[Resenha] Série Bridgerton

Muito bem.
Cabei de cabar a tão elogiada/esculhambada série Bridgerton.
Mas antes de golfar sobre o assunto, confesso que ao me deparar com a referida nas minhas incursões pela Netflix, caguei pra ela.
Sim, afrontados fãs, zero intenção de assistir.

Mas aí, começou um intempestivo tumulto na minha timeline de satisfeitas X insatisfeitas. Foi textão pra todo lado: indignadas com a adaptação conclamando seu emputecimento e, no extremo oposto, favoráveis em altissonantes brados, refutando as inconformadas. E a réplica virava tréplica e lá vai __éplica... mas fica a certeza de que, lá no fundo, uma queria arregaçar a outra de pancada.

Daí, cheguei a conclusão de que não haveria conclusão e fui assistir logo pra acabar com essa merda.
Curiosidade é uma vadia.

Bem, pra início de conversa, devo mencionar que minha fanfarrona memória não me permite lembrar dos livros, fora um trocinho aqui, outro acolá. Mas tal desgraçada desmemoração foi conveniente porque não chafurdei naquele tormento das comparações inevitáveis entre livro e filme.
Ou seja, se você espera desta que vos tecla um paralelo entre os dois, deu ruim.

Mas te garanto uma coisa:
A-M-E-I a série!
Véi... sério...
Como teve gente que não gostou?
Se foi pelas incoerências históricas, as gambiarras equivocadas ou porque você idealizou a coisa toda bem diferente, te aconselho a cagar pra tais detalhes.
A adaptação foi muito boa pra garrar ódio.

Eu, por exemplo, não imaginava o Simon daquele jeito. Minha criatividade é incapaz de conceber aquilo tudo e aqui jaz meu autocontrole porque só pode ser avacalhação ter que refrear meus delírios mais impudicos e que Deus me ajude.
Ainda tô destemperada.

Mas para você, caro leitor, que foi jogado nesse post sem fazer ideia do que é Bridgerton, te ajudo com um brevíssimo resumo porque sou uma alma benevolente.

Início do século XIX, Londres.
A história toda sucede na alta sociedade que, para ser sucinta, é um bando de gente que não faz bosta nenhuma da vida a não ser falar dos outros, redefinir o significado de hipócrita, desencalhar as filhas, se jogar nos bailes, tomar chá, ficar de putaria e outras ociosidades.

Daí, temos os Bridgertons, família rica e influente, com oito filhos. Mas tudo é focado na Daphne, que está debutando naquele ano. Entendendo que “debutar” é caçar marido.
Nesse meio tempo, chega à cidade o Simon, duque solteiro gostosudo e cheio do vil metal. E como a mulherada só tinha a cara de besta, caiu matando doidamente.

Só que Vossa Graça - o farto em envergadura peitoral - fugia do casamento como eu fujo de alcachofra e, por algumas situações inusitadas, combinou com a mocinha: cortejaria a criatura pra despertar interesse da homarada - conhecida por pensar com o pinto - até ela conseguir um candidato apropriado. De quebra, ele se livraria das encalhadas e suas afoitas mães.

Daí, eles colocam o plano em prática até que tudo desanda porque começa um tal de fazer rabo doce e dá-lhe confusão que seria resolvida com uma merda de conversa e surge um príncipe interessado, é pé na bunda, duelo, sanha por personagem, casamento por escândalo e o resto você tem que assistir.

Amei.
O visual é lindo. As roupas, o cenário, o panorama, os atores, tudo encaixou. Se tá diferente do livro, viajei nessa, mas gostei MUITO do que vi ali.
Para as insatisfeitas... eu entendo. Mas convido sua senhoria a assistir de novo, sem comparações e expectativas, com um olhar novo.
Vai que o ranço desapega?

Eu?
Tô aqui, ainda me refazendo do efeito duque, maldizendo a infeliz realidade de ter que esperar a segunda temporada.
Só brigadeiro pra dar conta.

Recomendo muito, mas muito MESMO!
😉

6 comentários

  1. ola quabto burburinho a respeito dessa serie !
    eu até agora não li nenhuma resenha negativa dessa serie .Todas a resenhas que li foram muito positivas . eu amo series de epoca ,assisti algumas que não são tão conhecidas e gostei muito . como eu ainda não li o livro só vou ver depois de ler.
    Achou que vou gostar ,não porque é da Julia Quim ,mas sim por ser o tipo de serie que eu realmente gosto.tem algumas series que assisti e paro de assistir sem a menor hesitação,mas serie de epoca eu vou ate´ o fim .

