De autor a editor, como conciliar esses dois mundos?!

E hoje tenho a honra de receber aqui no blog Janaina Rico, uma queridaça, que tirou um pouquinho do seu tempo para nos brindar com esse texto sobre sua trajetória entre ser autora e depois se tornar editora. Como vocês: De autor a editor, como conciliar esses dois mundos?!, por Janaina Rico.

💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕

Não é fácil. Não mesmo. Ser editor é ser o chato. É aquela pessoa, por trás da mesa, que diz o não ao sonho de um autor, que quer mudar o texto todo, que precisa ver números de vendas, que tem que fazer a empresa dar lucro. Já o autor é a parte criativa do processo, foca no texto como uma expressão artística, não se liga em dinheiro ou vendas.

Encontrar um equilíbrio entre os dois é uma tarefa hercúlea, mas que vale a pena no final das contas. A primeira vez que assumi o posto de editora, na Qualis Editora, eu achava que poderia mudar o mundo editorial de uma vez por todas. Bobinha… Tão iludida. Hoje, na Rico Editora, implementei algumas coisas que tornam o processo mais humano, mas ainda assim, é realmente muito cruel para o sonho de muitos escritores.

Existem algumas coisas que não tem jeito. Enquanto autora eu achava que os editores não publicavam o autor a, b ou c por maldade. Infelizmente, as editoras não conseguem publicar todo mundo que envia original. O processo de editar e publicar um livro é lento, caro e trabalhoso. Mas a ansiedade do autor não nos deixa enxergar isso. E precisei estar do lado de lá da mesa para compreender.

Tento manter em mim a metade autora sempre esperançosa e a metade editora sempre prática. Quem sabe assim, eu consiga chegar no tão sonhado equilíbrio. Mas que não é fácil, isso não é.


3 comentários

  1. Acabei conhecendo um pouquinho do trabalho da Autora Janaína tem um tempo. Mas confesso que não sabia destes dois lados da moeda.rs
    Mas achei muito bacana isso de ter que estar do outro lado, para tentar entender como as coisas realmente funcionam.
    A gente acaba não tendo a mínima noção do que um editor tem que passar. Dos tropeços e pepinos a serem resolvidos!
    Que as duas metades continuem encontrando este ponto de equilíbrio. Afinal, só nós, leitores, temos a ganhar!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Já conheço a escrita da Janaina Rico, li alguns de seus livros em E-Book e adoro seu jeito de fazer rir, um humor nato. Agora saber que ela virou editora, que se deixa envolver pela escrita de outros autores e os publica, é algo que me deixa muito feliz. Ela tem feeling para isso. Preciso conhecer sua empresa, seus livros, e os autores que caíram nas suas graças, com a certeza que irei apreciar bastante. Parabéns ao blog por nos passar informações tão preciosas sobre autores que já figuram nossas leituras habituais.
    Beijos estrelados.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que já vi mais da metade dos livros publicados pela Janaína rico e inclusive tive oportunidade maravilhosa de conhecer ela durante a Bienal de Pernambuco de 2017 ela me deu as dicas maravilhosas para começar me lançar no mercado editorial brasileiro e ela também me alertou sobre as dificuldades enfrentadas pelos editores e escritores durante o processo de publicação e edição dos livros ela é realmente uma pessoa maravilhosa e uma autora incrível

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!