[Resenha dupla] Salada de cores – Glauber Vieira Ferreira


Alma, essa é a essência presente nas singelas poesias coloridas descritas com delicadeza no novo trabalho de Glauber Vieira Ferreira.

O titulo do livro faz jus ao que encontraremos nos pequenos poemas: uma salada de cores, amores, sentimentos, tudo bem colorido e agradável de ver e ler, começando pela capa que encanta, passando por ilustrações aquareladas que enchem os olhos. Glauber traz um livro voltado para o público infantil, porém as poesias são tão doces que com certeza irão agradar crianças de 0 a 80 anos. 

Suas poesias falam das cores e de onde podemos encontrá-las e é aí que mora a delicadeza desse livro. O autor consegue nos fazer sentir as cores em suas palavras quase como uma textura, fica quase palpável senti-las em tudo, até nos sentimentos. Eu mesmo me vi com uma alma azul, o azul suave do céu, o azul que acalma e que espera por paz. Viu?! O livro nos transforma em poetas.

Prepare-se para perceber o simbolismo em cada cor citada no livro, tem muito nas entrelinhas de cada poesia. 

Imagino um leitor desavisado adentrando num livrinho tão singelo e pensando que ao ler vai simplesmente achar o livro uma gracinha, um encanto para criança ler. Difícil vai ser ele sair sem sentir a alma tocada e o espírito mais leve, ou não ler e reler até entender que existe muito mais ali do que se pode ver. Cada cor como símbolo de algo mais a ser captado. 

Não dá para sair das páginas desse livro sem se sentir renovado e atendo às cores do mundo.
Com certeza uma experiência gratificante num livro singelo, simples e delicado. Leia e deixe-se mergulhar nessa salada de cores. 



A cor que está no mundo e pinta a gente por dentro. No seu mais novo livro de poesia, Glauber Vieira visita o caleidoscópio de sentimentos através do que os nossos olhos tocam: os tons que produzem, traduzem e concretizam a nossa subjetividade. Com palavras, o autor, em tela/página branca convida os leitores a um passeio pela vitalidade dos que nos cerca.

Na narrativa breve, certeira, acessível desde que se tenha um contato princípio com a língua, ele aborda a particularidade de cada cor, como as encontramos em cada fragmento de existência. E é bonito observar essa singularidade, esse gosto pelo que pulsa na aparente diferença entre um tom e outro.

Cada cor é uma celebração por si só no livro. Do preto ao branco, do verde ao azul, da mistura que faz nascer novos olhares, somos nós também feitos de cor.

E como é bom entender a fundamental característica de cada um. Como uma literalidade e também como uma metáfora para falar de uma festividade da diferença. Dos pensamentos que divergem, mas convivem dentro de uma harmonia que respeita o outro, da tolerância descoberta no ato de aceitar o que, por vezes, pensamos ser impossível.

Para crianças, adultos, todos. "Salada de cores" convida a ser, viver e observar. O mundo é lindo, que olhemos para ele.




6 comentários

  1. Olá! Ahhh que eu fiquei aqui suspirando só com as resenhas, esse é aquele tipo de livro que nos deixa com o coração quentinho, a leitura une duas coisas que eu gosto muito, poesia e cores e ter a oportunidade de me aventurar nessas palavras e por que não, tentar também alguns versos próprios, pois inspiração não vai faltar.

    ResponderExcluir
  2. Fico contente que Salada de cores tenha agradado. É minha primeira incursão na literatura infantil e estava ansioso para saber a recepção dos leitores. Obrigado mais uma vez pela parceiria :)

    ResponderExcluir
  3. Quando eu perdi a visão e fiz meu primeiro transplante e a médica tirou o curativo, eu estava de frente a uma janela.
    Só disse: o céu está cinza.
    Cores, eu pude ver as cores e hoje, enxergando pouco demais da conta a cada dia, o que mais sinto falta é das cores rs
    Queria vida nelas e fica tudo meio turvo.
    Mas foi impossível não ler sobre esse livro e não pensar nisso, nesse salada de cores, sentimentos e palavras e não me emocionar!
    Com certeza, já vai o livro pra listinha dos desejados!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Ronaldo!
    A sonoridade das poesias me cativam há tanto tempo e ver que o livro ainda traz as cores poetizadas, fiquei em êxtase.
    Amo as cores a vida te de ser saboreada de todas as formas e as cores mostram o quanto tudo se torna cheio de vida e se vem acompanhada de poemas lindos, como não desejar?
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!