Se não fosse você – Colleen Hoover


Não diferente dos romances de Colleen Hoover, Se não fosse você traz uma história emocionante e intrigante, cheia de dramas, segredos e complexas relações familiares. Contado sob as perspectivas de Clara e Morgan, mãe e filha, o livro se debruça nesse intricado vínculo para explorar os limites das mentiras que são contadas para proteger alguém.

Quem me acompanha por aqui sabe o quão significativas são as histórias de CoHo para mim. Gosto da maneira como suas tramas são, ao mesmo tempo, recheadas de tensão e sentimento, numa mistura narrativa que leva o leitor do riso às lágrimas em questão de parágrafos.

Neste livro, a maternidade é o ponto central do desenrolar do enredo. Clara é uma adolescente que se sente sufocada pelos caminhos que os pais ditam; sua relação é ainda mais complicada com a mãe, Morgan, que engravidou aos dezesseis anos e teme que a filha siga os mesmos passos. O pai de Clara e marido de Morgan, Chris, parece ser o que sustenta a família. Só que isso está prestes a mudar.

A história de Se não fosse você não é previsível e seu enredo é bem conturbado, como na maioria – senão todos – dos seus livros. É um livro intenso, que, em certa medida, utiliza os mesmos elementos de outros livros da autora, mas ainda assim inovando na forma e na construção criativa de seus personagens.

O ponto alto, sem dúvidas, é essa dupla visão de tudo que acontece. Temos uma voz mais adolescente e rebelde de Clara, que é contrabalanceada pela narração mais madura e lúcida de Morgan, em um estilo interessante e muito bem explorado.

É sobretudo uma história sobre perdão, recomeços e o poder dos vínculos construídos. Instigante, as palavras de Colleen Hoover machucam e saram, causando em nós um sentimento de empatia que comove. Se nos é dolorido ver a relação de Morgan e Clara – sendo interpelada por obstáculos do começo ao fim – é muito catártico entender a complexidade dessa relação em uma possível redenção, ao final.

Enfim, leitura recomendadíssima. Acredito que é um livro que vai acalentar os corações dos fãs da autora, mas também é uma ótima porta para leitores começarem a lê-la. 
Boa leitura!

Morgan e Clara Grant são mãe e filha, e aparentemente não têm nada em comum.

Morgan engravidou muito nova, com dezesseis anos, e está determinada a evitar que sua filha passe pelas mesmas dificuldades que enfrentou. Colocando sempre a família em primeiro plano, Morgan deixou os próprios sonhos de lado para dedicar-se à filha e ao marido.

Clara, por sua vez, não quer seguir os passos da mãe – ela não consegue enxergar nada de espontâneo na personalidade de Morgan. No auge dos seus dezesseis anos, seu maior desejo é ir para a universidade estudar teatro, mesmo que os pais não incentivem a carreira.

Com personalidades incompatíveis e objetivos divergentes, a convivência entre Morgan e Clara está cada dia mais insustentável. A única pessoa capaz de criar um ambiente de paz é Chris – marido de Morgan, pai de Clara, o porto seguro da família. Mas essa paz é quebrada após um trágico acidente que muda completamente a vida das duas.

Enquanto Morgan luta para reconstruir tudo que desabou ao seu redor e encontra conforto na última pessoa que esperava, Clara só aumenta sua lista de rebeldias. Com o passar dos dias, novos segredos, ressentimentos e mal-entendidos fazem com que mãe e filha se afastem ainda mais... e a distância aumenta tanto ao ponto de uma reaproximação se tornar improvável. Depois de tanto tempo distantes e com muita coisa não dita, será que ainda há chances de que tudo fique bem?

6 comentários

  1. Olá, tudo bem?

    Tenho acompanhado seu blog há algum tempo e recentemente fiz uma lista de blogs literários ativos em 2020, que está disponivel na Pousada Nerd. Coloquei seu blog na lista como ele aparentemente está ativo.

    Estou pensando em criar uma iniciativa para realizar sorteios e estimular os comentários nos blogs participantes, se tiver interesse, diga um oi no nosso site. Estarei acompanhando seu trabalho.

    Um abraço

    Marcos Mariano/Pousada Nerd

    https://www.pousadanerd.com/174-blogs-literarios-para-buscar-parcerias/

    ResponderExcluir
  2. Muita vontade mergulhar nesse universo da CoHo e como li somente alguns livros dela, a maioria deles está na listinha de desejados!
    A autora consegue trazer essa gama de sentimentos, de situações que nos colocam dentro da história, sentindo de verdade tudo que ali está.
    Este é um dos que está na minha listinha de desejados e espero ter ele e outros da autora em mãos o quanto antes!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Olá! Ai ai que eu tenho uma relação um tanto conturbada com a autora, já fui daquelas que devora seus livros em questão de horas, mas uma ou duas histórias acabaram por me decepcionar de uma maneira que hoje não me vejo lendo muito de suas obras, claro que a vontade ainda está aqui, mas adormecida, e a cada nova sinopse me vejo tentada a dar mais uma chance. Essa por exemplo, parece ser daquelas histórias que te deixam em frangalhos, mas ao mesmo tempo acalentado pela tão esperada redenção. É pelo visto falta bem pouco para enfim terminar esse jejum de CoHo (risos).

    ResponderExcluir
  4. Ronaldo!
    Acredito que o que mais identifica os leitores nas leituras dos livros da autora, é justamente as situações que ela mostra através das personagens mais adolescente ou jovem adultos, porque são do cotidiano deles.
    Aqui ela traz essa sensacional história que tem muito drama, mas também perdão, amizade e entendimento.
    Acho que vou ter de preparar a caixinha de lenços...kkk
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Preciso conhecer a escrita da Colleen Hoover, tenho Todas as suas Imperfeições e vou colocar na TBR para o próximo ano. Já vi elogios e algumas críticas com esse livro, quando tiver oportunidade espero gostar dessa leitura mas um que está na lista de desejados é Assim que acaba, vejo que esse é um dos queridinhos dos fãs da autora.

    ResponderExcluir
  6. Ola Ronaldo
    Ainda náo conheço a escrita da Coollen Hoover .mas por tudo o que ja li a respeito de seus livros ela gosta da abordar as intricadas relaçoes familiares sempre puxando para o lado do drama.Esse livro mostra exatamente isso de como é dificil as vezes uma relaçáo de máe e filha .some se nesse caso o fato da mâe ser táo jovem .e com isso ela bate de frente com sua filha adolescente .sáo relaçoes conflituosas e que requer das duas oartes o querer se entender é uma aceitar a escolhas da outra .mas tambem é uma relaçáo onde deve prevalecer o perdáo a amizade e o respeito .

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!