A blogosfera literária resiste!


Quanto vale manter um blog literário hoje em dia? Como manter leitores, como conseguir leitores, como continuar resistindo na blogosfera mesmo em tempos de igs literários, booktube e tantos outros canais de comunicação possíveis e potenciais para falar de livros, narrativas e literatura?

Conheci o Sempre Romântica há muitos anos, quando na internet os espaços para conversar sobre livros eram mais limitados do que hoje. Sempre admirei o trabalho de Leninha no blog: resenhas honestas, novidades no mercado editorial, autores, editoras, encontrávamos de tudo no Sempre Romântica.

Encontrei aqui um meio potencializador para canalizar toda minha energia literária juvenil; ao tempo em que lia, parecia encontrar outros leitores dispostos a conversar sobre isso comigo – e aqui, nesse mesmo espaço que ainda resiste e segue firme na internet.

Manter um blog literário não é fácil: exige criatividade, disposição e muito, muito tempo. Para uma resenha chegar até vocês a gente precisa ler um livro, refletir sobre ele, sentar, escrever, reescrever, revisar, perguntar pro amigo se tá legal, encontrar uma foto bacana pra ilustrar, organizar o post, enfim... desistir é o caminho mais fácil e óbvio depois de tanto tempo.

Por isso ter um blog literário é um ato de resistência. Por isso o Sempre Romântica é esse ato de resistência – que se adapta aos novos tempos, é verdade (viram só o novo layout?), mas que segue firme seu propósito inicial e primordial: ser um espaço virtual de encontro para leitores de todo o Brasil – e do mundo, ora!

Hoje, como colunista, me sinto feliz e honrado por contribuir para que o universo da blogosfera literária exista (e resista). É através dela que a gente continua gerando literatura e fazendo do mundo um lugar cheio de histórias, sonhos e livros.

Obrigado a você, que continua aqui com a gente, acreditando nesse sonho e na possibilidade de torná-lo cada vez mais real. Tomo a liberdade pra falar em nome de Leninha e dizer que esse espaço é nosso, de todos nós leitores, e é incrível que o tenhamos, é incrível ser parte dessa blogosfera – e, principalmente, do Sempre Romântica.

Que continuemos resistindo e fazendo disso aqui um lugar onde podemos ser nós mesmos, para encontrarmos novos amigos, criarmos novos laços e conversarmos... conversarmos muito sobre literatura!



6 comentários

  1. Super verdade!

    Mesmo em meio a tantas dificuldades, resistimos!

    Beijo,

    Samantha Monteiro
    Degrau de Letras

    ResponderExcluir
  2. É graças a essa resistência, que pessoas como eu, que não tem uma livraria na cidade, um sebo e só podemos comprar livros pela internet,vemos nossos olhos se abrirem a todo momento!
    É graças a dedicação de pessoas como vocês, que nós aqui do outro lado, rimos, choramos, aprendemos e agradecemos infinitamente todos os dias!
    Que vocês durem só enquanto o amor aos livros, filmes e a cultura existirem.
    Quanto a mim??
    Só posso agradecer!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Ronaldo!
    Bem verdade tudo que disse... somos a resistência do mundo literário que tem o prazer de elaborar um bom conteúdo para que os seguidores não nos deixem e para que possamos divulgar cada vez mais nossos tão amados livros.
    Estão de parabéns o Sempre Romântica e todos os blogs que persistem nessa caminhada de luz.
    cheirnhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Olá! Sem dúvidas não é fácil manter tudo isso no ar (ainda mais por tanto tempo), mas definitivamente é para lá de gratificante poder compartilhar o amor pela leitura, pelos livros, pelos filmes e porque não pela vida. Graças ao blog e tantos outros tive a oportunidade de conhecer autores e histórias maravilhosas e é a ele que recorro quando tenho aquela ressaca literária ou aquela dúvida em relação a certos livros e não poderia faltar aquela conferida em resenhas das nossas histórias favoritas.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ronaldo!
    Realmente, manter um blog ativo na blogosfera dá um trabalhão, hein?! Por isso admiro muito os blogs literários.
    Conheço o Sempre Romântica há anos, acho que foi mais ou menos em 2009, no começo só acompanhava as postagens mas com um tempo comecei a interagir mais... Então, eu sou do tempo dos blogs, hoje em dia até acompanho alguns igs literários e uma vez perdida acompanho um ou outro booktube, mas os blogs literários é onde estou sempre presente, confesso que prefiro mais esse formato rsrs.
    Ah, as resenhas sinceras aqui no blog é sem dúvida um dos motivos que me faz acompanhar o Sempre Romântica, é uma opinião verdadeira que dá pra confiar... Aliás, falando em resenhas, parabéns pelas resenhas, de vez em quando tento fazer uma resenha mas ó coisa difícil de se fazer, viu?! Principalmente quando se trata de um livro que me deixou completamente apaixonada... Por isso sempre tento lembrar de parabenizar os autores das resenhas que leio.
    O novo layout está lindo demais, né?! Me apaixonei! 😍
    Enfim, obrigada pela dedicação de vocês a esse espaço, e que o Sempre Romântica continuei resistindo e que possamos comemorar muitos e muitos outros aniversários!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. ola
    Nao consigo imaginar o quão trabalhoso deve ser manter um blog ,onde há tanta outras midias sociais .Mas o Sempre Romantica continua firme como um rio que não pára nos obstaculos .mas ele os contorna e segue firme
    EU vou continuar firme e forte aqui ,pois aqui é onde gosto de estar .
    tenho instagram ,twiter,mas o lugar mais seguro que gosto de estar é nos blogs
    Que o Sempre Romantica continue como um rio ,não parando nos obstaculos ,mas os contornando .
    bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!