O Terceiro Reich em Guerra - Richard J.Evans

E, finalmente o terceiro volume da aclamada trilogia sobre o nazismo, escrita por Richard J. Evans, escritor e historiador inglês e considerado um dos mais destacados especialistas em história da Alemanha.  Assim como os dois volumes anteriores, Evans detalha magistralmente o que foi a queda do regime nazista, o que foi o final da segunda grande guerra e nos leva a uma realidade da catástrofe nazista. Como a Alemanha chegou a destruição de si mesma e de todo um continente. Apesar da trilogia ser focada na história da Alemanha e a do nazismo, esta última obra torna-se um abrangente documento sobre a segunda guerra mundial. Pois foca em momentos decisivos, o que nos mostra um andamento minucioso do que foi feito, suas consequências, erros e acertos dos personagens que se destacaram e entraram para a história. Até para um período que já foi descrito e estudado ao extremo,  Evans consegue revelar ainda mais, com sua incomparável forma de ser detalhista em seus livros. 

Este volume possui 1038 páginas. Extenso, mas bem dividido em pequenos capítulos. Traz relatos, documentos e mapas, o que torna a leitura mais agradável e completa.

O livro nos transporta para o momento da eclosão da segunda guerra, em 1 de setembro de 1939 e vamos até o seu fim na Europa em 8 de maio de 1945.  Tudo o que foram os assassinatos em massa de milhões de judeus, chamada pelos nazista de:  a “solução final da questão judaica na Europa”. Uma narração completa da implementação da política de genocídio, políticas raciais em relação aos eslavos e as minorias como ciganos, homossexuais e delinquentes. Testemunhos de alguns dos que foram afetados, tanto os que sobreviveram, quanto os que não conseguiram. Como foi a prática dos campos de concentração, com seus comandantes dos campos da morte.

O livro começa com os atritos e invasão da Polônia em 1939, todos ao maus-tratos, exploração e os assassinatos de mulheres  e homens, judeus. Para os nazistas, e para muitos alemães, os poloneses e os “judeus orientais” eram menos humanos, e essa atitude aplicava-se também ainda com algumas diferenças, aos doentes mentais e deficientes da própria Alemanha. A expansão teve início na Polônia, mas o Terceiro Reich governou países que ocupou na Europa, recrutando milhões de trabalhadores forçados para suas fábricas de armamentos e perseguindo, detendo, deportando e assassinando judeus que viviam nas fronteiras do império nazista. Império que começou a desmoronar com a importante derrota alemã na Batalha de Stalingrado, no início de 1943. Isso tudo apenas no primeiro capítulo.

Prosseguindo, no decorrer desta última edição, vários assuntos e fatos seguem sendo abordados, como: vida religiosa, cultural e científica. Como interagiram com a guerra. Inclusive de relatos de surgimento de resistência ao nazismo, em especial dentro do próprio movimento. 

O autor nos presenteia com uma obra incrivelmente completa. Talvez, esta trilogia seja a mais abrangente e documentada de todas as que já foram feitas. Fica difícil, depois de sua criação, algum outro autor tentar ser tão, ou mais detalhista que Richard J. Evans. Uma obra que já merece um título de Clássica, para colocá-la no seu devido lugar. 


Maurício Bastos Jr nascido em 1972, veio morar em Brasília em 1980.
Hoje, artista plástico formado pela UNB, ilustrador e escritor nas horas vagas. Com dezoito anos, trabalhou na editora Thesaurus (DF) como arte-finalista e ilustrador. Montou, ilustrou e finalizou livros de vários escritores de Brasília. Conviveu diretamente com diversos poetas, romancistas e jornalistas que transitavam pelo setor gráfico de Brasília pelos anos noventa.  Foi publicitário por diversos anos. Trabalhando para clientes como BB, Caixa, Correio Brasiliense, VW, Fiat, entre muitos outros. Tocou em bandas de rock, fez exposições, colaborou com capas, vídeos e animações.  Respira literatura, arte e cinema. Ama a criação livre de preconceitos e sonha com dias melhores onde a arte (literatura, plásticas, musicais e cênicas) seja vista como prioridade social.

Um comentário

  1. Eu tenho certeza absoluta de que esta trilogia é a mais completa sobre o assunto que já foi elaborada.
    Acabei apenas tendo contato com o primeiro livro desta saga e já fiquei impressionada com tamanha descrição de todos os fatos, de lugares, de datas, de pessoas.
    Sabe, história! Pura e crua história!
    Acredito que sejam livros apenas para os amantes mesmo de enredos assim, tipo, quem só curte romance irá se sentir totalmente perdido num "livrão" destes..rs
    Mas que eu quero muito ler, isso eu quero!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!