Tag: Hábitos Literários

Olá Românticas de plantão, tudo bem?! Hoje eu venho responder uma "TAG" mais pessoal, que eu vi lá no IG @violetaliteraria. A Tag se chama Hábitos Literários e consiste em falar sobre algo mais intimo de cada um, abrir o coração literário, tipo isso.
Então bora lá, espero que gostem? 


- Tem um lugar específico pra ler?
Gosto de ler no meu sofá ou na cama, mas ultimamente, por causa do calor, estou lendo no chão mesmo, com um ventilador ligado em minha direção. Daqui uns dias quando começar o período das chuvas volto para minha cama e para debaixo do edredom.

- Marcador ou pedaço de papel?
Marcador, sempre tenho um do blog ao alcance das minhas mãos. Ou sempre tenho o marcador do livro junto. Seria um toc?!

- Consegue parar de ler ou tem que ser no final do capítulo ou certo número de página?
Eu faço planilha de leitura, então sempre tenho página marcada para parar de ler no dia, mas caso precise parar rapidinho para fazer alguma coisa sempre paro no final do capítulo. 

- Comer ou beber enquanto lê?
Tanto faz, tenho sempre a mão um amendoim para beliscar ou outro petisco, um copo de suco para beber ou mesmo um café, se for na parte da manhã.

- Música ou TV enquanto lê?
Música. Adoro ler ouvindo música, alta, baixa, tanto faz, isso não me tira a concentração, muito pelo contrário. Porém tem que ser música boa.

-Um livro de cada vez ou dois ao mesmo tempo?
Geralmente leio um livro por vez, mas quando a pilha ta grande leio dois sim, sempre usando planilha para ler o mesmo numero de páginas de cada um, indiferente de qual eu queira ler mais rápido.

- Ler em casa ou qualquer lugar?
Leio em qualquer lugar, em casa, na rua, no ônibus, metrô, na casa de alguém. Qualquer tempinho livre tô com um livro na mão.

-Ler em voz alta ou silenciosamente?
Sempre silenciosamente, não preciso que saibam o que estou lendo e nem quero.

- Leitura contínua ou pular páginas?
Que leitura é essa que se faz pulando páginas?! Nunca vi. Então, sempre leio página por página, ponto por ponto, palavra por palavra.

- Quebrar a lombada ou mantê- lá nova?
Quebrar lombada NUNCA! Livro é para ser lido com cuidado, com carinho. Acho que é esse um dos motivos que não empresto meus livros, nem todos tem o mesmo cuidado. Se me devolverem livro com lombada quebrada eu não aceito, quero um novo.

- Escrever ou fazer anotações?
Se for para escrever que “nunca seja no livro”, se for para fazer anotações faço sempre em post-it, é para isso que eles servem, não é verdade?!


Então é isso pessoal, espero que tenham gostado. Respondam aí nos comentários quais são os seus hábitos literários, adoraria saber.

10 comentários

  1. ola bom dia GOSTEI DA TAG
    VOU responder meus habitos
    leio no meu quarto, no quintal ,na sala
    não uso nem marcador nem papel GUARDO na memoria onde parei
    gosto de ler ate no final do capitulo mas se tiver que parar eu paro sem problemas
    não como nem bebo durante as leituras .NÃO ouço musicas enquanto leio
    leio um livro de cada vez embora no momento eu decidi ler dois e me arrependi porque tenho a sensaçao que poderia me dedicar a uma leitura só e com isso terminar o livro mais rapido
    leio em casa ,no ponto do onibus ,esperando consultas medicas ,no banco
    leio em voz baixa
    não pulo paginas mesmo que a leitura seja muito ruim
    não quebro a lombada do livro
    não escrevo nem faço anotaçoes
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade naõ usava nem marcador nem papel mas depois que ganhei ums marcadores lindos que passei a usar facilita muito

      Excluir
    2. Poxa, Eliane, como a gente se parece e ao mesmo tempo é tão diferente, ssrsrsrs
      Amei saber mais sobre você.
      Bjs

