Depois do Sim – Taylor Jenkins Reid


Existem relacionamentos onde o amor dura a vida inteira, a cumplicidade é tão forte que o amor amadurece e transforma duas pessoas em uma só. Mas, quem nunca passou por uma crise conjugal? Quem nunca se sentiu presa num relacionamento que aparenta já ter dado o que tinha que dar? Atire a primeira pedra quem ama seu parceiro do mesmo jeito que a 10, 20 anos atrás. Depois do sim fala sobre um relacionamento assim, que começou com um encontro inusitado e que se transformou em um grande amor. Porém, vem se desgastando ao longo dos anos e de repente se vê diante do basta, chega, não aguento mais!

O livro nos traz a história de amor entre Lauren e Ryan, que começou na faculdade e que já dura onze anos. Foram anos de parceria, de amor, cumplicidade, rotina e finalmente brigas. Brigas que se tornaram diárias, intensas e por qualquer motivo. Ambos se sentem cansados, esgotados de tantas discussões e depois de um dia intenso delas eles se deparam com uma dura realidade: eles não se amam mais. E o que fazer diante dessa constatação? Como viver juntos depois de descobrirem algo assim? 

Depois de uma conversa constrangedora, cheia de mágoas eles finalmente decidem se separar, não ainda definitivamente, eles estipulam um prazo de um ano longe um do outro, sem telefonemas, mensagens, sem se verem literalmente. Começa então um ano difícil, diferente e esclarecedor para esse casal.

O livro é narrado sob a perspectiva de Lauren, vamos adentrar na vida desse casal através de seus olhos, eles que já passaram por muita coisa juntos, e que vêem um amor que parecia que ia durar para sempre se transformar numa rotina cansativa e chata. 

Lauren é um personagem que podemos reconhecer em nós mesmos, com defeitos, falhas e um coração enorme. Conhecer sua família, seus amigos, a intensidade de seus sentimentos por cada um deles foi um dos pontos fortes da narrativa, mas o melhor mesmo foi ver o quanto ela cresce, se conhece, se aventura, se permite viver durante o período longe de Ryan. Ela nos mostra sua força, sua coragem e seus muitos erros ao lembrar-se de todos os anos de casada, revivendo cada briga, cada tentativa de diálogo frustrada, cada noite dormindo ao lado do homem que ama ou que um dia amou.
Quem nunca precisou parar e pensar no que fez da sua vida, onde errou e acertou ao longo de uma relação a dois, não sabe o que é um casamento.

Lauren é sim um personagem falho, mas que sabe admitir seus erros e sabe também reconhecer os erros dos outros. Conhecê-la e me aventurar em sua trajetória de vida foi um prazer inenarrável. 

Amei conhecer a escrita de Taylor Jenkins Reid, que se mostrou leve, profunda e muito fácil de entender, apesar dos diálogos entre aspas que sempre me incomodam nas leituras feitas assim. Espero ter o prazer de conhecer outras obras da autora que tem fama de ser boa em tudo que escreve.

Recomendo muito essa leitura, acho que ela seria uma ótima pedida para uma leitura coletiva entre pessoas que já vivem em um relacionamento. O livro nos leva a reflexão, ao desejo de melhorar a nós mesmos e perante o companheiro, e nos faz querer tornar nossos relacionamentos algo ainda mais prazeroso.

Após onze anos de casamento, Lauren e Ryan chegam à triste conclusão de que não estão felizes juntos. Esse poderia ser o fim, mas para os dois é só o começo. Eles vão passar por um ano diferente de tudo aquilo que já viveram, no qual aprenderão muito mais sobre si mesmos do que seriam capazes de imaginar. "Depois do sim" é uma história sobre o que acontece quando a paixão parece não estar mais lá. Sobre as várias facetas do amor. Sobre aprender a mantê-lo, perdê-lo, redescobri-lo e aceitá-lo como ele é. Acima de tudo, é a história de um casal preso nas armadilhas de seus hábitos e manias, mas disposto a buscar um novo e inusitado caminho para fazer dar certo.

10 comentários

  1. Li dois livros da autora(Taylor Jones e Os Sete Maridos) e não vejo a hora de ter todos os livros dela em mãos.
    A autora chegou pra ficar e cada dia que passa, os elogios ao seu trabalho só aumentam!
    Viver um relacionamento é algo não muito fácil. Pois sim, todos passamos por crises, brigas e sim, separações também.
    Mas a gente que tem um coração regado a amor, vive torcendo para que o sentimento bom seja o vencedor.
    Espero de coração, ler esse livro o quanto antes!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, Angela.
      Invejinha de você por ter os outros livros da autora, logo tiro o atraso e compro pra mim, rsrsrs
      Certeza absoluta que você vai amar Depois do sim. Leia e depois volta para trocarmos figurinhas. Bjs

      Excluir
  2. Suas resenhas me deixam de água na boca ele tão boas que são.
    Já quero esse livro.
    Parabéns Lena.
    Aguardando a resenha do SEU livro😉

    ResponderExcluir
  3. Olá Leninha
    Ainda não li nenhum livro dessa autora e sinceramente esse é o que mais desejo ler .
    Pois trata de um tema que eu gosto .Imagine a angústia que é quando se descobre que depois de onze anos de casados o casal náo se suportam mais .É um tema bem real e
    muito atual .Eu faço parte de um grupo de casais onde nós sempre estamos aprendendo como manter um casamento saudável .então esse é um tema que eu gosto de ver como é desenvolvido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai se deliciar com a leitura de Depois do sim, e vai tirar muito proveito dos ensinamentos e lições que encontrará no livro, eu guardei para a vida, e já estou praticando o "ser sincero sempre", vale muito a pena.
      Bjs

      Excluir
  4. Olá! Eita que mesmo sem ter lido nada da autora até o momento eu já me considero super fã das suas histórias e a cada novo livro fico ainda mais empolgada em mudar isso de uma vez! E acredito que seu sucesso seja justamente por ela trazer livros com enredos tão ligados ao nosso dia-a-dia, trazendo personagens tão reais que a comparação chega a ser inevitável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábia constatação, agora só falta ler os livros da autora. Bora, tá esperando o que?!
      rsrsrsrs

      Excluir
  5. Leninha!
    Nada li da autora, mas taí um livro que gostaria de ler muito (já até anotei aqui), porque todos que temos relacionamentos longos,temos de ir descobrindo ao longo dos anos, formas de nos reconquistarmos e nos redescobrirmos e o livro parece que traz os possíveis 'erros' que aconteceram com o casal, então ler pode ajudar, concorda?
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa ver se consigo explicar. O livro não é um manual de dicas de relacionamento, ele nos mostra um casal que cansou, que chegou ao fim da linha, que supõe que o amor acabou e separados conseguem ver onde cometeu os erros que os levaram até aquela constatação. Um ótima leitura para nos analisarmos também, muitos dos erros cometidos pelo casal, como por exemplo não ser sincero um com o outro os levou ao fim, só aí já podemos ver a profundidade .
      Leia, Rudy, você vai apreciar muito a leitura.
      Bjs

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!