Não fale com estranhos – Harlan Coben


Segundo contato meu com Harlan Coben, cheguei a Não fale com estranhos mais pela curiosidade da série. Já li Coben há muito tempo e, apesar de ser um fã assíduo do gênero que o consagrou, nunca tinha parado para prestar muita atenção à sua obra. Quando vi Safe (outra série dele) fiquei intrigado e instigado a buscar outras obras e pensei que este livro seria um bom caminho para me voltar, novamente, às suas narrativas - embora ainda não desconfiasse de que fosse o melhor.

A trama acompanha, num primeiro momento, Adam Price, um homem que construiu uma família e carreira brilhantes. Adam tem um casamento quase perfeito (nada pode ser): uma esposa que o ama, dois filhos que o orgulham e uma vida confortável. Tudo isso começa a desmoronar quando o prenúncio do título concretiza a ameaça; a revelação de um estranho está prestes a mudar o rumo dessas histórias.

Paralelamente, temos uma série de subtramas, sendo a mais notável de acompanhar a que se dedica ao núcleo que parece a espinha dorsal do livro: o grupo de "estranhos" que descobrem e revelam os segredos das pessoas - claro e sempre em troca de alguma coisa.

A trama criada por Coben em Não fale com estranhos é intrigante do começo ao fim. Com capítulos precisos - tanto em tamanho, quanto em densidade - o autor destrincha uma intrigada teia de segredos, mentiras e revelações. A atmosfera que ele consegue criar a partir de uma "história única" (que seria essa vontade própria do leitor em acompanhar Adam em busca dessa verdade), e a maneira como ele expande o universo da outra para outros rumos investigativos não apenas enriquece a experiência de leitura, mas a confirma como uma das melhores que o leitor terá do gênero.

Acho que, durante a leitura, leitores vários terão experiências - e expectativas - diferentes. No meu caso, o que mais me moveu foi querer saber o que de fato tinha acontecido à Corinne (o que motiva também Adam), depois que o segredo foi revelado e ela acabou "sumindo" - não é spoiler, acontece logo no começo, inclusive é, como disse, uma das motivações de leitura.

Mas há muitas e tantas outras. Como eu falei, mesmo que a trama pareça girar em torno desse "mistério" ou desse núcleo narrativo, há outras histórias igualmente interessantes (falo outras histórias no sentido de, perspectivamente, podermos acompanhar outros personagens que também têm suas vidas modificadas por esse grupo de "estranhos"). 

Leitura mais que recomendada, a experiência que Harlan oferece ao leitor é rica, sendo uma boa porta para que entremos em sua obra e mais, para que a gente queira permanecer nela.
Boa leitura!

TODOS NÓS TEMOS SEGREDOS 

Com poucas palavras, um homem destrói o mundo de Adam Price. Sua identidade é desconhecida. Suas motivações são obscuras. Mas suas revelações são dolorosamente incontestáveis.

Adam levava uma vida dos sonhos ao lado da esposa, Corinne, e dos dois filhos. Quando o estranho o aborda para contar um segredo estarrecedor sobre sua esposa, ele percebe a fragilidade do sonho que construiu: teria sido tudo uma grande mentira?

Assombrado pela dúvida, Adam decide confrontar Corinne, e a imagem de perfeição que criou em torno dela começa a ruir. Ao investigar a história por conta própria, acaba se envolvendo num universo sombrio repleto de mentiras, chantagens e assassinatos.

Intrigante e perturbador, Não fale com estranhos é mais que um suspense de tirar o fôlego. É uma reflexão sobre o bem e o mal, o amor e o ódio, o certo e o errado, os segredos, as mentiras e suas consequências devastadoras


4 comentários

  1. Coben!Gosto demais das letras e das tramas do autor. Gosto da maneira como ele me faz assinar atestado de trouxa em todos seus livros rs
    Eu sou um desastre que nunca pega as pistas e toda vez que penso que resolvi o caso, ele vai lá e muda tudo!
    Eu vi a série deste livro,mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro.
    Mas com certeza, é uma obra que quero muito ter em mãos!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu vire e mexe me pego querendo ler algo do autor, até tenho aqui na minha estante dois livros do autor, mas sempre acontece alguma coisa que me impede de finalmente começar, sempre leio coisas positivas em relação ao trabalho do autor, por isso, a expectativa já foi criada e muito bem alimentada (risos), espero ler em breve e para ser sincera nem sei por qual começar, mas que esse ano vai, ahhh vai.

    ResponderExcluir
  3. Olá.Ronaldo .ainda náo li nada desse autor.
    Mas sei que ele é mestre em criar tramas que deixam o leitor grudado na leitura .Náo é a toa que o autor é conhecido como o autor das noites em claro.
    Quero ler logo os livros dele para ter minhas próprias impressões mas sinto que vou gostar muito pois adoro ser feita de boba quando leio um livro de suspense.

    ResponderExcluir
  4. Ronaldo!
    Tenho esse livro aqui e alguns outros do Harlan, tentando colecionar todos, porém ainda não tive oportunidade de ler nenhum, acredita?
    Adoro uma boa trama de suspense e aqui me parece que o lado mais psicológico é usado com maestria e transforma a vida de várias pessoas.
    Quero ler em breve.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!