O Duque e Eu – Julia Quinn


Voltar à família Brigerton é sempre divertido. Li O Duque e Eu logo quando relançado pela arqueiro, no começo do verdadeiro boom dos romances de época por aqui. Depois dele, li alguns outros (é bem verdade que não é dos meus gêneros favoritos), muito bons por sinal, mas nenhum deles me provocou sentimentos quanto a narrativa de Daphne e Simon – e de todos os Bridgertons, é claro.

Depois de ter assistido à série produzida por Shonda (que eu amo), que leva o nome da família – e adorar – resolvi reler o livro e... que verdadeira surpresa! Julia Quinn é excepcional: une o drama à comédia, os diálogos irônicos ao tom pomposo da época no qual se passa; tudo de forma fluída, ornamentada e precisa.

Daphne e Simon é um casal que tem tudo pra dar errado. Ela uma jovem moça de uma família tradicional que busca um marido, ele um duque cuja única certeza na vida é não casar. Os dois se encontram na Londres do século XIX, bolam um plano para que ela atrai pretendes e ele se livre das mães casamenteiras: fingir um romance. O que era ou não de se esperar é que o tiro sai pela culatra e os dois acabam se apaixonando. As muitas complicações que surgem a partir disso só lendo para saber (ou vendo a série, uma ótima adaptação, por sinal, com elenco e direção incríveis).

Mas venho aqui falar desse livro porque foi incrível como ele me abriu portas para esse mundo dos romances de época. Sinceramente, não achei que fosse gostar e cá estou eu falando de uma releitura, né? Julia Quinn é uma autora que sabe pegar o leitor desse jeito. A construção de sua base narrativa – a família Bridgerton – é sólida, com personagens reais que parecem pular da página e se personificar à nossa frente, à medida que vamos lendo.

Mesmo que o casal seja o foco narrativo central deste primeiro livro – que se desdobra em sequências deliciosamente ótimas – a autora não peca nem pelo pouco, nem pelo excesso; tudo parece dosado certeiramente para que o romance se encaminhe da melhor forma (com as tiradas, os dramas, as cenas irônicas e inesquecíveis, a descrição dos bailes...).

E tem nossa amada Lady Whistledown... por ela já vale tudo!

Certamente é um ótimo começo para uma série tão aclamada; de maneira justa, sem exageros. Voltarei aqui pra falar mais dela (não tenham dúvidas), mas enquanto, fiquem com essa indicação – seja para uma leitura, uma releitura, ou até um convite a ver a série da Netflix para se encantar e correr para a prateleira mais próxima.

Boa leitura!

Os Bridgertons são oito irmãos que brigam como cães e gatos, brincam como melhores amigos e, acima de tudo, se amam incondicionalmente.
O duque e eu conta a história da quarta deles, a adorável Daphne, e inaugura uma das séries mais bem-sucedidas de Julia Quinn, que já teve mais de 1 milhão de livros vendidos no Brasil. 
Esta edição, comemorativa dos 20 anos de lançamento, é uma singela homenagem aos livros em capa dura e formato pequeno, tão comuns no início do século XIX, quando se passa esta história apaixonante.

4 comentários

  1. Ronaldo!
    Não costumo fazer releituras, tenho tantos livros na etante que acho melhor ler os encalhados na estantte.
    Porém, reler Julia Queen é sempre uma leitura alviçareira.
    Já tive oportunidade de er esse livro e adorei.
    Agora falta assistir a série.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Nem acredito que depois de ter visto a série e ter amado cada segundo dela, vou poder ler esse livro. Ele ainda não chegou, mas chegará em breve e na edição de luxo, que espero que a letra não esteja tão pequena rs
    Mas Julia é Rainha, não há como negar. Eu li poucos livros dela e sim,a série fez com que esse amor que já existia pelos romances de época voltasse com força total!
    Lerei sim e sei que vou amar!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Olá Ronaldo,
    Também li nessa mesma época e foi o primeiro romance de época que li, mas diferente de você eu me apaixonei pelo gênero. Ver a série também me deu vontade de reler e ver se os sentimentos ainda são os mesmos da primeira leitura, quando nem sabia o que iria encontrar. Adorei saber mais da sua experiência.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eita que esse também foi um dos primeiros livros que eu li do gênero e no meu caso foi amor a primeira vista ou melhor lida, desde então sou completamente apaixonada por romances de época e devoro todos que aparecem pela minha frente. Esse mesmo eu já li três vezes, a última justamente por conta do lançamento da série e a cada leitura eu me rendo ainda mais a essa família maravilhosa, mesmo esse não sendo o meu casal favorito, é impossível não suspirar com a história.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!