Voltar à família Brigerton é sempre divertido. Li O Duque e Eu logo quando relançado pela arqueiro, no começo do verdadeiro boom dos romances de época por aqui. Depois dele, li alguns outros (é bem verdade que não é dos meus gêneros favoritos), muito bons por sinal, mas nenhum deles me provocou sentimentos quanto a narrativa de Daphne e Simon – e de todos os Bridgertons, é claro.
Depois de ter assistido à série produzida por Shonda (que eu amo), que leva o nome da família – e adorar – resolvi reler o livro e... que verdadeira surpresa! Julia Quinn é excepcional: une o drama à comédia, os diálogos irônicos ao tom pomposo da época no qual se passa; tudo de forma fluída, ornamentada e precisa.
Daphne e Simon é um casal que tem tudo pra dar errado. Ela uma jovem moça de uma família tradicional que busca um marido, ele um duque cuja única certeza na vida é não casar. Os dois se encontram na Londres do século XIX, bolam um plano para que ela atrai pretendes e ele se livre das mães casamenteiras: fingir um romance. O que era ou não de se esperar é que o tiro sai pela culatra e os dois acabam se apaixonando. As muitas complicações que surgem a partir disso só lendo para saber (ou vendo a série, uma ótima adaptação, por sinal, com elenco e direção incríveis).
Mas venho aqui falar desse livro porque foi incrível como ele me abriu portas para esse mundo dos romances de época. Sinceramente, não achei que fosse gostar e cá estou eu falando de uma releitura, né? Julia Quinn é uma autora que sabe pegar o leitor desse jeito. A construção de sua base narrativa – a família Bridgerton – é sólida, com personagens reais que parecem pular da página e se personificar à nossa frente, à medida que vamos lendo.
Mesmo que o casal seja o foco narrativo central deste primeiro livro – que se desdobra em sequências deliciosamente ótimas – a autora não peca nem pelo pouco, nem pelo excesso; tudo parece dosado certeiramente para que o romance se encaminhe da melhor forma (com as tiradas, os dramas, as cenas irônicas e inesquecíveis, a descrição dos bailes...).
E tem nossa amada Lady Whistledown... por ela já vale tudo!
Certamente é um ótimo começo para uma série tão aclamada; de maneira justa, sem exageros. Voltarei aqui pra falar mais dela (não tenham dúvidas), mas enquanto, fiquem com essa indicação – seja para uma leitura, uma releitura, ou até um convite a ver a série da Netflix para se encantar e correr para a prateleira mais próxima.
Boa leitura!
Os Bridgertons são oito irmãos que brigam como cães e gatos, brincam como melhores amigos e, acima de tudo, se amam incondicionalmente.O duque e eu conta a história da quarta deles, a adorável Daphne, e inaugura uma das séries mais bem-sucedidas de Julia Quinn, que já teve mais de 1 milhão de livros vendidos no Brasil.Esta edição, comemorativa dos 20 anos de lançamento, é uma singela homenagem aos livros em capa dura e formato pequeno, tão comuns no início do século XIX, quando se passa esta história apaixonante.
Ronaldo!
ResponderExcluirNão costumo fazer releituras, tenho tantos livros na etante que acho melhor ler os encalhados na estantte.
Porém, reler Julia Queen é sempre uma leitura alviçareira.
Já tive oportunidade de er esse livro e adorei.
Agora falta assistir a série.
cheirinhos
Rudy
Nem acredito que depois de ter visto a série e ter amado cada segundo dela, vou poder ler esse livro. Ele ainda não chegou, mas chegará em breve e na edição de luxo, que espero que a letra não esteja tão pequena rs
ResponderExcluirMas Julia é Rainha, não há como negar. Eu li poucos livros dela e sim,a série fez com que esse amor que já existia pelos romances de época voltasse com força total!
Lerei sim e sei que vou amar!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Olá Ronaldo,
ResponderExcluirTambém li nessa mesma época e foi o primeiro romance de época que li, mas diferente de você eu me apaixonei pelo gênero. Ver a série também me deu vontade de reler e ver se os sentimentos ainda são os mesmos da primeira leitura, quando nem sabia o que iria encontrar. Adorei saber mais da sua experiência.
Beijo!
www.amorpelaspaginas.com
Olá! Eita que esse também foi um dos primeiros livros que eu li do gênero e no meu caso foi amor a primeira vista ou melhor lida, desde então sou completamente apaixonada por romances de época e devoro todos que aparecem pela minha frente. Esse mesmo eu já li três vezes, a última justamente por conta do lançamento da série e a cada leitura eu me rendo ainda mais a essa família maravilhosa, mesmo esse não sendo o meu casal favorito, é impossível não suspirar com a história.
ResponderExcluir