Faço o Amor ser fácil – Thamires Hauch


Já dizia o pensador: Os melhores perfumes estão nos pequenos frascos. Posso dizer isso também com relação a Faço o Amor ser fácil, de Thamires Hauch. Um livro pequenininho, com poucas páginas, mas grandioso em conteúdo, que fica enorme enquanto se lê por conter lições, regrinhas e muitos ensinamentos para se seguir. Uma forma de aprendizado para ser mais feliz, por assim dizer.

Thamires Hauch nos dá um banho no quesito autoconhecimento, e levamos durante toda a leitura um tapa com luva de pelica, literalmente.

Quem nunca se viu numa encruzilhada, entre o ser e o ter?! Ser mais auto-suficiente ou ter alguém do nosso lado?! Pois é, sem medos nem receios a autora nos mostra o quanto podemos nos bastar, o quanto nos enganamos com falsas promessas, com pessoas tóxicas que nos contaminam e situações que só nos causam dor e decepções.

Muitos relacionamentos passam por nossas vidas e deixam marcas, que talvez só uma frase assim poderia ter ajudado:

Não seja a “de vez em quando” de ninguém.
Se os planos de uma vida a dois moram só em você, mude-se urgentemente ou expulse esse inquilino folgado do seu coração. 
Você merece mais.

Coisas assim deveriam ser ouvidas no momento certo, e livros assim se tornam quase necessários nas cabeceiras de muita gente. #ficaadica

De forma clara, intimista e sucinta Thamires Hauch dá uma aula, nos mostra situações pelas quais muitos de nós já passamos e nos acende a luz de novos caminhos a seguir. Difícil não se imaginar em algum momento da vida onde um livro assim poderia ter ajudado, talvez só nos despertando para um caminho diferente a seguir.

E para finalizar essa resenha fica uma dica da autora, que me tocou profundamente:

A leitura é simples: o amor usa a linguagem universal: quem quer, dá um jeito. Faz um pingo virar temporal e copo d’água reter tempestade.
Onde houver mais desculpas que atitudes, há mais desinteresse que interesse. Não precisa ser perfeito, precisa ser feito.

E mais:

Uma doação amorosa sem amor próprio não é doação – é um pedido de socorro.

 


Leia Faço o amor ser fácil, certeza que muitos leitores deixará cair as traves que cobrem seus olhos e despertará o amor próprio em cada um de nós.

Crescemos acreditando que se relacionar é algo fluido, intuitivo, naturalmente descomplicado. Qualquer comportamento que saia desse pressuposto já acusa que há algo errado – conosco ou com o outro. O resultado disso é um misto de expectativas irreais com frustração. A infância confirma essa idealização romântica nos filmes onde princesas estão sempre vivendo situações de perigo à espera de um príncipe invencível que possa salvá-las. Seria muito mais fácil se nos fosse ensinado, desde criança, que não existe príncipe encantado – existem pessoas reais, com bagagens, medos, anseios e, claro, qualidades. Os dragões que cospem fogo não são nada além de nós no ponto alto de nossos próprios traumas. Não somos indefesas e não há ninguém fora que possa mudar a nossa realidade interna, isso é trabalho de cada um. Só quando aprendemos a encarar a realidade, somos, enfim, livres. O amor é uma experiência multissensorial. Calor e frio, paciência e raiva, negação e aceitação, importância e irrelevância. Se ele fosse um alimento, certamente teria um sabor agridoce. Este livro, apesar de ter sido criado pensando nos questionamentos femininos na hora de se relacionar, se destina a todos aqueles que querem, simplesmente, compreender como é possível se relacionar de forma mais independente, forte e inteligente – consigo e, claro, com o outro –, desvendando os mistérios da linguagem a dois.

6 comentários

  1. Leninha!
    Já sei que vou amar ler esse livro.
    Lá em casa fomos criados para enfrentarmos tudo, sem precisar esperar que alguém venha nos salvar. Mainha sempre foi uma mulher muito independente e meu pai não a tolhia de forma alguma e vimos isso durante toda nossa infância, assimilando osmóticamente e passamos e aprendemos a ser assim...
    Embora ame ler sobre os príncipes encantados, sou bem pé no chão para saber é que somos RAINHAS ENCANTADAS e temos de encarar a vida de frente.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Que resenha mais incrível e com aquele ar de força e poder que todos nós merecíamos de vez em sempre!
    Precisamos deixar de ter medo da vida e a encarar com força, fé,mas também com o pés no chão, sempre!
    O amor é simples, a gente que complica tudo rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Olá! Aquele título que simplesmente se destaca justamente por trazer o que todo mundo bem queria (risos). Ahhh o amor eita sentimento complicado e por muitas vezes confuso, se bem que não sei se seria dele esses títulos ou mais precisamente nosso. Não conhecia o livro, mas aquele quote em destaque sem dúvida é um baita chacoalhão que muita gente precisa, por isso a leitura muito me interessa.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha.
    Me parece um livro muito bom, de autoconhecimento, que é muito importante.
    Esses dias estava refletindo e percebi que eu preciso me dar o mesmo amor que dou aos outros, sério,de alguma forma cheguei a conclusão que não estou me amando o suficiente e é uma coisa que preciso mudar pra ontem.

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Cada quote mais profundo do que o outro .
    É o amor tudo transforma
    Transforma - nos em pessoas melhores e antes de tudo é preciso nos amar primeiro .porque estando bem conosco mesmo estaremos bem com os outros .
    O amor é a força que pode mudar as pessoas e assim mudar o mundo

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!