Reencontrando o Passado - Bibi Santos

Para começo de conversa, preciso salientar os pontos fortes da leitura de Reencontrando o passado, temos aqui um romance gracinha, no estilo romance de banca, com vários detalhes que o tornam uma leitura muito aquém do que se espera:
1º - Nossa protagonista é uma gatinha plus size;
2º - Temos cenas bem quentes;
3º - Diferentemente dos romances de banca, aqui os assuntos são tratados com mais profundidade;
4º - Nossa autora tem muita experiência quando o assunto é romance de banca e com ela aprendi: quando se quer mais de um livro, a gente o escreve. #prontofalei

É isso que temos aqui, um romance simples, entre uma garota que não se encaixa nos estereótipos da sociedade e o médico mais gato e desejado de uma cidade. Mas não pense que é só isso que rege esse livro, essa é uma história, acima de tudo, sobre superação.

Emely é uma garota que sempre foi maltratada em sua cidade pelo simples fato de ser gordinha, desde a infância ela sofre com apelidos, chacotas dos amigos e conhecidos, e o que é pior, do garoto pelo qual sente uma enorme atração: Rafael.
Uma atitude inconsequente por parte de Rafael detona uma crise existencial em nossos protagonistas e atinge a todos, mudando o futuro e a vida de cada um. 
Emely passou pela pior situação que uma jovem apaixonada poderia passar, chegou a precisar de ajuda e demorou a colocar sua vida no rumo outra vez. Rafael teve que ir embora da cidade e Duda, irmã de Rafael, nunca se perdoou pelo acontecido, e todos vivem tentando afastar as sombras do passado de suas vidas.

Porém eis que Rafael retorna e coloca tudo em xeque, agora é a hora de colocar os pingos nos “is” e tentar ajeitar tudo que se estragou no passado. Mas nenhum de nossos amigos estão preparados para quantas emoções irão ter que viver para tentar colocar suas vidas nos eixos.

Nesse ínterim aparecem outros personagens que vão se encaixando na trama e dando mais sabor ao enredo. Conhecemos a doce July, uma adolescente que entra na vida de Emely grávida e precisando de ajuda, e ela é como um bálsamo para todos, com suas palavras singelas e regadas de um conhecimento bem aquém de sua idade, ela passa por toda a narrativa como um anjo que veio para aplacar as dores e dissabores de todos.

Murilo e Kátia são dois personagens que vieram dar aquela forma dramática ao enredo; ele, o delegado da cidade, tem um passado obscuro e sua ex-namorada Kátia traz a personificação do mal. Só lendo para entender onde eles dois se encaixam, e nossa Bibi Santos os brindou com personalidades bem plausíveis.

Rodrigo, pai de Emely, vem para completar esse enredo com sua experiência e paixão. E nos brinda com momentos de sabedoria e inocência tão fofos que foi difícil não amá-lo.

Surpreendi-me muito com a leitura, já que o foco da narrativa não gira apenas em volta do relacionamento entre Emely e Rafael, a história traz as visões dos outros personagens o que deixa a leitura bem dinâmica e interessante. Prepare-se para ter grandes lições de vida.

Acho que já falei demais, vale a pena pegar o livro, sentar num sofá confortável e dar asas à imaginação, ops, não precisa dar tanta asa assim não, nossa autora já conseguiu trazer uma história completa e deliciosa, digna de nota, basta relaxar e ler.
Recomendo a leitura para ontem!

Emely sempre foi gordinha. Desde a infância sofria com seu peso e com as brincadeiras de mau gosto dos amigos e até familiares.
Na noite de sua formatura sofreu um enorme golpe em seu ego que marcou toda sua vida e da sua família. Rafael sempre foi seu grande amor. Ele tinha planos para noite de formatura da Emely, mas não tinha nada de romântico planejado, e sim, muita humilhação.
Emely consegue colocar sua vida para frente, mas jamais esqueceu daquela noite fatídica.
Oito anos depois, Rafael, um renomado médico, resolve voltar para sua cidade e, assim, acender as dores do passado.
O que será que ele deseja? Por que voltou?
Emely é uma mocinha forte, engraçada, dona de uma floricultura, mas será que estará pronta para reencontrar o passado?
Uma história de amor e perdão, regada a muita paixão, que vai mexer com você em cada página.

