Poesia que Transforma - Bráulio Bessa


Não podia iniciar essa resenha sem antes contar minha admiração sobre esse poeta que declama poesia da alma. Com o sotaque tão lindo do meu povo nordestino ele fala com o coração, e deixa quem o ouve com a sensação de que conhece esse rapaz de longa data, porque o que ele escreve conta a experiência de um povo que labuta, que sofre, que ama e sorri apesar das adversidades e perrengues da vida.

O livro Poesia que Transforma não é só um livro de poesias, ele conta a história desse menino que desde os 14 anos “poetisa”, canta com as palavras e que batalhou muito para levar a voz de seu povo em forma de poema. 

Bráulio Bessa nos brinda com a mais linda seleção de poesias, começando com seu "Recomece" que se tornou seu clássico, aquele que toca, sensibiliza e abriu as portas para seus encontros semanais no programa Encontro, com Fátima Bernandes. E o que começou com uma pequena participação, se tornou algo que o povo espera ansioso toda sexta-feira. Bráulio Bessa com seu jeitinho mateiro, com seus sotaque característico, sua maneira simples de ser encantou e encanta quem o ouve, quem o lê.

Tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente quando participei de sua sessão de autógrafos, ajudando a Natália (MKT da Editora Arqueiro), na organização da fila para o autógrafo de seu livro na Bienal de SP, e no ano seguinte no Rio de Janeiro, e que prazer foi ver o carinho que ele tem com seu público, com a delicadeza em expressar em um simples autógrafo o quanto ele é grato pelo carinho de seus fãs, e claro, de conhecer seu lado maridão, ao estar sempre ao lado e de mãos dadas com Camila Mendes, sua esposa.

Poesia que Transforma é um livro para ser ter, ler, se apaixonar. Não tem como não se sentir delineado e desnudado por um poema que casa com uma situação pela qual estamos passando, por uma lembrança de alguém que amaria ler aquele verso, ou simplesmente pela sensação de que aquele é exatamente o instante perfeito para se ter lido esse livro que fala à alma. 

Existe um poema para cada pessoa dentro desse livro. Leia e encontre o seu. 

Seus versos são tão inspiradores que escolhi o poema NATAL (Pag. 148) para ler para minha família durante a ceia nesse último natal. Vi meus irmãos calados, alguns sentindo o poema, outros em reflexão, e em meu pai fiz verter lágrimas. Poesia que Transforma é exatamente isso, transformação.

Super recomendo a leitura!

Este livro é uma homenagem à poesia e a tudo o que ela é capaz de proporcionar. Com mais de 30 de seus emocionantes poemas, alguns deles inéditos, Bráulio Bessa nos conta um pouco das histórias do menino de Alto Santo, no interior do Ceará, que se tornou poeta e ativista cultural.

Desde o primeiro encontro com a obra de Patativa do Assaré, aos 14 anos, até a fama na televisão, ele mostra como a poesia transformou sua vida.

Com ilustrações do artista baiano Elano Passos, o livro traz ainda depoimentos de fãs de todos os cantos do Brasil, revelando como as palavras de Bráulio são capazes de inspirar pequenas e grandes mudanças.

12 comentários

  1. Eu também admiro demais o poeta Bráulio, mas também o homem apaixonado por sua esposa(acho que é Camila o nome da sortuda)
    Sua vida, seus traços, seu cordel. O respeito à sua origem, o colo da mãe, as roupas que a mãe fazia.
    Eu tenho dois livros do autor na estante e um delies é este que tenho um carinho imenso!!!
    O Nordeste é muito representado, mas também nosso país!!!
    Beijo


    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Olá! Também acredito que existe um poema para cada um nesse libro, aliás, um para cada momento que o leitor está passando, por isso, esse é uma daqueles livros para ser ter sempre a mão, pois quando mais se precisa é só recorrer a ele, para melhorar o dia/noite. Fiquei aqui imaginando você e sua família no Natal sendo agraciados por palavras tão inspiradoras e tocantes, um momento mágico sem dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Elizete. Eu lia o poema e reparava nas reações, não sei se você já o leu, mas ele toca no mais profundo ainda mais nessa época do ano quando estamos tão sensíveis e emotivos. Foi um momento para guardar na lembrança.
      Beijokas!

      Excluir
  3. Oi minha amiga!

    Este é o tipo de resenha/opinião que deixa o leitor com muita vontade de conhecer obra.

    E olha que quem está falando isto é a leitora que não curte muito poesia hein.

    É palpável a sensibilidade deste autor e você soube intensificar ainda mais a qualidades das poesias.

    Gostei das suas pontuações, como o início da carreira dele, o desenvolvimento, quando vc teve a oportunidade de conhecê-lo e claro, o conteúdo do livro.

    Parabéns por mais uma excelente resenha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Van. Suas palavras só me motivam a continuar escrevendo.Beijo enorme!

      Excluir
  4. Oi, Leninha
    Adorei sua resenha, pois deu pra ver o quanto esse livro te tocou e transformou!
    E fico só imaginando a delicadeza que foi ler o poema para sua família no natal! Muito marcante!
    Também tô lendo mais poesias e esse livro já tenho no Kindle, logo logo lerei!!
    Fiquei pensando que perdi tempo de não lido-o antes, então já vou pega-lo em fevereiro!
    O Bráulio é muito talentoso e fofo. Adoro a emoção que ele passa no Encontro e suas postagens são sempre sensacionais. Também acho lindo ele com a esposa, sempre tão respeitosos e carinhosos.
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, Ana. Você vai gostar muito. Poemas e poesias precisam ser apreciadas de vez em quando, até para nos tirar um pouco da zona de conforto e nos fazer refletir.
      Depois me conta o que achou.
      Bjs

      Excluir
  5. Leninha!
    Como amo poesia.
    E o Bráulio é o verdadeiro poeta nordestino e ainda diz tudo que toca nosso coração.
    Imagino o prazer que teve em poder conhecê-lo na Bienal, é um dos meus maiores desejos.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poesia é vida, ainda mais escrita por esse cabra tão sensível e especial.
      Conhecê-lo foi um presente incrível, ainda mais com um contato mais próximo como aconteceu comigo.
      Um dia chega sua vez, você vai ver.
      Beijos!

      Excluir
  6. Eu tenho uma história muito linda com o Braulio que vale a pena ser contada. Até pouco tempo atrás eu não me considerava fã de poesia. Eu sempre achava que ia morrer sem gostar de poesia......Até conhecer esse livro do Braulio. Acredito que foi um estigma meu. Tão apegada a uma noção fechado de narrativas que perdia ótimos versos que poderiam ter me sensibilizado muito tempo antes. Hoje em dia esse livro é um dos meus favoritos, não pq a hobra é maravilhosa, até porque ela é, mas sim porque me abriu os olhos para algo além das páginas......SURREAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que perfeito, Carolina. Um livro marcante na sua vida então, fico feliz.
      Beijokas

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!