Lelicot: O Deserto de Cinzas - Thuany Barbosa

Esse é o livro de estréia da autora nacional Thuany Barbosa, e quem diria que aquela moça delicada que conheci na Bienal do Rio seria capaz de colocar tanta força e personalidade numa história?! Claro, ela ser tão delicada não quer dizer nada, talento se esconde nas pessoas mais singelas, e não foi surpresa nenhuma me apaixonar por uma fantasia distópica em um mundo pós-apocalíptico.

Quem me conhece sabe que meu universo são os romances românticos, com uma boa dose de drama, e que às vezes até arrisco ler um ou outro gênero, para sair da zona de conforto, mas dificilmente me veem lendo fantasia. Com certeza ler Lelicot: O Deserto de Cinzas foi um desafio para lá de prazeroso, me senti num universo paralelo, com um mundo de possibilidades para desvendar. 

Thuany Barbosa consegue nos transportar para um lugar incomum, onde personagens carismáticos e enigmáticos nos são apresentados com a simplicidade que se apresenta a um velho conhecido. Não foi difícil se envolver com a narrativa que traz muita ação e emoção, sem em nenhum momento perder o fio condutor da trama.

Não quero falar nada sobre o enredo, até para não quebrar o encanto que é desvendar cada página dessa história incrível, e que é apenas o princípio de uma distopia que tem tudo para despontar entre as melhores já escritas por um autor nacional. Está certo que não sou referência de indicações de livros com fantasia e tal, mas me impressionou o tamanho da criatividade e da perspicácia dessa narrativa.

Gavião Cinza é um personagem que marca o leitor, ele não é um ser perfeito, nem ao menos passa perto disso, mas tá aí uma das coisas que mais amo na literatura nacional, quando o autor nos presenteia com personagens com qualidades e defeitos, e o ego de Gavião Cinza ultrapassa o aceitável, por assim dizer.

Apesar de muita coisa ficar no ar — acredito que tudo será explicado nos próximos volumes da série —, deu para ter uma ideia central do que a autora quer passar com essa história fantasiosa, mas que de certa maneira pareceu bem verossímil.
Com certeza teremos muitas emoções nos livros que ainda estão por vir, fiquei deveras curiosa com o que ainda teremos pela frente.

Palmas para esse talento nacional, não vejo a hora de ler o próximo livro da série.

A resistência vem de onde menos se espera.
Todos se lembram quando a família de Crica foi assassinada pelo rei. Alguns dizem ainda ouvir os gritos, mas não ousam tocar no assunto. Tudo foi esquecido e a garota foi enviada para cumprir pena nas minas, onde possivelmente morreu. Ninguém se atreveu a proteger qualquer um deles.
Mas Gavião Cinza, seu amigo de infância, um menino mendigo, jamais a esqueceu. Ele cresceu e se tornou membro da resistência ao rei, a Ordem Secreta dos Murmuradores. A corrida para impedir que a Ordem seja revelada vai forçar Gavião a reviver seu passado mais doloroso. Ele vai buscar a verdade sobre a morte da amiga. Afinal, alguns dizem que ela está viva.
A verdade demanda coragem e a luta até o fim.
Será que ele será capaz de lutar por tudo o que acredita para salvar aqueles que ama?

8 comentários

  1. Leninha, tudo bem? Poxa, amei a resenha! Fico muito feliz que vc tenha gostado. De verdade. Acho que vou dar uma maneira no ego do Gav no próximo livro hahaha. Obrigada pela dica. Amei demais. 💓

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi só um comentário, Thuany, mudar o egocentrismo de Gav pode fazer com que ele perca um pouco da sua personalidade, deixa ele assim mesmo, eu até gostei, rsrsrrs
      Que bom que você gostou da minha resenha, eu amei sua história e quero mais.
      Bjs

      Excluir
  2. Puxa, dá um orgulho danado na gente, leitor, quando vê e sente uma resenha desta forma. A nossa literatura é incrível e a cada dia, somos surpreendidos com trabalhos assim, reais e tão lindos e com enredos fantásticos. Ainda vou conseguir entender quem se nega a ler nacionais.
    Mas..pra gente que ama nacional, esta é uma dica valiosa e como não conhecia a obra, fiquei encantada não somente com a capa(que é maravilhosa)mas também com o enredo, que traz este universo à parte e personagens que tem sim, estes defeitinhos, mas também a realidade.
    Gavião Cinza..fiquei curiosa!
    Já vai para a lista de desejados!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai gostar muito dessa história, Angela. Pode acreditar que o universo criado pela Thuany é bem palpável, dá para se imaginar nos lugares propostos na narrativa.
      Bjs e... aventure-se!

      Excluir
  3. Leninha!
    Gostei de ver que se arriscou de sair da sua zona de conforto, para poder apreciar uma bela fantasia nacional e bem escrita.
    Cada vez mais me apaixono por nossos auores, tão criativos e genuínos... e a Thuany parece que surpreendeu positivamente de várias frmas, ainda mais trazendo um personagem com defeitos e qualidades e tornando a história bem próximo do real.
    Sucesso!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom varia, não é verdade?!
      Sempre que faço isso me dou bem, principalmente quando é nacional, nossos meninos nunca me decepcionam.
      Bom te ver, Rudy.
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá! Como assim, dificilmente ler fantasia?! (#chocada) esse é o meu segundo gênero literário favorito da VIDA, perdendo apenas para os meus belos e sempre maravilhosos romances de época, por isso, já anotei a dica e que dica hein, amei saber que teremos aqueles personagens não tão perfeitos assim, acho que isso sempre agrega um pouco mais de realidade a história, mesmo se tratando de fantasia, afinal quem é mais imperfeito que nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é porque sempre tem um drama ou um romance de época na pilha, daí como amo os dois sempre deixo a fantasia, distopia para um dia.
      Ms com certeza me dei bem na saída da zona de conforto.
      Recomendo que você se aventure no que você mais ama, e leia Lelicot.
      Depois volta para me contar.
      Bjs

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!