Sula - Toni Morrison


Duas mulheres marcadas por uma amizade composta por dissemelhanças: assim se ergue a base de Sula, lançamento de Toni Morrison, ganhadora do Nobel, aqui no Brasil. Uma história tão curta quanto intensa, sobre uma infinidade de sentimentos individuais e coletivos compartilhados, sobre uma comunidade, particularidades, conflitos e afetos.

Sula e Nel, na infância, se conhecem na escola e logo sentem, uma na outra, a confiança de saber pertencer a uma parte do mundo que até então lhes parecia negada. No entanto, a mãe de uma das meninas não quer que essa amizade vá adiante.

Dentre todas as adversidades, elas não podem trocar o afeto mais genuíno: a amizade, a simples e pura amizade. Mas algo nesse passado vai determinar muita coisa na vida dessas duas meninas e do Fundão, uma comunidade negra em um EUA segregador do início do século XX.

Dividido em duas partes, Sula é um romance que tem sua narrativa quebrada também em dois momentos da história da "protagonista" que leva seu nome. Num primeiro momento, a acompanhamos, junto a Nel, nessa infância; depois, quando um salto no tempo assalta a narrativa, temos uma Sula mais amadurecida, que muitos anos depois volta e se torna uma espécie de pária da comunidade – enquanto Nel é um modelo de mulher “aceitável”, que construiu uma família, tem marido e filhos, Sula é absolutamente o contrário de todo aquele modelo imposto.

Toni Morrison se tornou uma das minhas autoras favoritas logo que li seu primeiro livro, O olho mais azul, que já resenhei aqui e foi um dos melhores que li ano passado. Com Sula, meu amor aumentou. Gosto da maneira como a autora concretiza seus personagens, ao mesmo tempo, universais e singulares, que dialogam com uma intimidade nossa que chaga a assombrar.

As complexidades de cada um deles, a composição do cenário, as relações que estabelecem, tudo me parece necessário e torna a história única. A autora entende o poder das palavras e as usam para manusear os sentimentos do leitor, mostrando pra ele que é preciso ser o outro, se dispor a sê-lo.

Uma leitura mais que recomendada, necessária. Sula nos coloca no centro do outro para nos conectarmos conosco - com nossas emoções, julgamentos e contradições. E há algo mais bonito de se fazer do que isso?
Boa leitura!

Neste brilhante romance de Toni Morrison, acompanhamos a história de Nel Wright e Sula Peace - mulheres que se conheceram quando crianças na pequena cidade de Medallion, Ohio.

Nel cresce e se torna um pilar para a comunidade negra da cidade, mas Sula se transforma em uma pária; contudo, as amigas permanecem ligadas por um terrível segredo do passado.

Cheio de vigor, Sula é um livro impactante sobre a amizade entre duas mulheres e a pressão que a sociedade exerce sobre o desejo feminino. Uma das principais obras de Toni Morrison, traz toda a maestria da primeira escritora negra a ganhar o prêmio Nobel de literatura.


* Capa estrangeira do romance; no Brasil, o livro saiu pelo clube de assinaturas TAG, e logo estará disponível para compra pela editora Cia das Letras.




4 comentários

  1. Eu ainda não li nada de Toni, mas sei da importância que a autora/mulher, tem na vida de todo mundo!
    Acompanhei a resenha do outro livro, mas admito que em Sula, parece ter tantos sentimentos. Só o fato da amizade, desse amor grande nas diferenças, é um ponto tão lindo e claro, com alguma ou várias lições ali, explícitas!
    Com certeza, é um livro que ainda quero ler, se tiver oportunidade!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Olá! Fiquei ainda mais curiosa para conhecer a escrita da autora que sem dúvida traz mais uma história emocionante e a mais importante cheia de mensagens e reflexões, fiquei curiosa para saber mais dessas duas protagonistas.

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Náo conheço a escrita da autora .nesse livro parece que ela tece a vida dessa suas mulheres táo iguais e táo diferentes e os caminhos que cada uma percorre nessa vida .e a autora ainda traz para o leitor um exercício de empatia .coisa tão necessária nos nossas dias atuais
    Dica anotada

    ResponderExcluir
  4. Ronaldo!
    Acho tão bom quando temos a oportunidade de ler um livro que nos faz questionar nossas premissas de vida e nos fazer refletir se tudo que pensamos durnte a vida, pode ser modificado...
    Não li nada da autora, mas deve ser uma ótima experiência.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!