Retrospectiva Literária 2019


Esse foi um ano maravilhoso no quesito boas leituras, e pela primeira vez trago uma retrospectiva literária para mostrar como foi o ano do blog.

Primeiramente irei falar das minhas leituras. Fora 42 livros lidos, cada um melhor do que o outro.  Claro, bem menos do que eu gostaria, mas ta na média. Dentre os livros lidos 34 foram físicos e 8 e-books.  E só para constar li 18 romances de época, sendo 3 nacionais. E nacionais no geral foram 11 livros. Quer coisa melhor do que ver tanto autor nacional sendo prestigiado por aqui?! Sem falar do Comentarista Nota 10 que só presenteou com livros dos nossos autores nacionais, espero continuar só dando nacionais autografados em 2020. 

Participei de vários eventos literários, sendo o mais importante a Bienal Internacional do livro no Rio de Janeiro, onde revi muitos amigos, autores e participei de muitos momentos únicos, que vão ficar para sempre na memória. E aqui em Brasília fui mediadora de dois eventos incríveis: 6º Encontro Nacional de Fãs de Romances de Época, da Editora Arqueiro e do Encontro de Leitores de Stephen King, da Companhia das Letras. Posso garantir que os dois foram ótimos.

Criei também, meio fora do contexto, uma nova coluna no blog, que fez o maior sucesso, a coluna Em Cartaz – Um Amor de Filme, com 28 postagens que nos rendeu muita interação. Ela continua em 2020, com certeza.

Claro que eu não poderia deixar de citar meus caros e amados colunistas.

O Ronaldo compareceu ativamente no blog esse ano, com 28 resenhas maravilhosas, sendo várias de autores nacionais. Trouxe a poesia e os contos para o blog com muita delicadeza, todos nós gostamos muito.
O Maurício resenhou apenas 3 livros, mas trouxe um pouco mais sobre a Segunda Guerra Mundial para os fãs do gênero. São resenhas imperdíveis, com certeza.

E claro que eu não poderia esquecer das Tags. Foram 9 postadas esse ano e todas bem divertidas. Com certeza vale a pena dar uma olhada.


Então é isso, pessoal. 2019 foi muito bom, divertido e cheio de aventuras e emoções. Espero que em 2020 eu leia mais, que haja mais interação e que eu possa presentear meus comentaristas com mais livros e mimos. Foi bom ter vocês aqui comigo!

4 comentários

  1. ola Leninha
    Deve ser maravilhoso fazer esse balanço literario e ver que o tanto de coisas maravilhosas acontecerm
    Embora conheça o blog ha muito tempo so passei a comentar uns ha uns dpis anos e aqui e um cantinho muito especial
    Mauricio e Ronaldo sáo otimos colunistas e gosto das indicaçoes deles
    a coluna em Cartaz e otima e vi pela primeira muitos filmes indicados aqui
    amei as tags e a resenha do blog que ficou marcado para mim foi do livro Vem comigo
    ah e como eu gostaria de partipar desse encontro de fâs do generoRomances de Epoca
    pena aue Brasilia fica tao longe de minha cidade rsrs
    desejo um feliz e abenćoado 2020
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Época do ano que me traz duas sensações totalmente opostas:feliz demais por ter concluído mais um ano e olha, este 2019 foi um caos na minha vida pessoal. Mas tenho fé que 2020 será de alegrias!Amém!!!
    Eu acredito que tenha lido nessa faixa também. Minha "meta" nunca colocada no papel era de no mínimo 50 livros. Creio que cheguei perto e isso me dá uma satisfação enorme.
    Para quem briga com a visão(falta dela) todos os dias, uma página lida é comemorada com vigor!!!!
    Amei estar este ano todo aqui no blog e só tenho a agradecer a vocês por trazerem sempre resenhas, a coluna de filmes que amo de coração, Tags, dicas valiosas!!!
    Aprendi demais principalmente sobre literatura nacional aqui com vocês e isso é coisa que levarei comigo para sempre.
    Que o próximo ano seja de alegrias, paz e bênçãos a todos nós!!!!!
    Feliz 2020!!!!!

    Beijo
    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Olá! Conheci o blog a pouco tempo, por isso, foi bom demais estar por aqui nesse 2019 tão caótico, não sou tão organizada assim para saber ao certo quantos livros li, mas foram alguns (mais de 50 com certeza)! A coluna Em cartaz foi a minha favorita, foi incrível rever tantos filmes bons que marcaram minha infância, adolescência e ainda marcam (#soudessas). Que venha 2020 com muito mais resenhas, dicas, livros, amor, saúde e muita coisa boa (nós bem que merecemos, afinal sobreviver a 2019 sã não foi para qualquer um hein)!

    ResponderExcluir
  4. Leninha!
    Acho bem bacana fazer essa retrospectiva, trazendo o levantamento de tudo que aconteceu no blog e sobre suas leituras e resenhas, bem como dos seus colaboradores também. PARABÉNS para todos e que 2020 seja um ano pleno e com muito boas leituras.
    Fiquei de trazer minhas melhores leituras do ano e aqui está o link: https://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2019/12/melhores-do-ano-01-nacionais-e.html
    Um novo ano carregado de esperança e amor no coração!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!