Em Cartaz – Um Amor de Filme: Os Caça-Fantasmas


Hoje a coluna Em Cartaz – Um Amor de Filme tem o prazer de apresentar um dos clássicos mais marcantes dos anos 80 e um dos mais famosos da história do cinema. Estou falando de Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters), filme americano de 1984, dos gêneros fantasia, aventura, ficção científica e comédia. O filme foi estrelado por Bill Murray, Dan Aykroyd e Harold Ramis como Peter Venkman, Ray Stantz e Egon Spengler, parapsicólogos excêntricos que começam um negócio de "capturar fantasmas" em Nova York.

O filme é basicamente isso: 
Em Nova York Peter Venkman (Bill Murray), Ray Stantz (Dan Aykroyd) e Egon Spengler (Harold Ramis) são três cientistas do departamento de psicologia da Columbia University, que se dedicam ao estudo de casos paranormais. Quando a subvenção termina eles são despedidos e Venkman sugere que abram um negócio próprio, a exterminadora de fantasmas "Ghostbusters". Inicialmente eles só têm despesas e nenhum cliente, mas eis que surge Dana Barrett (Sigourney Weaver), uma violoncelista que teve uma experiência assustadora em seu apartamento.

Uma comédia leve, com uma ótima dose de aventura e envolve terror, humor e suspense em um mesmo filme. Os atores têm uma ótima química e estão muito a vontade em seus papéis, até hoje é comum assistir a esse filme e se divertir muito com os sustos, as atrapalhadas dos protagonistas, sem contar com um enredo que cria uma expectativa enorme em que vê.
 
O filme teve um enorme sucesso financeiro, a segunda maior do ano de 1984, atrás apenas de Um Tira da Pesada.

A trilha sonora do filme Who you gonna call? Ghostbusters, se tornou um grande sucesso, sendo número 1 na parada da Billboard por três semanas, e número 1 por duas semanas na da Black Singles. A canção ainda rendeu a nomeação ao Oscar na categoria de melhor canção original.
O filme ganhou uma sequência, Ghostbusters II (1989) e em agosto de 2014, uma edição remasterizada do filme foi lançada nos cinemas dos Estados Unidos em celebração dos 30 anos do lançamento do filme.

Eu sou suspeita para falar desse filme já que no quesito ficção científica e fantasia ele ganha de mim muitas palmas, claro que nos dias de hoje os efeitos especiais fazem até o povo ri, mas na época em que estreou ver um fantasma em uma biblioteca atravessar as pessoas e deixar uma gosma verde foi bem assustador, sem falar na bibliotecária aterrorizante que anda entre livros... poxa, muito doido aquele susto. Muito já se tentou mas até hoje não vi um filme que chegasse aos pés de Os Caça-Fantasmas, até mesmo suas sequências.
Pegue a pipoca e o refrigerante, sente-se e aproveite esse filme incrível. Super recomendo.

 




9 comentários

  1. Ah, mas não tem como lembrar/pensar neste filme sem cantar a musiquinha, kkkk. É no automático.
    ADORAVAAAA. Na verdade ainda adoro, se passar hoje na TV, eu sento e assisto. Minha filha de 16 anos também gosta, influenciada por mim, claro.
    É bem como vc disse, a química entre os atores é muito perceptível, talvez também por isso o grande sucesso.

    Nostalgia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o "Ghostbusters" vem na cabeça na hora, rsrsrrs
      Também assisto toda vez que ta na TV, é difícil resistir, adoro.
      Que bom que você fez essa viagem no tempo, Van. Adoro essa coluna por isso, dá vontade de assistir na hora.
      Beijos!

      Excluir
  2. Leninha!!
    Devo concordar com você, porque as sequências são boas, mas não ótimas como esse primeiro.
    Já assisti trocentas vezes e como ontem assisti a mais atual, antes acabei assistindo uma vez mais ele, é demais.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não dá para comparar. Esse mais novo nem tive vontade de ver, sei lá, parece que eles querem quebrar o encanto do filme fazendo essas sequências bizarras, rsrsrs
      Beijos, Rudy.

      Excluir
  3. O Geleka verde. Como eu amo esse clássico e oh, vou deixar uma dica antes de dizer sobre a nostalgia e a alegria de ler, ver e ouvir sobre esse senhor filme.
    Fizeram um filme recente, com a neta do personagem que faleceu, soou como uma homenagem linda e leve.
    Eu adorei tanto que já vi duas vezes rs para ver o carro antigo e sim, a participação dos dinossauros da trama bem no finalzinho.
    Nenhum filme chegará perto do que esse foi e é. Pois todas as gerações em algum momento, irão ver e serem felizes, como a gente foi!!!
    Gratidão pelo sentir!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo "Pois todas as gerações em algum momento, irão ver e serem felizes, como a gente foi!!!".
      Adoro que você adora essa coluna, Angela.
      Bjs

      Excluir
  4. Lá vem você com mais um filme Sessão da Tarde que marcou minha infância/adolescência e que adoro até hoje. Se estiver passando na TV, com certeza paro pra assistir. A sequência ficou boa, ainda mais por terem trazido o personagem da Sigourney Weaver de volta (apesar de nunca ter entendido muito bem como ela passou de violoncelista para restauradora de obras de arte), mas o primeiro filme sempre será o melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô curiosa nessa sequência, o povo ta comentando que é bom, preciso assistir.
      Acho que depois de ser abduzida no filme a Sigourney Weaver gostou de coisas antigas e virou restauradora de obras de arte, rsrsrsrrs
      Beijokas!

      Excluir
  5. Olá! Essa foi/é mais um dos meus queridinhos, perdi as contas de quantas vezes já assisti e realmente a cada nova sessão aqui em casa, a diversão é sempre a mesma, principalmente com o passar dos anos e ter a consciência de como evoluímos no quesito efeitos especiais, mas nada que tire a graça do momento (risos).

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!