E começou 2020 - Metas Literárias

Mal começou o ano e cá estou eu tentando definir metas para minhas leituras em 2020. Todo começo de ano é a mesma coisa, a gente senta para fazer um balanço do que leu no ano anterior — eu até fiz uma retrospectiva de tudo que rolou no blog —, e começa a programar as metas de leitura; o que quer ler, o que espera das editoras no quesito lançamentos e tudo o mais. Quem me conhece sabe que sou a mulher das listas, eu sempre faço metas, planejo o que vou ler, porém infelizmente nem sempre consigo cumprir com meus objetivos. Então aqui vão algumas perguntinhas que a gente sempre se faz quando chega janeiro. Veja minhas respostas e elabore as suas.

1. Quantos livros você já leu esse ano?

Bem, não se passaram nem três dias do ano, mas já li o livro Eu Avisei, da Megan Maxwell. Provavelmente segunda já tem resenha, aguardem!


2. Qual a sua expectativa em termos de lançamentos para 2020?

Eu espero ler mais romances de época esse ano, e também mais livros da coleção Romances de Hoje da Editora Arqueiro, eu amei os que li em 2019. Esse ano pretendo ler mais, como sempre. Focar mais em horários e claro, nas minhas metas. Quero conhecer novos autores e me aventurar um pouco em outros gêneros, no suspense policial, por exemplo. Tive ótimas leituras nesse estilo em anos anteriores. Ler também mais no meu Kindle, os livros digitais estão aumentando suas publicações a olhos vistos, preciso ler e-books com mais frequência. No mais, a expectativa é bem positiva para novas leituras.


3. Tem alguma meta de leitura mensal?

Sempre. Pelo menos 4 livros por mês para fechar com pelo menos 52 leituras/ano.


4. Quantos livros pretende ler esse ano.

Sempre na meta dos 52 anos por ano, um por semana.


5. Do que já leu o que mais gostou.

Esperava bem mais do livro da Megan Maxwell, mas até entendo que ela estava começando — esse foi seu primeiro livro publicado —, e que melhorou bastante ao longo de sua carreira. 


6. Você já tem uma lista com os nomes do livro que pretende ler.

Não faz pergunta difícil!!! Claro que tenho listas e mais listas de livros que pretendo ler, mas esse ano a lista só tem um livro por enquanto. Acredite quem quiser. É ele:  Uma Herdeira Apaixonada – Lisa Kleypas.


7. Tem uma meta de gastos com livros para o ano.

Vou repetir a mesma resposta que dei ano passado: minha meta de compras é para a Bienal, que esse ano será em São Paulo, em Novembro. Então tá longe para pensar em compras, até porque tenho tantos livros para ler que tenho até medo de morrer antes que leia pelo menos os das inúmeras listas de metas. Meu gasto geralmente fica em torno de 500 reais, um pouco menos, ou mais, dependendo dos livros que estão em promoção. Já compras em casa eu evito, a não ser que esteja muito, mais muito barato.


8. Que livro você mais deseja ler que está na sua estante.

Quero ler pelo menos um livro da Francine Rivers, tenho três na estante. Um deles estava na meta do ano passado, e infelizmente não consegui ler, daí ganhei mais dois dela, ou seja, preciso ler pelo menos um.


9. Está participando de algum desafio literário?

Não, prefiro não me comprometer com desafios literários propostos por blogs, ig’s e afins. Medo de não cumprir nem mesmo os meus desafios, imagina me envolver com outros. Sou muito correta quando entro em um desafio, me cobro muito, e na minha idade a gente tem que deixar fluir sem pressões. 


10. O que você diria para você mesma agora no inicio do ano.

Vou dizer para mim o mesmo que disse ano passado e foi o que eu fiz:
Leia no seu tempo, Leninha. Leia com prazer, com carinho por cada livro. Leia sem medo de rir ou chorar, leia com a expectativa de que cada livro vai fazer a diferença na sua vida. Leia sem medo de se emocionar, de aprender com os erros dos personagens, de absorver cada lição que o livro lhe trará. Apenas leia, com o coração e a alma, mas leia intensamente. 


Então é isso, espero que você tenham gostado dessa Tag que eu criei ano passado. Deixe-me mais questões nos comentários, responda minhas perguntas também, adoraria saber quais são suas metas de leitura para 2020. Beijokas!

