Frankenstein - Mary Shelley


Antes de pegar a obra de Mary Shelley, desconstrua toda a imagem de Frankenstein. Ele é uma verdadeira surpresa e diferente de tudo que está no seu imaginário - posso garantir!

Através de uma prosa afiada, fluida, detalhada, a autora nos coloca dentro da cabeça de um cientista que está disposto a desafiar os limites da ciência. Para isso, sua ideia é construir um ser inanimado e, a partir disso, dar vida a esse ser. Só que ele acaba criando uma criatura "abominável". Um "monstro" que causa nele os piores sentimentos, tanto que, logo após, ele abandona a criatura no mundo, para lidar com todas as complexidades humanas.

O livro traz muitas questões morais, éticas e passa bem longe de tudo que foi construído pela indústria pop ao redor do mito Frankenstein; a começar pelo nome (Frankenstein não é o nome do monstro, mas do cientista), que subverte a imagem que se tem da história. 

Depois, a própria criatura não é um ser ilógico, mas alguém que é dotado de uma sabedoria e formas evoluídas de comunicação, diferente do ser "mumificado", que grunge e não consegue falar, que muito foi disseminado pelo cinema.

Gostei principalmente porque não é exatamente um livro de horror. Ao menos não como esperamos. Ele está muito mais no campo de uma psicologia aprofundada, discute assuntos relacionados à ética, moral, questões que move a humanidade desde sempre - de onde viemos, para onde vamos, qual é o nosso propósito.

Apesar de ser diferente do que a maioria dos leitores espera, eu arriscaria dizer que sempre será uma experiência melhor, pelo inesperado de cada situação. Para mim, particularmente, foi uma delícia ter contato com a obra em si, com os diálogos, com os personagens, que são poderosos, bem construídos e muito próximos de uma universalidade humana - falo no sentido subjetivo.

Recomendadíssimo. Se você tem vontade de ler, não hesite. Se nunca teve, fica o convite para conhecer e ficar impressionado com o poder dessa história.

Boa leitura!

A princípio, tratava-se de um pequeno conto sobre um jovem estudante suíço que ambicionava criar um ser ideal, injetando vida a um corpo morto.
Mais tarde, transformado em romance, tornou-se um marco na literatura do gênero. Frankenstein ou o Moderno Prometeu (Frankenstein; or the Modern Prometheus, no original em inglês), mais conhecido simplesmente por Frankenstein, é um romance de terror gótico com inspirações do movimento romântico, de autoria de Mary Shelley, escritora britânica nascida em Londres.
O romance relata a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que constrói um monstro em seu laboratório. Mary Shelley escreveu a história quando tinha apenas 19 anos, entre 1816 e 1817, e a obra foi primeiramente publicada em 1818, sem crédito para a autora na primeira edição. Atualmente costuma-se considerar a versão revisada da terceira edição do livro, publicada em 1831, como a definitiva. O romance obteve grande sucesso e gerou todo um novo gênero de horror, tendo grande influência na literatura e cultura popular ocidental.


5 comentários

  1. Sim, já havia lido algumas opiniões sobre a obra e sabia que em pouco lembrava o filme que assistimos e o que a mídia disseminou e confesso, fiquei com ainda mais vontade de ler, principalmente pelas tais questões morais.
    Quero comprar uma edição caprichada para realizar esta leitura, a obra merece.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma edição de Frank(oh a intimidade rs) mas ainda não li. Esse livro parece descontruir mesmo a imagem que ficou formada em nós, desde pequenos. Do monstro. Da falta de humanidade e acredito que não seja bem assim, ou melhor, não é assim!
    Vou ler com toda certeza.
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Ronaldo!
    Você é uma das poucas pessoas que analisa esse livro como penso.
    É mais uma crítica social e psicológica do que horror. O único horror é a criatura inanimada aparentemente.
    No mais a Mary conseguiu incutir uma personalidade na criatura criada por Frankstein que poucos entendem.
    Vi apenas uma adaptação que traz essa abordagem.
    cheirnhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Olá! Muito interessante saber que essa é uma versão um tanto quanto diferente das que estamos acostumados, novidades assim são sempre bem-vindas, ainda mais sabendo que o horror vem em doses menores (meu coração agradece) e fiquei ainda mais impressionada pela data da publicação hein.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ronaldo
    Menino, abandonei ele na metade! Kkkkk
    Mas quero sim voltar e tentar terminá-lo.
    Eu tava achando muito enrolado e já tava com raiva do Victor, aí larguei por um tempo, rsrs
    Não achei tão profundo até as partes que li, porém me encanta as resenhas como a sua, que falam sobre a profundidade da trama e todas as reflexões que ele traz. Então, sei que preciso continuar, porque não quero perder nadinha dessa experiência.
    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!