Em cartaz – Um Amor de Filme: Inimigo Meu

Hoje a coluna Em cartaz – Um Amor de Filme traz uma história de ficção científica e bem futurista para o ano de 1985. Com vocês Inimigo Meu, um clássico da Sessão da Tarde. Imagine um universo onde humanos e alienígenas lutam por um lugar no espaço, ocupando territórios inimagináveis em busca de um lugar ao sol?! Pois é, temos aqui uma história exatamente assim.

O filme é basicamente isso: Um humano e um alienígena do planeta Dracon são forçados a conviver num terceiro planeta desabitado e perigoso. No início, os dois se confrontam, mas logo percebem que, para sobreviver, precisam se unir, o que resulta numa inesperada amizade.

O filme é baseado num conto de Barry B. Longyear e começou a ser produzido em 1984 na Islândia. O idioma falado pelo alienígena Jeriba foi criado para o filme, e são palavras russas ditas ao contrário, ficou perfeito.

A história acontece num futuro não tão distante assim, entre os anos de 2092 e 2095, imagina isso?!

Eu adoro esse filme, Dennis Quaid (Davidge) está perfeito no papel de humano desbravador do espaço, e nosso querido alienígena do planeta Draco Louis Gossett Jr. (Jeriba) também se destaca por ser um ser bem mais “humano” do que muitos que existem por aí. 

O filme retrata o confronto entre seres totalmente diferentes, mas que somente juntos irão conseguir sobreviver, criando assim cenas bem complexas e até divertidas, mas sem perder em momento algum o drama dessa situação inóspita. O mote principal do filme é aprender a lidar com as diferenças, com o desconhecido, numa relação sempre pautada no medo e no desentendimento.

Uma das melhores cenas acontece quando Davidge faz algo que salva a vida dos dois e ele pergunta ao Jeriba: Onde você estaria sem mim?! E Jeriba responde: Em Casa! Porque foi por culpa de Davidge que as naves dos dois foram parar naquele planeta hostil, rsrsrs.

Não sei se é fácil encontrar esse filme por aí, mas eu recomendo que todos assistam, vale muito a pena.

Trailer em inglês sem legendas

5 comentários

  1. Gente!!!A coluna que mais amo aqui no blog, sem sombra de dúvidas! Olha isso, que nostalgia.
    Só vou admitir que me deu um branco do caramba. Tem um lance com um ovo, não tem?? Puxa, eu vi esse filme tem séculos, mas já fui abrindo página aqui do lado e tem completo no Youtube.
    Claro que vou lá dar um refresco na memória.
    Me lembro que o ator que interpretou Jeriba teve uma infecção nos olhos por conta da maquiagem ou da máscara que era usado no alien. Eu me lembro tanto disso.
    Puxa, a trilha sonora também é muito boa!!!
    Ah, vou rever (e pescar detalhes perdidos na memória)
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não era um ovo..rs era uma nova vida!!!!!rsrsrsrs

      Excluir
    2. Então, Angela, tem um lance de uma nova vida sim e é o que dá sequência ao filme e o torna tão humano e sensível, apesar de ser uma FC. Esse com certeza é um marco do cinema, um ótimo filme, um achado!
      Bjs

      Excluir
  2. Leninha!
    Sempre fui fissurada por ficção extra terrestre e na época que esse filme passou, estava no auge dos meus estudos ufológicos e claro que tive de assistir e depois disso, já assisti várias outras vezes, porque afinal, sempre choro na cena do parto...kkkk
    Um filme com várias mensagens subliminares, mas a principal é realmente a questão da igualdade, independente de que mundo e que ser se é...
    Grande pedida.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Olá! Confesso que o gênero não me atrai tanto assim, deve ser por isso, que essa é a primeira vez que leio algo relacionado a esse filme, mas mesmo não sendo tão fã assim de FC, não posso negar que fiquei curiosa em relação a história, pois bem sei que os filmes mais antigos dão de 10 a 0 em muitos dos atuais, o jeito é procurar para assistir (risos).

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!