    ResponderExcluir
  2. Acho que não poderia ser diferente a crítica desse sucesso da dona Netflix que destoou as moçoilas afoitas e não afoitas.
    Eu me segurei ao máximo para não ver a série assim que ela foi lançada, mas dancei com gosto. Passei a virada do ano, sonhando com um Duque pra chamar de meu e sorrindo de orelha a orelha por ter sido pega de surpresa, já que nunca li nenhum dos livros da série.
    Se estou ansiosa pela segunda temporada? Muito.
    Se entendo que não gostou? Não. Vê "traveis" que viu errado rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Tícia!
    Minha memória está cada vez pior, a cada ano fica mais falha, acredito que Alzheimer vai chegar mais cedo do que imaginava...:(
    Li apenas dois livros da série e ainda não assisti o filme porque não gosto quando uma série fica muito badalada, sempre espero mais um pouco, porém os comentários são bem como falaou: uns amaram outros odiarem...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ticia!
    Assim como aconteceu com sua timeline a minha também ficou cheia de comentários sobre a série Bridgerton, e confesso que me diverti muito vendo as interações rsrs, tirando claro, os comentários preconceituosos :(
    Eu não assisti a série, mas embarquei na leitura da série de livros em 2016 - li todos exceto O Conde Enfeitiçado e E Viveram Felizes Para Sempre -, confesso que não é minha série preferida de romance de época, e igual a sua memória a minha também não é lá essas coisas rsrs... lembro de algumas coisas, dos principais enredos, então se eu fosse assistir a série - algo que até o momento não tenho vontade - eu também não iria ficar comparando o livro com a série o tempo todo, o que concordo com você ser uma coisa boa... Sei que para qualquer leitor é um sonho ter o livro que o encantou adaptado, mas acho que devemos está cientes que é raro a adaptação ser 100% igual ao seu livro, as comparações são inevitáveis, mas como a Julia Quinnn mesma disse "Não é o livro. Nunca será o livro."... A série não é melhor que o livro ou vice-versa, eles são diferentes...
    Amei sua definição da alta sociedade no início do século XIX, colocou em palavras o que eu pensei dela :)
    Ah, pelo que vi você não é a única sofrendo pelo efeito do duque, eu nem assisti e estou babando por ele rsrs, o ator Regé-Jean Page é muito lindo 😍 e pelos trechos que vi arrasou no papel de Simon.
    Enfim, amei sua resenha da série! Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Confesso que estava bem dividida em relação a série, como fã dos livros e já sabendo que as adaptações quase nunca me agradam, relutei um pouquinho para assistir, entenda-se um pouquinho como UM DIA, sim, porque minha mãe não me perdoaria e meu pai me deserdaria se eu passasse o Natal em frente ao PC, então depois de ter cumprindo meu papel de filha com PERFEIÇÂO, passei o dia 26 maratonando a série e por mais que tenha ficado um tantinho decepcionada com algumas coisitas, não posso deixar de falar (escrever) que a série foi muito bem feita e não deixou a desejar em quase nenhum quesito, então si me vi rendida, mas com ressalvas

    ResponderExcluir
  6. Eu confesso que já estava ansiosa pela série por tanto burburinho que estava tendo, ainda não li os livros mas quero ler logo, todos eles, o primeiro quero ver as diferenças que tem entre livro e série...ah e o segundo do querido Anthony, quero muito saber o caminho trilhado por ele. Eu fiquei extremamente encantada com a série, tudo lindo e maravilhoso. O que eu mais acho interessante nesses romances de época é as analises que podemos fazer do período histórico a qual se refere, claro muito que temos a parte ficcional, mas não podemos deixar de lado que a construção da obra é pautada na realidade do período. Daphne representa a mocinha inocente, sonho de todo homem.. por outro lado Siena, digo que amei a personagem e a acho merecedora de todo amor do mundo, mas para o contexto da obra, ela não é uma mulher honrada e digna de casar com um visconde, Anthony. Ah Eloise! vejo como uma menina forte e a frente do seu tempo, não está nem ai para o casamento... tantos personagens, tantas histórias, cada uma digna de um livro só seu!! estou maravilhada com essa história!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!