O conto da Aia - Margaret Atwood

Olá pessoal, você já pensou na possibilidade de viver em um país no qual mulheres teriam pouquíssimos direitos ou quase nenhum, entre eles, o apenas de cuidar do lar e/ou procriar? Pois Margaret Atwood pensou, hoje falaremos sobre O conto da Aia, inspirado em 1984 de George Orwel.

É bom lembrar que a provocação inicial parte de uma perspectiva das sociedades ocidentais, e de forma alguma, ignoramos aquelas na qual o sexo feminino não possua nenhuma prerrogativa legal para sua segurança.

Pois bem, vamos para o livro. A história é uma distopia, mas não caia na armadilha de pensar num futuro distante, não! Esse futuro é muito próximo, tipo, semana que vem por exemplo; e é construído pouco a pouco pela fala da personagem principal, June, mas que terá seu nome mudado para Offred. Esse novo nome tem a ver com as novas classes sociais que foram impostas. É um tipo de justaposição que significa que determinada pessoa pertence à casa de Fulano. No caso dessa personagem, Of e Fred, nome do Comandante que ela estava vinculada. Esse nome é mudado assim que a moça é transferida de posto, entenda, casas onde elas residirão temporariamente. Aqui temos a tônica do livro, que é a coisificação da mulher, do ser humano, a ponto de não darmos nem a prerrogativa da individualidade como um simples nome.

Nessa história a humanidade passa por algumas crises, entre as mais urgentes está a queda de fertilidade, ou seja, o risco de extinção. Essas Aias são as poucas mulheres férteis que há ainda no mundo, são identificadas pelas roupas vermelhas e chapéus brancos e suas permanências nas casas dos comandantes, membros do governo daquela sociedade, nada mais é que a tentativa de elas darem filhos para o mundo. Isso se dá da forma mais vil e abjeta que vocês possam imaginar.  Elas são estupradas com a ajuda das esposas, que no geral não podem ter filhos por serem velhas ou inférteis, após lerem uma passagem da Bíblia num ritual antes do ato, na qual se refere a Jacó sua esposa e a serva.Gênesis, 30: 1-3.

Pensamos que o estupro pode ser o pior a acontecer com as mulheres, mas infelizmente não. Há situações em que uma mulher nessa nova classe pode ser considerada uma “não mulher”. O que é pior, e a única serventia seria o trabalho forçado em colônias agrícolas ou químicas, onde morreriam após terem sua pele desgrudada do corpo por conta da insalubridade do local. Claramente uma alusão aos Campos de concentração nazista e stalinista.

Não é só essa comparação que fazemos com esses regimes, há outras igualmente perversas. O dito, “Muro”, onde pessoas traidoras do regime ou de gêneros, como são chamados os homossexuais, eram pendurados como exemplo. Normalmente, as pessoas enforcadas no Muro eram médicos que outrora praticaram o aborto, não importando se legal ou ilegal; padres ou quaisquer membros de outras religiões que não fosse a do Estado vigente, além dos traidores em geral. Cada um dos mortos possui um símbolo afixado em seus corpos designando seus crimes.

A história é contada em primeira pessoa e não é uma narrativa simples e nem linear, porém não é complexa. Ela só requer muita atenção, pois a autora abusa do fluxo de pensamento na narrativa; a personagem narra trechos da sua vida atual com o de antes, dando-nos pistas de como aquela sociedade chegou naquele ponto. Seus pensamentos são variantes entre o antes, o depois e o durante, pouco a pouco conhecemos mais sobre sua vida antes e no agora e conhecemos um pouco mais sobre sua família e amigos, que estão com ela apenas em memórias nostálgicas. Os detalhes são minuciosamente mencionados para termos a mesma sensação da personagem de que até coisas triviais da vida de antes são importantes agora. Os fragmentos de histórias nos remete ao estado mental de Offred, despedaçados, mutilados e espalhados por todos lados. Cada trecho relembrado é uma tentativa da personagem se recompor em sua individualidade e em sua essência como ser humano. É cada parte recolhida, após a mudança de regime do seu país que a mutilou por dentro.

O livro não é uma das leituras mais prazerosa que você vai ter, muito menos divertida, porém acredito que seja extremamente necessário para mantermos-nos vigilantes em nossos direitos. Essa é uma de suas mensagens centrais.

Há também uma série baseada no livro pelo serviço de streaming Hulu norte americano, e lá esse universo é expandido, inclusive deixando claro, uma suspeita que no livro é bem vaga, de que a infertilidade atinge apenas aos homens.

See you in space cowboy.

Koudan - Professor de História, Orientador Educacional e Contista, foi membro do Núcleo de Literatura da Câmara dos Deputados  e pesquisador em História oral e Mitologia greco-romana. Amante de ficção científica e animação, e leitor ávido de quadrinhos e livros.



3 comentários

  1. Que série espetacular!Acabei de ver recentemente a segunda temporada na tv e posso afirmar sem vergonha nenhuma, que é uma das melhores séries que já vi em todos meus anos de seriadora voraz!
    E infelizmente concordo com você, tudo que é relatado e retratado não está distante de nós, infelizmente. Aliás, penso eu, que está perto demais.
    A cada dia que ligamos a tv, nos deparamos com mulheres sendo caladas brutalmente.
    Preciso ler o livro, não para mudar nenhum sentimento que tenho em relação a tudo isso, mas para sim, não me calar diante destes sentimentos!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. otima resenha .já tinha lido pouca coisa a respeito desse livro,mas não imaginava que se tratava de uma realidade tão cruel e o que é pior as crueldades continuam sendo praticadas.ASSISTIREI A SERIE .E quando for possivel lerei o livro.PARABENS PELA RESENHA
    OBRIGADA POR MAIS UMA DICA

    ResponderExcluir
  3. Kondan!
    Em época de empoderamento feminino, esse livro parece ser um choque.
    Mesmo que seja uma distopia, ver tamanhas atrocidades serem empretadas as mulheres e aos menos favorecidos, causa certa repugnância.
    A verdade que mesmo com toda 'conspiração' por traz do regime e todo sofrimento, quero ler.
    Já tive oportunidade de acompanhar a primeira temporada da série televisiva e realmente é bem cruel.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!