A Essência do Mal - Luca D'Andrea


Desde o início eu sabia que o desfecho desse livro resultaria em desgraça.
E teve mesmo, pra completo destempero do meu nervo.
Não, isso não é spoiler, é só uma evidente dedução das primeiras páginas e da sinopse.

A essência do mal é um suspense investigativo que vai irritar os afoitos pela evidente lentidão da narrativa, mas ao mesmo tempo, vai empolgar os que cagam pra ação e são chegado naquele negócio de cada hora aparece uma peça pra montar o quebra cabeça.

Eu, no meio disso aí?
Sou a de lua, do tipo que depende do meu estado de espírito, mas fiquei de boa com a paradice da história.

Por falar na dita, vamos a ela:
O mocinho é roteirista de documentários e viaja pra Itália a fim de passar um tempo na casa do sogro. Só que ao invés de sossegar o facho, ele decide fazer um documentário sobre a vida dos socorristas das montanhas.

Num belo dia, no entanto, dá uma merda tão incrivelmente medonha e horrorosa que ele quase morre. Aqui, eu adoraria soltar um spoiler, mas não quero ser chamada de adoradora de satã.

Aí, esposa de mocinho-hiperativo pede pra ele passar um ano sabático porque tá danado esse rabo quente e ele acaba prometendo a ela que ia desacelerar.
Até um dia em que ouve (de enxerido) uma conversa sobre um assassinato brutal e não resolvido de três jovens, trinta anos antes. Porém, ao invés do “vida que segue”, mocinho-alvoraçado decide averiguar a coisa toda, mesmo não tendo bosta alguma a ver com isso.

A partir daí, inicia-se um loop infinito: o cara faz cagada em nome da bisbilhotice, a mulher dele emputece, a comunidade emputece, arrebentam a cara dele, ele fala que não vai fazer mais cagada, daí ele faz cagada sim, a esposa emputece de novo e a coisa toda vai nesse ciclo de merda.

Eu mesma tive necessidade de entrar no livro e estapear o sujeito. Em várias partes, nutri por ele um ranço maior que por alcachofra. Mocinho-desatinado era completa e estupidamente egoísta e incauto. Fazia qualquer coisa pra abrandar a bosta da curiosidade. Enfia no ____ essa curiosidade porque a família tem nada a ver com isso!

Entretanto, não poderia deixar de dizer que o tempo todo lutei bravamente pra não ir até a última página desse desgraçado livro pra saber o que - afinal - aconteceu no rai da montanha com as vítimas.
E concluí que não tenho maturidade pra suspense. Nem saúde emocional porque minha curiosidade é uma vadia descompensada cujo objetivo é me atiçar incansavelmente até eu fazer merda. Tipo, ler o final da história na metade do livro.
Fui guerreira.
Mereço brigadeiros.

E te falo que o final explica perfeitamente o título do livro: A essência do mal.
_______ que o pariu, viu?

Recomendo apenas para os que estão na base do Rivotril.
😉

Um lugar amaldiçoado.
Um caso abandonado.
Um assassino que não deixa rastros.
Jeremiah Salinger ganha a vida fazendo documentários, até que se muda com a família para uma região remota da Itália. Lá, após um acidente com o helicóptero em que está fazendo uma filmagem, passa a ser atormentado pela ideia de que existe nas montanhas ao redor uma força que não consegue entender e a que chama de A Besta.
Anos depois, em um passeio com a filha no Bletterbach — um desfiladeiro com toneladas de fósseis —, Jeremiah escuta uma conversa que lhe dá um novo foco na vida. Em 1985, três jovens foram mortos ali, e seus corpos, desmembrados por um assassino que nunca foi descoberto. 
Para solucionar o mistério, que marcou uma cidade inteira por décadas, Jeremiah mergulha em um quebra-cabeça macabro e fascinante.


4 comentários

  1. Se existir outra pessoa que faça resenhas tão ímpares quanto essa menina, eu preciso conhecer, pois são as melhores.
    E me fez ficar lendo a resenha e olhando meu rai de exemplar fechado na estante ainda rs
    Sim, eu pretendo desencalhar o abençoado esse ano.
    Eu amo um suspense degustado aos poucos e como já vivo na base dos tarja preta, sinto que não terei problemas rsrsrsrs
    Adorei!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Tícia!
    Fiquei imaginando você lendo um livro de suspense...kkkk
    Na verdade minha curiosa parte do ponto quee: por que o coitado apanhava tanto dos moradores? Ele conseguiu desvendar o mistério no final ou acaba morrendo de pancada?
    Fiquei curiosa, viu?
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Olá! Ai ai que tu foi guerreira mesmo, eu tenho certeza que não teria essa força para não olhar as últimas páginas, mas confesso que ao mesmo tempo em que fiquei curiosa com o desfecho da história, já não simpatizei com o nosso protagonista, por isso, fiquei na dúvida se encararia ou não esse “desafio”.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!