Cortesã por uma noite – Lisa Kleypas


Sabe aquelas histórias que são escritas para deixar um quentinho no coração, que já enche os olhos na sinopse e daí nasce a esperança de que algo novo no universo Romance de época se avizinha e isso nos deixa eufóricos?! Mas ai... Você se vê lendo uma história romântica, bem gracinha, mas totalmente diferente do que você esperava. Aconteceu comigo na leitura de Cortesã por uma noite, de Lisa Kleypas. 

Deixe-me explicar: Então, quem me conhece sabe que amo os livros da autora, já li quase tudo dela que foi lançado aqui pela Editora Arqueiro, e quando li a sinopse desse livro achei que finalmente encontraria aquele livro diferentão, estilo único e tal, mas inesperadamente percebi que a autora manteve seu foco no amor puro e casto e que apesar de o cenário ser diferente do que estou acostumada, com personagens da aristocracia, belos bailes, cavalheiros e damas da sociedade, aqui temos uma personagem que faz as vezes de cortesã, e um mocinho que apesar de aceito e bem visto na dita sociedade ele não passa de um patrulheiro, um policial remunerado por seus atos, para ser mais claro.

Você começa a ler e percebe que ao longo da narrativa algo estranho está acontecendo, e que o desenrolar da trama vai vergar para o lado mais “zona de conforto” do que você espera, e o que parecia ser um livro atípico, com uma trama envolvente e até com certo mistério, acaba se transformando num romance gracinha, cheio de floreios e amores apaixonados.  Tá certo, eu deveria estar mesmo esperando que Lisa Kleypas iria me encantar com um belo romance, mas eu juro que achei que dessa vez ela ia para outro lado, e que talvez eu poderia gostar bem mais do livro em seu total.

Então você não gostou do livro?! Não, muito pelo contrário, adorei a forma como a autora nos trouxe personagens com profissões diferentes que transitam em uma sociedade conservadora e são até de certa maneira respeitados. Morgan é um “ogro” perfeito, muito alto para os padrões dos homens da época, tem o rosto marcado com expressões fortes e chama a atenção por ser tão bem aceito por seus feitos na profissão de patrulheiro. Já Vivien, nossa mocinha, é uma cortesã, linda, sensual que chama para si todos os olhares por onde passa. O primeiro encontro de nossos protagonistas foi uma paixão à primeira vista, e decepção a seguir. 

Depois disso a sinopse se desenrola normalmente, mas vai se criando um suspense de que algo não encaixa e daí para frente só lendo para entender o que estou falando, qualquer coisa a mais que eu disser será spoiler e com certeza o livro perderá o encanto. 
Então paro por aqui.

Acredito que cada leitor terá uma experiência diferente com esse livro, eu fiquei feliz, mas ao mesmo tempo frustrada com a imensa expectativa que criei. Deveria ter ido com mais calma.

Só um aparte: O titulo original da trama é “Alguém para cuidar de mim”, com certeza o título casa bem melhor com a trama do que o que foi escolhido. 

Leia e tire suas próprias conclusões. Ah, e  não esquece de voltar para contar o que achou.

Certa noite, o belo e misterioso policial Grant Morgan é chamado para investigar uma vítima de afogamento no rio Tâmisa. Quando chega lá, fica surpreso ao reconhecer Vivien Rose Duvall, um de seus grandes desafetos, a mais famosa e exclusiva cortesã dos salões londrinos. 

Grant fica mais surpreso ainda ao perceber que a moça está viva. Sem saber o que fazer, ele decide levá-la para casa, apesar de seu desprezo por ela. Quando Vivien acorda, porém, os dois percebem que ela não se lembra de nada.

Durante a investigação, logo fica claro que a moça sofreu uma tentativa de assassinato e que sua vida ainda está correndo perigo. Enquanto tenta protegê-la, Grant se sente cada vez mais atraído por ela. E Vivien, incapaz de recuperar a memória, se entrega de corpo e alma a seu salvador.

Nesse mistério envolvente cheio de pinceladas de romantismo, duas vidas se cruzam de maneira inesperada e uma paixão avassaladora coloca em dúvida tudo que eles achavam que sabiam.

8 comentários

  1. Um dos últimos livros que foram lançados e sim, tem causado essa divisão de gostar ou não da obra.
    Eu penso que cada leitor e livro são únicos, então claro e deve funcionar para cada um de uma maneira diferente. E pra ser muito sincera, eu amo quando isso acontece rs
    Eu penso que vou gostar muito quando ler, pois sim, pretendo ler em breve.
    Mas rs pode ser bem o contrário!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi resenhas de pessoas que amaram, outras nem tanto, mas ninguém detestou ou falou mal, eu curti, mas pensei que a autora iria por outro caminho, só foi essa a minha frustração, mas tá velando.
      Leia e depois me conta, Angela.
      Bjs

      Excluir
  2. Olá
    Como grande fã de romances de época estou com muita vontade de ler esse livro .mas ainda nem comprei o dito cujo rsrs.
    Vi bastante resenhas positivas e outras nem tanto .mas mesmo assim quero conferir esse livro .
    Que pena que faltou algo no romance
    Mas acontece né?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra logo o abençoado e leia, depois me conta o que achou.
      Bjs

      Excluir
  3. Ah! Leninha!
    ADoro a autora e esse livro já está aqui há um tempinho como desejado.
    Quanto as expectativas... bem por vezes nos frustramos mesmo quando imaginamos que um livro trará um enredo diferenciado e no final, acaba sendo mais do mesmo, ebora esse mais do mesmo ainda assim, seja muito bom.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, Rudy. O mais do mesmo não decepciona, mesmo que estivéssemos esperando outra coisa, rsrsrs
      Bjs

      Excluir
  4. Olá! Como fã assumida da autora, é claro que meu livro já está a caminho (risos), afinal é da Lisa uma das minhas séries favoritas de época (Ravenels), por isso, esse novo trabalho me deixou bem empolgada, principalmente por trazer um lado diferente do que a gente estava acostumada, mas pelo visto não será bem assim né! Mas nada que me desanime, afinal Lisa é Lisa, então tenho certeza de que o livro pode até não entrar nos meus favoritos da vida, mas com toda certeza vou amar a leitura, em relação ao título, também acho que o original ficaria melhor, mas venhamos e convenhamos eles vêm pecando nisso hein, Pelo Amor de Cassandra está aí para não me deixar mentir (risos).

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito dessa autora, já li vários dela...mas esse ainda não li...vai para a lista (infinita né?) kkkkkk
    bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!