Na Corda Bamba - Kiley Reid

Não me lembro qual foi a última vez em que li um livro no embalo, porque é lançamento ou porque está todo mundo falando nele. Mas assim que peguei o livro Na Corda Bamba sabia que precisava ler imediatamente, um pouco pelo mote atualíssimo, mas principalmente porque quando comecei a ler não consegui parar.

A maneira como a autora escreve é leve e de fácil entendimento. Uma leitura bem fluida que quando você percebe já está tão adiantada que esqueceu que tem que parar para comer ou ir ao banheiro, aí você se dá conta do quanto está envolvida.

Claro que a história não se resume só ao que é citado na sinopse, a autora não se prende a apenas um fato fazendo a leitura girar somente em volta dele, ela vai contando um pouco sobre os personagens, desvendando seus segredos, atiçando nossa curiosidade, e enredando o leitor numa vontade louca de saber mais e até onde vai chegar.

Emira, nossa protagonista passa por uma situação que poderia deixar qualquer um transtornado. Ela é acusada de roubar uma criança, pelo simples fato de ser negra, a criança ser branca e se encontrar num supermercado à noite, isso poderia desestabilizar qualquer um. Mas, apesar de tudo, Emira parece apenas querer esquecer o fato, mesmo que todos ao seu redor fiquem tentando motivá-la a tomar uma atitude, mover uma ação, entrar numa briga que certamente irá ganhar. Mas nossa garota só quer esquecer, deixar para lá, apagar o acontecido da lembrança.

É aí que outros personagens vão aparecendo e dando sustância ao enredo. Seus patrões brancos e influentes, suas amigas incríveis e suas opiniões acertadas,  o rapaz que filmou o fato no supermercado e a pequena Briar que dá um toque especial a toda a trama. Aos poucos vamos vendo que a história é bem mais consistente, e que fatos bem escondidos virão à tona, deixando o livro muito interessante, dinâmico e importante para os dias atuais.

Queria falar mais, porém não quero entregar nada que atrapalhe a leitura dos amigos. Só preciso frisar o quanto é importante uma leitura assim, para abrir os olhos, fazer refletir, dar base e enfim, deixar o leitor mais antenado em assuntos que podem fazer a diferença hoje em dia.

Gostei bastante da leitura. Conhecer tantos personagens incríveis sempre faz muito bem a qualquer leitor. Apesar de esperar que o tema racismo fosse mais explorado, deu para sentir que a autora queria falar bem mais do que só sobre isso. E claro, ela conseguiu.
Recomendo a leitura para ontem.

Certa noite, num supermercado de um bairro rico, Emira Tucker, uma jovem negra que trabalha como babá, é abordada por um segurança que a acusa de ter sequestrado Briar, a garotinha branca que está com ela. Uma pequena multidão se reúne, alguém faz um vídeo da situação e a comoção só termina quando o pai da criança aparece.

Alix, a mãe de Briar, fica chocada com o ocorrido. Bem-sucedida e dona de uma marca envolvida na luta pelo empoderamento feminino, ela decide que Emira merece justiça e resolve fazer de tudo para que isso aconteça.

A própria Emira, porém, só quer deixar a história para trás. Aos 25 anos, trabalhando sem carteira assinada e prestes a perder o seguro-saúde, ela está às voltas com os desafios da vida adulta e a última coisa que quer é ser exposta pela divulgação dessas imagens.

Mas, quando uma parte do passado de Alix vem à tona, ela e Emira são confrontadas com verdades que podem mudar para sempre o que elas pensam uma sobre a outra e sobre si mesmas.

Um romance essencial para os tempos atuais, Na corda bamba fala sobre como o racismo e o privilégio afetam as relações interpessoais no dia a dia. Com uma narrativa vibrante e provocativa, é também uma reflexão sobre como a necessidade de “fazer a coisa certa” pode nos colocar, às vezes irreversivelmente, no caminho errado.

12 comentários

  1. Gente! Que sinopse e resenha!
    Eu ainda não tinha visto ou lido sobre o livro,mas fiquei aqui com o coração pequenino só de imaginar uma situação assim, mesmo a gente vendo isso acontecer praticamente todos os dias, na vida real.
    Os negros tem sofrido uma vida inteira e com tristeza, nunca poderemos consertar esse erro!
    Adorei e com certeza, vou querer me emocionar também!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São tantos contratempos, situações e segredos nesse livro que esse fato foi só a ponta do iceberg. Precisa ler, Angela.
      Bjs

      Excluir
  2. Olá! Acredita que esse livro vive passando pela minha timeline, mas para ser sincera ainda não parei para saber mais sobre a história, justamente por todo esse burburinho em torno dele, fiquei meio que com medo de me decepcionar, mas pelo visto, estou só perdendo tempo hein! A história parece ser incrível, além de nos fazer refletir um bocado, partiu colocar na listinha sem medo nenhum!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, direto deixamos ótimas histórias para traz apenas porque o livro não nos chamou a atenção da maneira devida. Na Corda Bamba me chamou pela capa, depois que fui ler a sinopse e percebi que precisava ler. Não me arrependi, muito pelo contrário.
      Leia, Elizete.
      Bjs

      Excluir
  3. ola Leninha
    ainda não tinha lido resenha sobre esse livro
    é revoltante como o ser humano ainda julga as pessoas só por causa da cor da pele.
    E é uma situação tão atual infelizmente ,quantos negros são vitimas de racismos ,sofrem com isso. E a gente pergunta Ate´ quando?
    Eu passei por uma situação quase semelhante ,pois sou morena de cabelos crespos e meu segundo filho nasceu loiro e com olhos azuis e quando eu saia com ele eu notava olhares curiosos ,algumas pessoas faziam comentarios em tom de inveja .
    quero ler o livro para saber como a autora conduz esse caso .
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela soube conduzir de forma plausível e bem coerente, mas só lendo para sentir mesmo.
      Recomendo a leitura.
      Bjs

      Excluir
  4. Leninha!
    Você explicou tão direitinho.
    Hoje em dia temos de ler mais livros desse tipo, que falam sobre o racismo e outros assuntos importantes, para podermos mudar nossa mente e nosso comportamente.
    Claro que para sabermos a fundo do que se trata temos de ler e vou ver se descubro onde encontrar o livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, esse livro é lançamento da Arqueiro, tem na Amazon o livro físico e o E-book.
      Corre e adquira o seu.
      Bjs

      Excluir
  5. Creio que ja aconteceu um caso parecido em algum lugar e acontece direto quando um negro é bem sucedido, tem uma casa linda ou o carro do ano. Esse livro me tocou bastante, quero muito ler e saber o que acontece com a personagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente casos de racismo acontecem todos os dias, triste realidade. Oremos para que um dia histórias assim sejam só na ficção.
      Bjs

      Excluir
  6. São poucos livros que leio por causa do hype em torno dele, mas esse com certeza é um que vou colocar na lista de leituras.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!