Em Cartaz – Um Amor de Filme: A Fantástica Fábrica de Chocolate


Hoje a coluna Em Cartaz – Um Amor de Filme tem o prazer de apresentar o clássico e inesquecível filme A Fantástica Fábrica de Chocolate, de 1971, dos gêneros Fantasia e Comédia dramática, estrelando Gene Wilder no papel de Willy Wonka. A história é baseada no livro infantil Charlie and the Chocolate Factory

O filme conta a história de Charlie Bucket (Peter Ostrum) um menino pobre, que acha um dos cobiçados "bilhetes dourados" que dão direito a um carregamento vitalício de chocolates Wonka, além de poder conhecer a misteriosa fábrica de chocolates. Ele e mais quatro crianças passeiam pelo lugar, mas Willy Wonka (Gene Wilder), o dono da fábrica, não é uma pessoa bacana e sim uma figura manipuladora. As crianças, ao mesmo tempo em que mergulham de cabeça nos seus desejos, pagam um preço por isso.

O filme tornou-se um clássico cult devido principalmente às suas repetidas exibições em redes de televisão. Em 1972, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original e Wilder foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator em Comédia ou Musical

Quando se pensa que o foco principal é a fábrica de chocolates e seu excêntrico proprietário, na verdade o filme mostra crianças mimadas e sem limites que por terem sempre tudo em mãos abusam dos pais e até os desrespeitam, crianças que perderam a inocência e que tem por um único objetivo passar por cima do outro, com exceção do Charlie é claro, o único com algum fio de inocência e humildade.

Então, temos várias lições aprendidas durante toda a trama, sem tirar o brilho das aventuras fantásticas e de conhecer os pequenos Oompa Loompas, que no filme de 1971 são todos iguais e muito estranhos.

Eu não curti o remake com o Johnny Depp, o encanto do filme de 1971 não tem comparação. Mas para quem só conhece o filme de 2005 também fica a lição: jamais faça remakes dos clássicos. (Risos)


8 comentários

  1. Amiga, a primeira coisa que vou dizer é que só assiti ao remake por conta do Jonny Depp que amo de paixão.
    Mas eu amo mesmo é a primeira versão desta historia!!!
    Quanta saudade das tardes preguiçosas em casa na infância assistindo A Fantástica Fábrica de Chocolate... Só tenho ótimas lembranças!
    Eu sonhava com o bilhete dourado!

    Beijoss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que assisti pelo Johnny também, mas não achei uma de suas melhores atuações.
      Esse filme traz tantas lembranças para mim também, quem nunca sonhou com aquele bilhete dourado???
      Beijos, Van

      Excluir
  2. Leninha!
    Lembro perfeitamente a primeira vez que assisti esse filme, tinha 8 anos e como uma boa criança gordinha, fiquei encantada com tantos doces e chocolates...kkk E o que mais me chocou foi o comportamento das crianças mimadas e que não respeitavam os mais velhos. Aquilo me marcou para o resto da vida. Assisti muitas vezes depois e sempre ficava fascinada e as musiquinhas nunca saíram da minha mente. Assisti a versão com Johnny Deep e embora ame-o demais, ainda prefiro a primeira versão.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não lembro a primeira vez que assisti a esse filme, mas deve ser beirando os 8 anos também e lembro até hoje daquelas crianças atrevidas e pedantes, mas que bom que cada uma teve a punição que mereceu.
      A versão do Johnny deixou a desejar, mas não digo que foi ruim.
      Bom recordar com você, Rudy.
      Bjs

      Excluir
  3. Em primeiro lugar, que saudade de Gene. Puxa, não vou dizer que era um dos maiores atores mundiais. Ele continua sendo, pois não tem como não se emocionar vendo ele tanto em Fábrica, como a edição original de O Pequeno Príncipe que eu não canso de rever.
    Os bons se vão..mas o legado fica!
    Eu não sei quantas vezes vi esse clássico e ele é eternizado, não tem como não se envolver com as crianças "malvadas" mostrando que são apenas crianças e trazem somente o reflexo de seus pais. E isso felizmente, é algo real, nosso mesmo.
    Eu vi a versão com Deep e gostei, não tanto, mas gostei.
    Agora se minha memória não estiver pior do que imagino, o filme Wonka ia estrear em breve, mas ontem ou anteontem, estava lendo que foi suspenso. Aliás, muitos filmes foram,acredito que por esse momento de guerra lá fora!
    Eu amo esse post, eu amo começar meus dias assim, nostálgica!!!!
    Beijo e mais uma vez, gratidão!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela, juro para você que a morte do Gene Wilder não me entra na cabeça, não consigo imaginar um mundo sem um atro tão incrível, então prefiro acreditar que ele está lá em sua fabrica de sonhos, vivendo sua velhice da melhor maneira possível.
      Sei que você gosta dessa coluna, e eu adoro fazê-la, é sempre uma viagem no tempo;
      Bom ter você como companhia.
      Bjs

      Excluir
  4. Olá! Eita que esse eu não assisti, nem o original, nem o remake, o que conheço da história são de alguns especiais que acabei assistindo há um tempão, mas temos aqui uma ótima oportunidade para mudar isso e claro fazer do jeito certo né, com direito a muita pipoca (risos).

    ResponderExcluir
  5. Oii, Leninha
    Esse é um clássico daqueles!!!
    Adoro!!
    Assistia sempre quando eu era criança.
    O Charlie é de uma inocência tão fofa.
    E eu me derretia com aquele chocolate todo. Até hoje sonho em pular naquele lago de chocolate e comer até passar mal!!! Kkkkkkkk
    Mas sabe que curto mais o remake. Achei mais engraçado. Embora todos lindos.
    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!