11 comentários

  1. Angela? Pega o conselho da Leninha e leia em voz alta para você algumas vezes??? Por favor???
    É o que digo a mim neste momento! 2019 não foi um ano bom para mim, falo em matéria de saúde(falta dela) Minha visão começou a dar muitos problemas e nem sei como será agora em 2020. Por isso, prometi a mim mesma que lerei o quanto puder, mas sempre me fazendo feliz em primeiro lugar!
    Vou ler sempre e no tempo que der, sem forçar, sem engolir nada que me incomode.
    Estou feliz pois já terminei um livro também e oh, hoje é dia 03 ainda!!!E já estou em outro( e o melhor, vou engatilhar 04 histórias nacionais)
    Me dei uma meta de 50 livros para este ano e de 366 filmes(séries não contam.rs mas as verei também)
    Irei me superar!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. V ou torcer muito para que você cumpra suas metas e que Deus te abençoe com a cura. Fim do ano a gente conversa, tá bom?!
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá! Amo tags, então borá lá, eu já li Eu avisei, fiquei curiosa com a sua opinião. 1. Eu ainda não li nenhum livro esse ano, mas comecei Nocturna. 2. Ahh esses lançamentos sempre me deixam com aquele sorriso fácil, esse nova da Julia Quinn já está na minha lista de desejados. 3. Não tenho nenhuma meta, aliás, esse é o ano da não meta, mas seria um sonho ler mais de um livro por mês, 4. Mas seguimos com a não meta (risos). 5. Estou gostando desse mundo novo de magia que estou conhecendo, estou bem no comecinho, mas tá fluindo bem. 6. Lista não tenho não, mas tenho uma estante cheia de livros não lidos e pretendo mudar isso esse ano. 7. A meta é não gastar, mas se for um lançamento e junto vier aquele brinde fica difícil resistir, também me programei para ir à Bienal (espero te encontrar por lá) e pretendo completar algumas das minhas coleções que ainda faltam alguns livros. 8. Quero muito ler Um lugar bem longe daqui e a garota do casaco azul, já até sei que vou precisar de lencinhos. 9. Nada de desafios, principalmente agora em janeiro que vou ter aula de inglês every day (OMG). 10. Vai com calma, que tudo vai dar certo, menos é mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem não tem metas até que você tem bastante objetivos, né?! Rsrsrsrs
      O ano vai ser bom, você vai ver.
      Beijos!

      Excluir
  3. Leninha!
    Adoro listas para muitas coisas, mas para metas de leitura, não faço, vou lendo a cada mês, escolho pela vontade de ler naquele mês e assim vou.
    E é bem como falou, não adianta forçar leitura, temos de ler no nosso tempo e como dá.
    A única meta que coloquei esse anno é ler a Série Mediadora da Meg CAbot, mas vou ler um livro por mês.
    Desejo boas leituras.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ter metas também é uma meta, não é verdade?! Espero que você consiga continuar assim, sem compromissos sérios e lendo levemente.
      Ah, que você consiga ler a série da Meg Cabot, dizem que é muito boa.
      Bjs

      Excluir
  4. Oi Leninha, tudo bem? Eu amo fazer metas literárias, acho super importante anotar os livros que pretendo ler no ano, para me estimular a realmente lê-los. Não fico chateada quando não consigo realizar a leitura de todos mas, fico feliz por te tentado e conhecido história incríveis.
    Feliz 2020 com leituras enriquecedoras pra você!

    Viviane Almeida
    http://resenhasdaviviane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei seu jeito de pensar, metas não são para se obrigar a ler, mas para ter um foco, caso não consiga cumprir que fique a sensação de dever cumprido, de ler no próximo ano.
      Beijokas!

      Excluir
  5. Oi amiga, também nunca li nenhum livro da Francine Rivers, tenho apenas um dela na estante, o A Ponte de Raven que, confesso, comprei pela capa. Ano passado li APENAS 26 livros, uma vergonha, este ano quer chegar ao menos os 50. Já fiz a minha listinha dos 12 livros para 2020 e já estou no segundo deles, Hehe.
    Tomara que 2020 seja um ano mais promissor para as leituras, vamos com fé.
    Boa leitura para nós!!!

    Van

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Van, você não sabe o que está perdendo não lendo Francine Rivers. Esse livro que você citou eu também tenho e não li, mas ta na lista de metas.
      Vergonha por ter lido "apenas" 26 livros?! Que é isso amiga?! Tem gente que sonha ler apenas 10 e não tem tempo! Ler 26 livros é uma vitória, mas vou torcer pelos 50 esse ano, que você tenha mais tempo.
      Beijokas!

      Excluir
  6. Esse ano foi terrível para mim por diversos motivos porém um deles foi o fato de ter sido diagnosticada com depressão e isso afetou muito as minhas leituras Que Eu Sou acostumada a ler ao menos 100 livros no ano acabei conseguindo ler somente 15 por isso vou começar 2020 não colocando metas Poxa me sentir muito insuficiente por não ter cumprido nenhuma das que eu coloquei para 2019 acho que as coisas funcionam comigo quando eu vou no meu próprio tempo mas adorei essa tag

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!