Em Cartaz – Um Amor de Filme: Trocando as Bolas


Hoje a coluna Em Cartaz – Um amor de filme traz um dos maiores sucessos no gênero comédia do ano de 1983. Estou falando de Trocando as bolas, estrelado por Dan Aykroyd e Eddie Murphy. O filme é um achado e em seu lançamento permaneceu entre os dez maiores filmes de bilheteria por 17 semanas e é considerado o segundo filme de maior bilheteria de 1983, ficando atrás apenas de Flashdance

O sucesso foi tão grande que Denholm Elliott e Jamie Lee Curtis ganharam os prêmios de melhor ator coadjuvante e melhor atriz coadjuvante, respectivamente, no BAFTA (British Academy Film Awards). E o filme foi indicado a vários prêmios adicionais, incluindo melhor filme de comédia ou musical no Globo de Ouro.

Ele conta a história de um corretor de commodities de classe alta e um morador de rua desabrigado cujas vidas se cruzam quando, sem saber, fazem parte de uma aposta elaborada. O executivo Louis Winthorpe III e Billy Ray Valentine são os temas de uma aposta entre os corretores de sucesso Mortimer e Randolph Duke. Um funcionário dos Duke, Winthorpe, é falsamente acusado pelos irmãos por um crime que não cometeu, com os irmãos, em seguida, colocando o esperto Valentine em sua posição. Quando Winthorpe e Valentine descobrem o esquema, eles decidem virar o jogo que os Dukes começaram.
O enredo é muitas vezes chamado de uma versão moderna do clássico romance de Mark Twain do século XIX, O Príncipe e o Mendigo.

Só essa semana assisti esse filme duas vezes, a comédia inteligente e por vezes tosca — quem lembra da cena do Gurila vai entender do que estou falando — é o ponto forte desse que se tornou um dos melhores filmes de 1983. Eddie Murphy como sempre está hilário e faz com que o telespectador ria de suas trapalhadas sem medir seus atos, do vagabundo ao milionário ele tem a veia cômica latente e leva todo o elenco junto em sua aventura. Dan Aykroyd  consegue mostrar o quanto deve ser difícil perder tudo que se conquistou e de rico e bem sucedido acabar na sarjeta. O filme traz uma bela lição de que não se deve brincar com a vida das pessoas, mas também que só se conhece os amigos quando se esta na pior (risos).

Só um a parte: Ralph Bellamy e Don Ameche voltariam como os irmãos Duke no filme de 1988 Coming to America (Um Príncipe em Nova York) também dirigido por John Landis onde agora, Mortimer e Randolph Duke, são mendigos e recebem dinheiro dado por Eddie Murphy como príncipe no filme, a cena é inesquecível.

Recomendo que todos assistam, com certeza o filme rende boas risadas e de quebra deixa ótimas lições também. 

8 comentários

  1. Eu amo uma coluna, amo muito essa coluna no blog!
    Quanto tempo já vi esse filme e oh, tive que puxa a cena do gorila rs dou conta não!
    Mas tem uma cena de um personagem, acho que se chamava Duke, tentando pegar o clipe de um bolo de dinheiro que ficou impagável também!
    Outro fato que muita gente comentou na época foi o fato de Jamie Lee só ter feito filmes de terror e parecer nesse filme que havia nascido para comédia, mesmo que o filme seja uma celebração ao talento de Eddie e o meio que apresentar ele ao mundo do cinema, a lição por trás da comédia foi maravilhosa!
    Deu vontade rever rs aliás, acho que essa seja a intenção dessa coluna, fazer a nostalgia voltar e a gente se jogar num bom filme!!
    Obrigada por mais essa emoção!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os atores do filme se destacou de alguma maneira, a Jamie é uma estrela nata, nasceu para protagonizar qualquer tipo de papel e com muito talento sempre.
      A intenção da coluna é trazer boas lembranças de ótimos filmes, assistí-los em seguida acontece, fica uma vontade né?!
      Bjs Angela.

      Excluir
  2. Aiii, eu amo demais esse filme. E também vibrei quando vi os velhinhos desse filme fazendo uma pontinha em O Príncipe em Nova York. Foi um toque todo especial!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente que não associa as participações, acredita? Já vi gente perguntando "quem são esses mendigos?" ai tenho que parar e contar para os desinformados, rsrsrs
      Que bom ver você por aqui Su.
      Bjs

      Excluir
  3. Leninha!
    Por incrível que possa parecer, aredita que nunca assisti esse filme? Ou se assisti, não me lembro, embora adore os atores e seja bem fã deles.
    Gostei do trailler e da premissa, vou ver ese encontro nos stremings da vida para assistir.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura. Rudy? Corre e vai assistir, depois volta para me contar o que achou, ou se apenas não lembrava.
      Bjs

      Excluir
  4. Olá! Opa deixa eu já ir anotando aqui na minha listinha para não esquecer, pois esse é mais um filme que eu ainda não tive oportunidade de conferir, mas se tratando dos anos 80 e esse elenco já fiquei com uma baita vontade, confesso que até o presente momento não fazia ideia da sua existência (risos), mas pretendo mudar isso. Gosto muito que mesmo se tratando de uma comédia ainda podemos tirar várias lições da história e isso é bem típico dos filmes da época.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!