Ventos de mudança – Beverly Jenkins


Nunca um título fez tanto jus ao que senti durante a leitura quanto Ventos de mudança. Deixa-me explicar. Então, quem me conhece sabe o quanto gosto e leio romances de época, comecei lá na adolescência e, claro ele não poderia deixar de ser meu gênero preferido, mas nenhum livro tinha me tirado tanto da zona de conforto em relação ao seu mote quanto esse. Logo de cara o livro se passa durante o pós guerra civil no sul dos Estados Unidos, e tem como protagonistas dois personagens negros, na verdade quase todos os personagens que aparecem no livro são negros, e isso é tão inédito nos romances de época que leio quanto importante.

E isso é bom?! Sim, evidente, isso é ótimo! Tenho fé que, de agora em diante, muitas histórias com protagonistas negros irão figurar nos futuros lançamentos que aguardo já com ansiedade. Não só na sequência dessa série quanto com outras autoras que apontarão pelo universo literário.

Somos apresentados aqui a Valinda Lacy, uma mulher de uma força incrível, apesar da sua tão aparente fragilidade. Ela tem a coragem que muitas mulheres nessa época tiveram que buscar para vencer a opressão, não só no mundo onde a mulher é vista como inferior, como também sendo julgada pela cor de sua pele. E somos apresentados também a outras mulheres que transitam por toda a história mostrando que tem um lugar na sociedade, exemplos disso são Sable, Juliana e a tão citada vó Rose. 

Drake LeVeq, nosso protagonista, é um homem honrado, um cavalheiro, digno de confiança e um apaixonado. Seu encanto por Valinda foi à primeira vista, o primeiro encontro foi numa situação de real perigo para ela e nasceu nele a vontade de proteger, cuidar, amar. E que bela história esse encontro nos rendeu, amei!

O livro trata assuntos como racismo, preconceito e homofobia de uma maneira respeitosa e sem muita profundidade e nos traz uma leitura leve, simples e fluida. Os diálogos entre os personagens foram bem construídos e a química entre os protagonistas é quase palpável e segue um curso envolvente que deixa o livro com uma pegada sensual dando asas à imaginação. Adoro isso num romance de época com fundo histórico.

Beverly Jenkins não nos traz uma história profunda em seu teor histórico, e deixa o leitor curioso a ponto de irmos pesquisar nos livros de história mais sobre o pós guerra civil. Sem falar que alimenta a curiosidade em ler mais sobre essas mulheres pioneiras que dão voz às suas histórias.

Já estou bem ansiosa pelos próximos livros da série, que venham com muita emoção e de quebra nos brindem também com belas capas. Agradeço à Editora Arqueiro por nos presentear com Beverly Jenkins e nos deixar com esse gostinho de quero mais!

A missão de Valinda Lacy na agitada e quente Nova Orleans é ajudar a comunidade de ex-escravizados a sobreviver e florescer através do estudo. Só que em pouco tempo ela descobre que, ali, a liberdade também pode ser sinônimo de perigo.

Quando bandidos supremacistas destroem a escola que ela montou e tentam atacá-la, Valinda corre para salvar sua vida e vai parar nos braços do heroico capitão Drake LeVeq.

Arquiteto nascido em uma família tradicional de Nova Orleans, Drake tem um profundo interesse pessoal na reconstrução da cidade. Criado por mulheres fortes, ele logo é conquistado pela determinação de Valinda. E não consegue parar de admirá-la – nem de desejá-la.

E quando o pai de Val exige que ela volte para casa, em outro estado, para se casar com um homem que ela não ama, seu espírito indomável atrairá Drake para uma disputa irresistível.

 

6 comentários

  1. Representatividade importa sim!!!2021 foi um ano onde essa palavra grandinha ganhou gestos concretos, seja na literatura, política e cinema e isso é grandioso e maravilhoso.
    Pouco? Sim, mas acredito piamente que novos representantes de todos os gêneros, cores e raças e irão chegar entre nós e com isso, aprenderemos a nos olharmos como seres humanos, irmãos!!!
    Que livro tocante deve ter sido e até eu que ando lendo quase nada de romance de época, já senti aquela vontade enorme de conhecer mais!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, você não vai se decepcionar, muito pelo contrário.
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá
    Sempre escrevi aqui que meu amor pelos romances de época começou com os romances históricos de banca .E eu amo quando a trama se passa nos EUA onde as mulheres sáo fortes determinadas. E assim que esse livro foi publicado aqui eu fiquei com uma enorme vontade de ler .E ainda mais por trazer personagens negros algo raríssimo em romances de época.
    É agora vou poder ler porque ganhei um top comentarista e a primeira escolha que fiz foi esse livro😍.
    Não vejo a hora do meu livro chegar e poder conhecer esses personagens que parecem ser incríveis!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eita que os romances de época também são os queridinhos por aqui e esse título em especial, despertou meu interesse de imediato, afinal será a primeira vez que me depararei com protagonistas pretos e toda essa representatividade (mesmo que tardia) é super bem-vinda, ainda mais nos dias de hoje, estou bem empolgada em relação a história e já percebi que nossa mocinha é para lá de inspiradora e nosso mocinho já me deixou aqui suspirando, só com as resenhas que venho acompanhando da história.

    ResponderExcluir
  4. Leninha!
    Achei demais ver um romance de época com personagens negros e ainda mais inserido em um contexto histórico pós guerra civil, mesmo que não se aprofunde tanto nessa parte.
    Acredito que ter romances de época ou histórico com personagens negros, seja difícil por causa da época, mas fico feliz em ver que foram tratados assuntos importantes com delicadeza.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Oii,
    Ai quero lê-lo desde o lançamento!!
    Adorei a capa.
    E a história parece maravilhosa.
    A Valinda parece ser muito forte, valente e guerreira, e fiquei muito curiosa para como será o desenvolvimento se passando nos EUA, que sempre foi tão racista.
    O romance pelo jeito é fofo também.
    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!