acolhedor nas Terras Altas pode ser a mudança de que Zoe e Hari tanto precisam.

No entanto, ao descobrir que seu novo chefe, o temperamental livreiro Ramsay Urquart, é um poço de hostilidade, e que os filhos dele são mais do que malcriados, Zoe se pergunta se tomou a decisão certa.

Só que o pequeno Hari encontrou seu primeiro amigo de verdade. Além disso, ninguém resiste à beleza do lago Ness brilhando ao sol de verão.

Sem falar que é em lugares assim que os sonhos começam...

7 comentários

  1. Amiga, coisa boa quando um autor nos toca desta forma né, a ponto de tudo o que escreve nos encantar. Eu não conheço a escrita da autora, mas você fala com tanta paixão dos livros que eu não tenho dúvidas do quanto é uma escrita linda.
    Gostei de a autora ter interligado um livro ao outro, faz com que o leitor queira ler a coleção completa.
    Gostei da Zoe, ela assumiu tarefas antes impensadas e deu o melhor de si. Adoro esta 'vibe' da Van Literária, acho isso o máximo, queria ver uma pessoalmente, deve ser um baita clima nostálgico.
    Mais uma vez você conseguiu me deixar doida de vontade de ler o livro, aliás, tuas resenhas sempre conseguem.

    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jenny Colgan é uma queridinha, escreve com uma leveza incrível. Ah, eu também sou doida para topar com uma Van literária, ou ser dona de uma, tanto faz, rsrsrrs
      Obrigada por sempre elogiar o que escrevo, é um baita incentivo para que eu continue escrevendo sobre o que leio.
      Beijokas

      Excluir
  2. Essa série de Romances de Hoje traz muito mais que os romances leves, traz o Recomeçar sempre. São situações até cotidianas, mas que deixam a nós, aqui do outro lado, repletas de esperança, pois para tudo tem jeito, tudo é possível que seja zerado, mas que pode sim, ser refeito, recomeçado e sim, ser real, muito real!
    Tão lindo ler sobre o quanto o livro te tocou e espero de coração que me toque também, pois com certeza, espero ler essa belezinha em breve!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Leninha!
    Acredita que ainda não li nenhuma livro da autora? (Mereço puxão de orelha...).
    Já gostei porque ela ama livro como nós.
    Por se uma mulher desbravadora, que foi tentar sobreviver, sem saber o que encontrar e quando chega lá, encontra um homem ranzinza e crianças mal educadas... Nossa! Deve ser uma luta constante.
    E bom saber que as personagens de outros livros s fazem presentes.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu sou completamente apaixonada e rendida por esse selo, mas confesso que estou em falta com as minhas leituras em relação a esses livros, mas depois dessa resenha, a vontade que deu foi de parar tudo por aqui e correr atrás do prejuízo, o que mais me agrada na leitura é justamente a maneira que a autora nos entrega histórias emocionantes de superação e tão próximas da nossa realidade.

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Ai, acredita que tenho 3 da autora no kindle e ainda não li, rsrs
    Adorei sua resenha, deu pra ver o quanto a Zoe é forte e batalhadora.
    E quantos problemas! Meu Deus!
    Imagino todos os perrengues que está passando.
    E que bom que ela poderá recomeçar ainda mais trabalhando.nresa van maravilinda!! E a Escócia também é um país lindíssimo!
    Logo lerei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Esse livro está na minha lista de desejados e depois de ler sua resenha fiquei com mais vontade de ler .O que dizer dessa personagem tão forte e determinada que não tem medo de recomeçar sua vida .Mulheres assim sempre inspiram a gente .É o surpreendente é que a autora utiliza a simplicidade para transmitir tantas emoções. Que bom ver também que a autora utiliza personagens de outros livros nesse livro

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!