Em cartaz – Um Amor de Filme: Xanadu

Hoje tenho o prazer de apresentar aos fãs dos belos clássicos do cinema o filme Xanadu. Estrelado por Olivia Newton-John, Michael Beck e o inesquecível Gene Kelly. Temos aqui uma comedia romântica/musical que foi lançado nos EUA no dia 8 de agosto de 1980.

Olivia Newton-John que tinha acabado de gravar "Grease”, outro grande clássico do gênero. Sua presença foi meio que para tentar embalar no sucesso do filme anterior e colocar a diva de volta na mídia. Olivia Newton-John, assim como no seu filme anterior, comanda boa parte das cenas musicais e nas danças ao lado de Michael Beck, e nos brindam com um belo filme. Com um visual bem no estilo anos 1970, cheio de cores e canções belíssimas. Temos então um clássico que deveria ser visto e apreciado por todos.

O filme conta a história de Kira (Olivia Newton-John) uma deusa grega da dança que vem à Terra ajudar o artista Sonny Malone (Michael Beck) a realizar seu grande sonho de abrir uma inovadora casa noturna. O experiente dançarino Danny McGuire (Gene Kelly) também contribui na empreitada, mas tudo se complica quando Kira acaba se apaixonando por Sonny, contrariando as ordens de Zeus.

A trilha sonora de Xanadu foi um dos grandes sucessos musicais de 1980. Foram lançados quatro singles: Magic, Xanadu, Suddenly, e I'm Alive. Os dois primeiros foram enormes sucessos.

A crítica americana foi unânime ao classificar o filme como insosso, porém "Xanadu, com o passar do tempo, e com tudo relativo aos anos 1980 voltando à moda, teve seu valor reconhecido pelo público e pela crítica, é claro. O filme caiu no gosto de diversas tribos, como a dos fãs de filmes trash (por trazer efeitos considerados bobocas para os dias de hoje), e dos fãs dos anos 1980 (por ser o grande marco do final da era disco, e antecipar a estética da década).

Xanadu foi o último filme em que Gene Kelly atuou, e ele soube deixar sua marca com uma atuação belíssima.

Se você nunca assistiu a um filme do gênero musical, com danças sob patins, numa discoteca anos 1970, você não sabe o que está perdendo.

6 comentários

  1. Penso eu(como leiga) que o único erro desse filme foi ter sido essa parte de ter "usado" Olívia logo após o sucesso arrasador de Grease!
    Todo mundo foi com expectativa demais e isso na época, foi quase que como um tiro no pé.
    A trilha sonora é fabulosa e creio que se o ver hoje, saberei sim, dar o devido valro a este filme atemporal.
    Engraçado que quer apostar uma coisa?? Poucos irão se lembrar desse trabalho de Olívia. Por vezes, penso que até ela tenha se esquecido rs
    Super vale a pena sim, só não dá para ver Grease e logo após, este!!!
    Beijo e obrigada por mais essa volta ao passado e oh, em nave de ouro!!!


    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela, acredito que o povo lembre mais desse do que Embalos a Dois, que ela fez com o John Travolta. Xanadu foi um marco da era Disco e fez muitos corações apaixonados baterem mais forte. Discordo da crítica em tudo, esses aras são pagos para falar mal de filmes que fazem o maior sucesso hoje em dia. Acredito que muitos se arrependem depois.
      Bjs

      Excluir
  2. Olá! Eita que temos aqui mais um que eu (ainda) não assisti, mas gente começo dos anos 80 eu nem sonhava em vir ao mundo (risos)! O filme parece ser bem amorzinho, adorei a parte em que eles viraram desenhos (me lembrou um pouco o filme Encantada). Uma boa pedida para os tempos atuais, poder relembrar um pouquinho dessa década tão gostosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vaia amar o filme, Elizete. Será uma viagem no tempo, num tempo em que você nem existia, rsrsrs
      Depois me conta o que achou.
      Bjs

      Excluir
  3. Leninha!
    Não sou nenhuma crítica cinematográfica, nem nada, mas confesso que vou discordar totalmente dos críticos especializados, porque nunca achei esse file nada trash, fez parte da minha adolescência, amo musicais românticos e os protagonistas são respeitados, como não gostar?
    Deu uma saudade daquela época...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também discordo com veemência, esse filme é maravilhoso, lindo, encantador e fez corações apaixonados baterem mais forte. Esses críticos sabem de nada, rsrsrs

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!