Em Cartaz – Um Amor de Filme: Vidas sem Rumo


Hoje a coluna Em cartaz – Um amor de filme tem a honra de apresentar o filme mais recheado de nomes de sucesso da história do cinema americano. Estou falando de Vidas sem Rumo (The Outsiders), lançado em 25 de março de 1983. O filme conseguiu reunir atores como Tom Cruise, Patrick Swaize, Matt Dilon, Rob Lowe, Emilio Estevez, Ralph Macchio e C. Thomas Howell, recebendo críticas positivas pelo bom desempenho nas bilheterias. Também não é para menos, olha esse elenco, minha gente!

Vidas Sem Rumo é um filme comovente, estrelando um elenco brilhante, que faria estrondoso sucesso na década de 80 e 90. 
A história mostra a luta de classes, retratada nas brigas entre duas gangues – a dos greasers, os jovens sem dinheiro – e os Socs – filhos de famílias ricas. Se passa numa pequena cidade de Oklahoma, no ano de 1966, retrata a vida de sete jovens que tentam sobreviver em meio à pobreza, desilusão e falta de esperança.

Sinopse: Em um subúrbio da pequena cidade de Tulsa, Oklahoma, Ponyboy Curtis (C. Thomas Howell) é o caçula de uma turma, formada ainda por Darrel Curtis (Patrick Swayze) e Sodapop Curtis (Rob Lowe). Os três órfãos tentam sobreviver onde tudo se restringe a "mexicanos pobres" e "ricaços". A trinca descende de mexicanos, amarga empregos em postos de gasolina e sofre com a perseguição da polícia. Também fazem parte da gangue Dallas Winston (Matt Dillon) e Johnny Cade (Ralph Macchio), ainda um projeto de marginal. Eles tentam vencer e amadurecer enfrentando os ricos, mas nem tudo acontece como eles planejam.

Para quem não sabe o filme é uma adaptação do livro The Outsiders, um romance de transição de idades escrito por Susan E. Hinton, publicado primeiramente em 1967.

Todos os atores de Vidas Sem Rumo fizeram filmes de sucesso depois e alguns tiveram e ainda têm uma carreira brilhante.
De todos, Tom Cruise certamente foi o que mais se destacou nas décadas seguintes, chegando a ser indicado ao Oscar por Nascido em 4 de Julho e Magnólia.
Patrick Swayze fez dois filmes de sucesso estrondoso: Dirty Dancing e Ghost. Infelizmente nos deixou vítima de câncer no pâncreas, em 2009.
Rob Lowe fez um enorme sucesso na década de 80, mas ficou esquecido naqueles anos, recentemente resgatou a carreira em séries como “West Wing” e “Brothers & Sisters”.
Ralph Macchio é conhecido pelo filme Karatê Kid, um enorme sucesso dos anos 80.
C. Thomas Howell não é muito conhecido, mas fez um dos melhores thrillers psicológicos de todos os tempos: A Morte Pede Carona.
Emílio Estevez, irmão do polêmico Charlie Sheen, hoje é diretor e já dirigiu séries como Cold Case e CSI NY.


Fontes de pesquisa: 

10 comentários

  1. Já vi esse filme duas vezes e não sei dizer de coração, em qual dessas vezes, me senti mais feliz.
    Eu sou viciada em filmes desde que me entendo por gente e assistir esse filme quando foi lançado e ver a rebeldia dos garotos selvagens, foi maravilhoso.
    Eu era uma jovem que queria mudar o mundo rs e a violência, as transgressões, tudo era chamado para pessoas como eu.
    Sem contar, tá, os garotos eram lindos demais!
    Há pouco tempo, a Intrínseca trouxe a versão do livro, capa dura, coisa mais linda do mundo(que ainda não comprei) mas que me fez buscar o filme antigo pra ver e foi lindo demais e emocionante reviver o sangue da juventude.
    Já estava feliz em ver Ralph em Cobra Kai(a série) e nesse filme ele é um "chuchu" rs
    Só dá saudades de Patrick!
    Obrigada de coração por tantas emoções num post só!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um filme que nos remete aos anos rebeldes da nossa adolescência, e dá aquela saudade quando achávamos que podíamos fazer tudo, né?!
      Amo esse filme, amo os atores e ainda não me conformei com a morte do meu Eterno Jhonny.
      Bjs, Angela.

      Excluir
  2. Leninha!
    Já pude assistir esse filme, tanto naquela época como algumas vezes depois e fico sempre comparando como eram naquela época e como foram modificando ao longo do tempo... e triste ter perdido Patrick Swayze, um dos meus atores favoritos.
    Quanto ao filme, acredito que trouxe uma realidade bem marcante nos EUA, não apenas naquela época, mas até hoje dividem a sociedade por lá, trazendo grandes problemas par os jovens.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo minhas comentaristas, quase todas viveram o auge dos anos 80 assim como eu, aí fica tão fácil dividir essas lembranças tão perfeitas de filmes, músicas e leituras. Obrigada por ser uma delas, Rudy.
      Bjs

      Excluir
  3. Já revi tantas vezes.
    Esses dias passou um com o Rob Lowe, pura nostalgia.
    Filmes que trazem boas lembranças.
    Adoro vários atores dessa época até hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas, amiga. Toda vez que faço um post dessa coluna eu revejo o filme, é pura nostalgia, uma viagem no tempo.
      Bjs

      Excluir
  4. Olá! Confesso que o filme entrou no meu radar justamente pelo livro, que, aliás, tem uma edição lindíssima e há de ficar perfeito aqui na minha estante (risos). Mesmo não tendo tido a oportunidade de assistir ao filme, já deu para perceber que quem está perdendo sou eu neh, porque desde o elenco maravilhoso, a história cheia de realidade, esse é aquele tipo de filme que independente da época em que foi passada, ainda consegue carregar muito do agora, espero assistir em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Elizete, o livro é maravilhoso, a capa divina e tudo o mais, porém assistir e ver nossos eternos galãs em sua primeira perfomance nas telonas não tem preço.
      Assista e depois volta para me contar.
      Bjs

      Excluir
  5. Oi, Leninha!
    Não conhecia Vidas sem Rumo, mas um filme com Tom Cruise e Patrick Swaize?! Quero assistir pra ontem! 😍
    Bjos, amei o "Em Cartaz"!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!