      Excluir
  2. Amo Tags, pois a gente sempre aqui do outro lado, fica conhecendo um pouquinho a mais do gosto de quem está ali, escrevendo.
    E enquanto lia, fiquei pensando sobre minhas respostas!
    Leio em qualquer lugar, até encostada na pia da cozinha fazendo almoço. Como leio muito pouco por dia(tempo curto) o livro sempre fica rodando comigo a casa toda.
    Sempre marcador! Mania besta que tenho é usar um marcador até ele desgastar.rs(só aí, faço a troca)
    Paro sempre no capítulo. Tenho memória ruim demais, se não parar no capítulo, embaralho tudo.
    Normalmente só tomo café enquanto leio ou tenho a mania de encher garrafas com chá. Como tenho um rim só, bebo líquidos o dia todo. Comer nunca consigo.
    Nenhuma música no momento de leitura, mas tipo se tiver vendo um filme, consigo ler de boa.
    Sempre um livro de cada vez(Péssima memória)
    Leio em todos os lugares,menos andando hoje em dia. Já dei de cara com buracos, postes..rs aí tive que parar.
    Sempre silenciosamente, mas dizem aqui em casa, que dou risada alta ou coloco a mão na cabeça e digo Oh, não!rs
    Nunca pulo páginas e dificilmente abandono um livro. Mesmo ruim,vou até o fim.
    Nunca quebro lombada. Heresia!!!
    Não tenho hábito de anotações não. Muito menos nos livros!
    Amei!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber um pouco mais sobre você, Angela. Foi uma surpresa saber do seu problema nos rins, depois me conta como você acabou perdendo um deles.
      Bjs

      Excluir
    2. Por isso, eu amo estas Tags. Nos dão a possibilidade de saber um pouco mais sobre quem está do outro lado. Eu nasci com um canal entupido no rim direito. Acabei fazendo três cirurgias, coloquei cateter, tudo para ver se ele funcionava, mas não funcionou. Ele acabou morrendo e ficando dentro de uma bolsa de líquido(Hidronefrose). Aí como tinha o risco de infecção generalizada, pois eu vivia com infecção, acabaram por optar retirar o direito(já estava morto) Farão 03 anos agora em Novembro, aí tomo mais de 3 litros de líquidos por dia. Isso inclui chás, água..muita água!rs
      Beijo

      Excluir
  3. Olá! E vamos as minhas respostas: Não tenho um lugar específico para ler, até porque aproveito todas as oportunidades para começar uma leitura, mas se fosse colocar aquele lugar ideal, seria meu sofá. Marcador sempre, seja de papel, de fita, artesanal, dobrar as folhas, JAMAIS. Dependendo da história não dá para parar de ler não (risos), mas normalmente espero chegar até o final do capitulo, fica mais fácil na hora de retomar a leitura. Nem comer, nem beber, foco total na leitura, vai que acontece um acidente, do jeito que sou desastrada, prevenir é melhor que remediar #sóacho. Os dois, meus pais ficam maluquinhos comigo, não conseguem entender como eu posso ler, ouvir música e assistir TV, mas que eu consigo, consigo (confesso que dependendo do livro, tenho que voltar algumas páginas). Um, dois já li até três, como eu gosto de acompanhar algumas histórias pelo wattpad, acabo sempre tendo mais de uma leitura por vez, por enquanto, tá dando certo. Eu leio em qualquer lugar, no ônibus, esperando o ônibus, na fila do banco, supermercado, até no banheiro. Silenciosamente. Leitura continua, vai que acabo perdendo algum babado importante, melhor não correr esse risco. Quebrar a lombada não é uma opção, quando eu leio um livro em físico, coloco sempre uma capa para preservá-lo. Nem escrevo, nem faço anotações, acabo comentando com minha irmã sobre as leituras, mas gostaria de ser mais organizada e fazer algumas anotações (em post it, é claro) daquelas partes que eu mais curti, mas no meu caso isso é quase uma utopia.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a Tag Leninha....logo logo vou responder ;)

