Top 5 - Melhores Leituras do Ano


2020 chega ao fim cheio de controvérsias: um ano atípico, permeado pelo confinamento, pelo medo e pela incerteza; pela distância física. Mas também um ano cheio de descobertas: novas maneiras de trocar afetos, estabelecer relações e novas e fantásticas leituras. 2020 não deixou ninguém ileso e quero deixar meu abraço (virtual!) a todos que, de alguma forma, foram afetados por esse turbilhão.

Dito isto, partimos pra a razão de ser deste post, o tradicional "Top 5" com as melhores leituras do ano. É sempre muito difícil hankear leituras e, para mim, especialmente este ano, ainda mais doloroso, pois foi um ano de leituras tão magníficas. Mas, escolhi aqui os 5 que mais me tocaram, emocionaram, me fizeram perceber - e crer - no poder da literatura. Bora lá?

Cem Anos de Solidão - Gabriel García Márquez

O clássico dos clássicos do realismo fantástico! Sim, este ano li Cem Anos de Solidão e passei uma boa temporada ao lado das gerações e gerações dia Buendía. É um livro que exerce um magnetismo no leitor: atravessa gerações, brinca e flerta com nossa imaginação, e tem uma linguagem e narrativa autêntica, incomparável. Gabo, sem dúvidas, foi uma grande surpresa de 2020.

A Pele das Coisas - Taylane Cruz

Passei o ano falando dessa autora, panfletando suas obras, implorando para que todos lessem. Taylane é uma cronista que observa o cotidiano e o transforma em palavra - danada de coisa bonita! Com três livros lançados - e lidos e resenhados por mim - trouxe A Pele das Coisas porque acho que ele representa muito bem a literatura de Taylane: visceral, singela e permeada por pequenas existências cheias de significados. Leiam!

Sul da Fronteira, Oeste do Sol - Haruki Murakami

Finalmente eu li Murakami! E não poderia ter começado melhor: Sul da Fronteira, Oeste do Sol, é um tipo de romance de formação (?) que acompanha a vida de um solitário filho único em busca da adequação da vida. Claro, é uma história muito mais complexa e cheia de nuances - dizem que coisa típica de Murakami. Fato é que esse livro me arrebatou: com suas narrativas, metáforas, passagens dolorosas. Humanidade escancarada da melhor forma.

O Olho mais Azul - Toni Morrison

Eu poderia simplesmente dizer "Querida, Pecola" e tentar, ao menos tentar, palavrear a experiência que é ler Toni Morrison. Era uma autora que eu queria ler há muito tempo e que acabou me caindo nas mãos este ano. Toni Morrison é magnífica em todas nas partes mais dolorosas dos seus personagens. Não é um livro fácil, é preciso vivê-lo em sua plenitude: deixar que Morrison te conduza, passo a passo. Ninguém sai ileso da história dessas Pecolas.

Meu Quintal é Maior do que o Mundo - Manoel De Barros

Não é surpresa que sou um leitor assíduo de poesias, né? Pois bem, Manoel não poderia estar de fora desta lista, com suas palavras de "insignificância". Esta obra é mais um complicado de poemas, costurados pelo fio da vida, garpados de outras obras e reunidos neste volume como numa grande festa. A gente comemora o feito e dança com cada verso!

E vocês, quais foram as leituras mais marcantes deste ano? Espero que em 2021 possamos continuar juntinhos, compartilhando literatura e fazendo a arte reinar! ♥️

P.S.: não custa lembrar que a gente precisa continuar tomando cuidados nessas comemorações de fim de ano, né? Confio em vocês.


4 comentários

  1. Olá! Nunca antes na história desse país eu mandei tanto abraço virtual, principalmente por acompanhar meus sobrinhos nas suas aulas que sempre terminavam com essa frase! 2020 realmente foi um ano para lá de desafiador, maluco, assustador e de mudanças, o que era uma “gripezinha” parou literalmente o mundo inteiro e nos fez dar valor a coisas antes, por muitas vezes, consideradas banais. E graças aos meus livros (queridos) eu consegui passar por isso mais ou menos sã (risos), definitivamente é complicado escolher apenas 5 leituras, mas vou tentar, sem dúvida, meu número 1 vai para Pelo amor de Cassandra, eu estava tão ansiosa por esse livro e simplesmente devorei ele em um dia e amei cada página lida, Um conto de duas cidades, Eleanor e Grey, Daqui pra baixo e Jane Eyre também foram leituras incríveis. E que venha 2021!!!

    ResponderExcluir
  2. Ronaldo!
    Realmente o ano foi bem atípco e para mim, bem doloroso, porque amo abraçar e estar em contato com as pessoas e passeia esses 9 meses trancada dentro de casa com o maridão, que aliviou um pouco minha forma de demonstrar afeto.
    Quanto as leituras, bem escolhidas.
    Já li Cem anos de solidão e gostei.
    Amo poesias e contos, portanto, bem escolhido Monoel de Barros.
    Quanto a mim, não tem coo escolher, porque cerca de 117 livros e lembrar os do começo do ano, fica ipossível, mas foi um ano de ´´otimas leituras.
    Que venha 2021 para aplacar nossas expectativas e que seja repleto de boas leituras e realização.
    Feliz 2021!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Hoje bem cedinho olhando as lembranças de 2019 e vendo eu mesma reclamar daquele ano, me pego surpresa por ter esperado tanto desse ano e? Deus ter traçado novos rumos a todos nós e pelo andar da carruagem, muito ainda irá acontecer e pela imprudência do povo, não será nada bom :(
    Eu li bastante nesse ano, fiquei feliz comigo mesma por ter quebrado meus medos, ter aumentado os remédios,mas sim, estar encerrando hoje com minha família em saúde!
    Tudo que li nesse ano me marcou, pois cada livro lido é uma vitória,mas deixo O Labirinto do Fauno que acredito ter sido o mais desejado!!
    Beijo e oh, que você e sua família tenham um novo inteiro de saúde, paz, alegrias e cura!

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Ola Ronaldo
    Realmente 2020foi um ano para ser lembrado como um dificil ,doloroso ,um ano em que sonhos foram altetados ,planos foram esquecidos ,abracos aperto de máo e beijos foram proibidos
    Minhas leituras foram medianas .li bastante romance de banca.
    Desejo a voce um ano novo cheio de esperança e saude .
    Que tenhamos otimas leituras !!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!