Uma dose de literatura, por favor!

E para fechar com chave de ouro as participações especiais pelas comemorações dos 14 anos do blog, ele não poderia faltar: meu amigo, companheiro e irmão de alma, Ronaldo, com um texto que me fez chorar. Obrigada pelo carinho, Ronaldo. O Sempre Romântica também é seu, fique à vontade!

Uma dose de literatura, por favor!

Sempre sonhei com um mundo em que a literatura fosse conversa de bar. Dessas rotineiras, em que revezamos a pauta com um golinho da bebida que mais gostamos. Uma mesa, vários amigos e muitos livros e universos criativos para acessar e explorar.

Quando entrei no que antes (até hoje é?) era chamada de “blogosfera literária” tinha apenas 17 anos e uma vontade gigantesca de gerar esse tipo de conversa com as pessoas. Não em um ambiente físico (bar, livraria, o que quer que seja), mas nesse ambiente virtual aqui, onde hoje continuamos conversando.

Deu certo! Minha ânsia em compartilhar minhas impressões literárias advinha muito de como, às vezes, ler me parecia um ato bastante solitário; acabou que através dos blogs – e das redes sociais – eu conseguia entender que não era o único: muita gente já estava fazendo isso de forma incrível, o que não poderia deixar de me inspirar.

Leninha era uma dessas pessoas e o Sempre Romântica um desses espaços. Veja bem: eu hoje, no auge dos meus 26 anos, escrevo resenhas para um blog/site que sempre admirei, curti/o o trabalho e fui/sou fã. Parece incrível, né? E é!

Por isso, é com o coração cheio de gratidão que me sinto parte desse assopro coletivo em um bolo deliciosíssimo chamado Sempre Romântica. Um bolo, diga-se, batido por mãos habilidosas, recheado com o melhor recheio e feito pela melhor chef literária.

O Sempre Romântica, sem falsa modéstia já que hoje também faço parte do time, foi e é uma referência para leitores, autores e outros produtores de conteúdo. Lá no meu começo foi um espaço que me inspirou muito, acolheu minhas ansiedades de leitor e sempre esteve ligado no que tava rolando no cenário literário – principalmente no nacional, o que mais me encantava e encanta.

E a Leninha é um amor, né, gente, vamos combinar... (quem ainda não teve a chance de abraçá-la em alguma bienal, não sabe o que tá perdendo!).

Enfim, esse texto é mais um desabafo emocional porque acho que cabe me deleitar em todos esses sentimentos que tenho quando me volto para a minha história enquanto leitor/autor. O Sempre Romântica sempre será esse pedaço importante de mim; de você que tá lendo (tenho certeza!) e de muitaaaaaaaaaaaas outras pessoas que nem você nem eu conhecemos.

Mas acreditem: estamos todos conectados por esse fio que é a literatura! Essa que a gente gera aqui, acolá, numa mesa de bar, tomando até um cafezinho...

Uma dose ou outra a gente se encontra aqui. Sempre aqui!
Beijinhos literários.


4 comentários

  1. Ahh, é muito lindo ver uma amizade que dura tanto tempo e com algo em comum tão lindo como é o habito de ler sabe.
    Adorei a analógica envolvendo um bolo (principalmente porque imaginei nós que somos leitores como as pessoas que estão comendo, e olha que eu não rejeito um bolo gostoso).
    Assim como nos outros posts, da pra ver a quantidade de amor que é trocado sabe, é emocional, real e muito lindo.
    Parabéns novamente pro blog e parabéns pela linda homenagem.

    ResponderExcluir
  2. Sonhar e realizar!!!Eu acredito que não somente você Ronaldo, mas a Leninha e todos os demais colaboradores são partes fundamentais desse mundinho lindo que é o Sempre! E todos somos, pois fazemos questão de vir aqui, tomar nossa dose diária de letrinhas, uns com café, outros com frutas, mas sempre com letras!!!
    Eu me orgulho muito de ter todos vocês como amigos literários sim, mas acima disso, amigos que quero levar comigo enquanto puder ver cada letra!!!
    Obrigada de coração por tanta emoção!!!
    Beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir
  3. Ronaldo!
    Que declaração mais que emocionada...Tocou fundo meu coração e deu para perceber o quanto O Sempre Romântica e a Leninha são especiais para sua história de vida e para seu momento atual.
    É tão gratificante, né?
    E tenho certeza que a Leninha gostou demais.
    Ela bem merece toda essa felicidade.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Olá! Ahhh que eu super te entendo por ter chorado, Ronaldo caprichou nas palavras e conseguiu expressar um tanto do quanto o blog foi/é importante não somente para ele, mas para milhares de leitores (autores e afins) que encontram nesse mundo (fantástico) dos livros um lugar ao sol e não tem coisa melhor do que compartilhar aquelas histórias que nos encantam e nos marcam.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!