    Bjao
    Ana Paula
    Paixão por Leituras

    ResponderExcluir
  5. Leninha!
    Gosto dessas tags.
    Leio geralmente no sofá da sala ou na minha cama, mas por vezes, também aproveito o 'mictório'...kkkk
    Gosto de ter o marcador para marcar, mas sempre tenho um papel para ir fazendo as anotações. para as resenhas.
    Não me sinto obrigada a ler até o final do capítulo, porém prefiro fazer as paradas quando tem uma marcação de uma parte para outra ou no final mesmo de um capítulo.
    Como sou bem desastrada, prefiro não comer durante a leitura, no máximo bebo uma xícara de café ou chá.
    Tem sim de ter um fundo musical, sou movida a música.
    Ah!
    Leio vários ao mesmo tempo. Enquanto faço bicicleta ergométrica leio um, no banheiro leio outro e na sala ou quarto outro, de preferência de gêneros diferentes.
    Meu lugar preferido de ler é em casa, por causa da tranquilidade, mas leio em outros lugares também, como vou muito para médicos,na espera estou sempre lendo.
    Prefiro ler em silêncio, a não ser que leia poesias, estas gosto de ler em voz alta para poder interpretar um pouco...kkkk
    Leitura contínua. Conheço algumas pessoas que leem pulando as páginas para adiantar, mas não vejo muito sentido, porque amo cada detalhe para entender a história.
    Nem sei o que é quebrar lombada...credo!
    Nunca escrevo diretamente nos livros. As citações deixo marcada com post it e as annotações, faço em um caderno a parte. Livros limpos, por favor.
    Adorei!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá! ♡ Adorei a tag! Minhas respostas:
    1) Não, eu não tenho um lugar específico para ler, mas prefiro lugares mais calmos e confortáveis, como o meu quarto por exemplo, pois acho que desse jeito consigo me concentrar melhor na leitura. Se bem que eu já li em cada lugar barulhento kkkk.
    2) Eu prefiro usar um marcador, não necessariamente o do livro em questão, mas na hora da pressa utilizo qualquer pedaço de papel que encontro ou qualquer outra coisa que dê para marcar onde eu parei sem danificar o livro.
    3) Eu geralmente só consigo parar de ler no final do capítulo, é muito raro eu parar na metade, mas as vezes acontece de eu ter que parar antes do final, claro que nunca por vontade própria kkkk, mas caso aconteça, eu tenho que voltar o mais rápido possível para terminar o capítulo, tenho toc com isso.
    Nunca fiz planilha de leitura, mas achei muito interessante e organizado, eu queria ser organizada assim com as minhas leituras, vou tentar aderir a ideia.
    4) Depende, se for livro físico eu não me arrisco a comer nem beber nada enquanto o leio, pois sou bem desastrada e morro de medo de acabar danificando o livro de alguma maneira kkkk. Já quando o livro é digital eu arrisco dar uma beliscada em algum petisco kkk.
    5) Música enquanto leio para mim só se for instrumental, do contrário não consigo. Admiro quem consegue, pois para mim não funciona muito bem, infelizmente kkk. Televisão jamais, tira totalmente minha concentração.
    6) Tanto faz, mas acho muito legal ler dois livros ao mesmo tempo, pois quando sinto que uma das leituras não está fluindo tão bem, eu pulo para a outra e vice-versa. E se eu estiver lendo mais de um livro ao mesmo tempo, cada livro tem que ser de um gênero diferente, nunca o mesmo. Já até cheguei a ler três ou quatro livros ao mesmo tempo e até que funcionou kkkk.
    7) Qualquer lugar, mas acho que em casa é mais confortável e tranquilo, o que para mim torna a leitura ainda mais prazerosa.
    8) Silenciosamente, com certeza! Primeiro porque não quero que ninguém bisbilhote o que estou lendo e me concentro muitooo melhor se for silenciosamente.
    9) Nunca, em hipótese nenhuma, pulo páginas. Não importa o quão maçante a história esteja, não consigo pular e nem penso nisso, pois ao fazê-lo muitos detalhes são perdidos, detalhes esses que podem fazer falta depois.
    10) Mantê-la nova com toda certeza! Acho um relaxo fazer isso com um livro, igual você disse, o livro deve ser bem cuidado. Também não gosto de emprestar livros, foram raras as vezes que emprestei e sempre foi para pessoas de confiança que eu sabia que iriam cuidar muito bem deles. Meus livros são preciosos demais para mim, por isso prefiro não emprestar ♡
    11) Não costumo fazer isso, mas se for para escrever, nunca no livro, eu nunca conseguiria fazer isso com os meus preciosos kkkk, me dá uma dor no coração quando vejo alguém fazendo isso, mas claro, o livro é da pessoa e tal, mas ainda sim não concordo kkkk.
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!