17 comentários

  1. Estou encantada por suas palavras, emoção me define em ver meu livro resenhando por uma blogueira linda, e tão sensível ... Sempre foi um sonho, realizado!
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela confiança, Bibi, e pela amizade.
      Seu livro é de uma sensibilidade ímpar, eu amei e recomendo.
      Bjs

      Excluir
  2. Reencontrando o passado foi um presente lindo e muito prazeroso que tive a oportunidade de ler. A estória trata de problemas do nosso dia a dia e fala a nossa lingua. Mostra que podemos ser o que quisermos e ter uma vida mais real que imaginamos. Aborda nosso cotidiano, fazendo com que você faça parte do livro. Em algum momento cada pessoa se identifica com ele. A superação da Emily é brilhante. A construção e amadurecimento de cada personagem que passa por ele é fascinante. Todos tem sua parcela de contribuição e enriquece a leitura de uma maneira que a deixa leve, gostosa e muito satisfatória. Você com certeza irá lembrar de uma amiga que passou por algo relatado nesse livro. É fascinante essa questão. Eu presenteei amigas com ele, pois vi o quanto a estória pode ajuda-las na superação das suas lutas. Eu sou apaixonada pelo livro e se pudesse daria um a cada amiga minha, por que com certeza é um presente maravilhoso e vale muito a pena ler.

    ResponderExcluir
  3. Ah nossa literatura nacional!Já falei os motivos de gostar daqui? Isso tudo junto! Resenhas de livros nacionais, que não estão aí nas rodinhas de conversas de literatura, mas meio que escondidos, como verdadeiros tesouros! E sorte nossa, ter vocês para "cavucar" estes tesouros.
    Não conhecia o livro,mas já quero para ontem. Não pelo romance, não pelos amigos, não pelo recomeço, não pelo reencontro,mas por trazer personagens que não se enquadram nos padrões ditos "normais".
    A protagonista foge muito a isso tudo e por si só, já é fascinante!
    Espero poder conferir o livro em breve!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela parte que me toca, o blog está aqui para divulgar muito o autor nacional, que tem muito talento.
      Leia o livro, Angela, vc vai amar.
      Bjs

      Excluir
  4. Tive a oportunidade de ler reencontrando o passado.
    A autora consegue passar nas linhas da história o bullying que a personagem por ser plus size sofre.
    Com uma delicadeza que te prende a história inteira.
    Sem ser repetitiva,o que ela nos trás e uma situação real que acontece diariamente no mundo inteiro.
    Emely consegue dar a volta por cima sem lamurias, ela enfrenta todos e consegue o respeito merecido por aquele que a magoou e por aque
    les que a rodeiam.
    Sem contar que a autora consegue em um só livro contar a história dos outros personagens sem perder o enredo.
    Super recomendo Emely não e aquela personagem que se vitimiza.
    Ao contrário ela e uma fenix que ressurge das cinzas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que quem ler esse livro vai sentir as mesmas emoções que nós, sortudos que já lemos.
      Bjs

      Excluir
  5. Li e recomendo. História maravilhosa e ímpar. Emely me representa.

    ResponderExcluir
  6. Hummm, pelo visto tem um certo toque de drama aí né?!Quem me conhece sabe que eu adoro um drama, gosto de histórias de superação, de volta por cima. A capa está tão bonita, é um daqueles livros que eu compraria pela capa e felizmente também pelo conteúdo, hehe.

    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, Van. Esse é um "seu número", vc amar.
      Bom te ver por aqui.
      Bjs

      Excluir
  7. Olá Lena! Eu gostei muito da sua re-resenha. Ainda não li esse livro, mas estou com muita vontade de lê-lo e pretendo realizar a leitura em breve.Não vejo a hora que isso aconteça, vai ser muito legal!

    Abraço,
    Instagram @luzuanon.appromances

    ResponderExcluir
  8. Leninha!
    Concordo quando o amor vence tudo, que temos de perdoar para não carregar pedras no coração e ainda que não deve haver preconceito de forma alguma.
    Adorei toda trama e enredo, embora tenha me compadecido com o sofrimento da protagonista e gostaria de ler.
    Uma semana cheia de luz e paz!
    “Sou uma pessoa insegura, indecisa, sem rumo na vida, sem leme para me guiar: na verdade não sei o que fazer comigo.” (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JUNHO - 5 GANHADORES
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  9. Já me identifiquei logo de cara com a protagonista apesar de não ser tão fã da pegada Hot que você disse que tem no livro fiquei surpresa pelo livro trazer uma protagonista plus size e quebrar esse estereótipo de mocinha sempre magra esbelta dos olhos azuis ou verdes. Mas eu me identifiquei muito com a protagonista não só a questão do tipo físico como também do bullying sofrido por pessoas próximas a mim foi realmente desencadeou uma Crise existencial enorme em mim então tenho toda a certeza que vou amar esse livro

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!