Analisando a música: Sonho Lindo - Paulo Ricardo


Hoje a canção que ilustra o analisando a música fala de amor, daquele amor escondido, que como a letra diz “Foi por medo de perder que eu perdi”. O tipo de amor que dói por não ter sido concluído, o “eu te amo” que ficou engasgado na garganta, que por omissão acabou, é finito. Estou falando de Sonho Lindo, na voz rouca e sensual de Paulo Ricardo.

A música faz parte do álbum “Amor de Verdade” - 1999, de Paulo Ricardo e ficou muito conhecida por ter sido a abertura da novela A Usurpadora, novela mexicana apresentada pelo SBT.
 
Agora vamos à letra e a minha humilde análise:

Sonho Lindo - Paulo Ricardo

Sonho lindo que se foi
Esperança que esqueci
Foi por medo de perder que eu perdi

Um relacionamento que terminou, que não tem mais chances, que acabou e que tem por único culpado o medo de se entregar.

Tanto eu tinha pra dizer
Tanta coisa eu calei
Foi por medo de sofrer que sofri

Às vezes nos calamos e deixamos de ser sinceros num relacionamento, talvez por medo de abrir o coração, por medo de sofre, e enfim acabamos sofrendo.

Foi pensando em me guardar
E querendo não querer
Me dizendo pra esquecer
Foi pensando só em mim
Que eu pensei só em você

Deixamos de nos entregar por inteiro, sem querer sentir o que realmente nos faz feliz, sendo egoístas, poupando a dor da gente e culpando o outro pela nossa fraqueza.

Foi tentando me afastar
Foi negando o meu amor
Foi por não querer amar que eu amei... você.

Tai a realidade, negando-se amar, sentir, é que acabamos perdendo o amor. Para concluir: amor é entrega, se não for para estar por inteiro nele é melhor não amar. 

Concluindo: Essa música, em minha opinião, fala sobre amar e não saber demonstrar. Mesmo estando do lado da pessoa amada a entrega não é completa, deixando de falar, de se abrir acabamos afastando a pessoa que está do nosso lado. Um amor que acabou por falta de diálogo, cheio de medos, receios e vazios. E a dura realidade, por medo de sofrer, negando os sentimentos é que finalmente reconheceu que amou e perdeu!


Música: Sonho Lindo
Interpretada por: Paulo Ricardo 
Compositores: Carlos De Carvalho Colla / Mauricio Barrozo Netto Duboc

 

Então é isso, espero que todos tenham curtido essa pequena análise dessa música que mesmo triste nos deixa uma bela lição.


10 comentários

  1. Olá Leninha
    Gosto tanto desse quadro .concordo com as suas análises sobre essa bela canção. E concordo ainda mais sobre a voz 'rouca e sensual 'do bonitão Paulo Ricardo Aí que saudades !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uia, também concordo que o cantor deixa a música bem mais empolgante, rsrsrs
      Bjs, Eliane.

      Excluir
  2. Olá! Ai ai que essa música embalou muitas das minhas tardes, pois a cada nova reprise da novela, estava eu lá firme e forte, até porque não perderia a chance de acompanhar Paola e Paulina por nada neh (risos), mas voltando a música, eu sou fã do Paulo Ricardo e a maneira ímpar que tem de nos brindar com músicas maravilhosas, aliás, a que ele canta naquela outra novela também do SBT (Pérola Negra) também é linda #ficaadica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elizete linda do meu coração, você nem sabe que essa música indicada do Paulo Ricardo (TUDO POR NADA) foi a primeira música analisada por mim, porque ela fala de TRAIÇÃO. Fiz o post no face e daí veio a inspiração para criar essa coluna aqui no blog.
      Qualquer hora coloco ela aqui para todos analisarem comigo.
      Ah, quem nunca assistiu A Usurpadora que atire a primeira pedra, sempre na parte da tarde no SBT, eu devo ter visto as 6 vezes que reprisou, em 2000, 2005, 2007, 2013, 2015 e 2016! rsrsrs
      Bjs

      Excluir
  3. Leninha!
    Amo rock pop e como tal, amo Paulo Ricardo e ainda tenho um motivo a mais, dei um CD (na época em que ainda se ouvia CD) e um aparelho de CD para mainha em um dos aniversários dela e ela amava ouvir Paulo Ricardo e claro Roberto Carlos, ídolo dela, mas essa é outra história.
    Posso estar errada, mas prefiro 'pecar' por falar e ser sincera, do que esconder os sentimentos e pensamentos e dei sorte, porque Manoel também é assim e talvez por isso, estaremos completando 21 anos de casadas depois de amanhã... Melhor falar que calar.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lembrança linda, Rudy.
      Quanto ao que você diz sobre a sinceridade no casamento, concordo com você, imagino um relacionamento sem um diálogo honesto, deve ser um peso enorme para se carregar. Meus 30 anos de casada foram embasado na sinceridade, no diálogo constante, em nunca guardar mágoas, e nunca dormir brigados.
      Ah, parabéns adiantada pelas Bodas de Zircão. Que os 21 se multipliquem com muito amor e sinceridade entre o casal. Abraço no Manoel!
      Bjs

      Excluir
  4. Ah dona Paola rs
    Eu já fui noveleira, hoje não mais. Mas penso que foram muitas novelas embaladas com trilhas sonoras do Paulo.
    Essa não é uma música dele que é favorita por mim, mas foi impossível não me deixar viajar no vídeo e sentir sim, a dor do amor não dito.
    Li uma frase esses dias que dizia isso: " Eu a amei por 50 anos e agora ela partiu. E alguém pergunta, mas ela te amou também? Ela nunca soube, foi a resposta!"
    As vezes, o medo da rejeição, do amor não correspondido, faz com que muitos de nós amemos sozinhos. E sim, todos passamos por isso em algum momento!
    Amo esse quadro no blog e amei fazer a viagem agora!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todas as canções que Paulo Ricardo deixou nas novelas marcaram de alguma maneira. Essa também não é a minha favorita, mas com certeza embalou alguns beijos meus, rsrsrs
      Devo ser horrível amar e não ter coragem de se declarar, eu sempre fui de tomar a iniciativa, jamais guardei amores só para mim, se eu gostava logo me declarava, algumas vezes rolou namoro, outras não, mas jamais fiquei na duvida do que poderia ter sido, ponto.
      Bjs

      Excluir
  5. Oi, Leninha!
    Sou encantada pela voz do Paulo Ricardo, e Sonho Lindo na voz dele pra mim ficou linda demais! ❤
    Amei sua interpretação dela! Me lembrou de vários livros que li onde os protagonistas tinham medo de amar, ainda bem que no final deles eles não perderam a pessoa amada, diferente da música... Bjos!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!