Ed e Lorraine Warren: Demonologistas - Gerald Brittle

Se você não conhece a fundo o casal Warren, certamente já ouviu falar deles por meio de casos famosos, como o de Amityville, ou da franquia de filmes Inovação do Mal, que tem Ed e Lorraine como protagonistas. De fato, o demonologista e a clarividente são figuras curiosas que despertam o interesse de quem só superficialmente teve contato com as histórias vividas por eles ao longo da vida.

Aqui, Gerald Brittle realiza um excelente trabalho de documentação que oportuniza ao leitor mergulhar fundo em casos que ou nunca antes contados de maneira tão profunda, ou só explorados superficialmente e de maneira sensacionalista pela mídia. Em Ed e Lorraine: Demonologistas, o autor narra as mais horrendas situações em que os Warren estiveram envolvidos e detalha suas batalhas épicas contra o mal.

Pincelando casos notáveis como o da assombração de Amityville e contando a verdadeira história da boneca Annabelle – que pouco ou nada tem a ver com a filmografia produzida para o cinema – Brittle utiliza esses casos para introduzir quem o lê no cotidiano itinerante desse casal que por décadas esteve levando o bem e a luz para almas assombradas pelo que está somente ao alcance do imaginário.

O que mais gosto no livro é o aspecto despretensioso com o qual ele foi escrito. Na verdade, não acredito na despretensão como um modelo narrativo adotado, mas sem dúvidas o intento do autor passou longe de assombrar os leitores. Por isso o livro é tão bom: a intencionalidade dele não é assustar, mas “fazer conhecer”.

Não fui atrás do livro procurando uma narrativa de terror/horror dessas que encontramos em autores como Stephen King – são ótimas e extraordinárias narrativas que nasceram da cabeça de um excelente escritor. Não. Aqui, via de regra, é um livro não-ficcional que narra, dentro das limitações impostas pela ocasião ou até pela exposição ao perigo, as desventuras de um casal que nunca cobrou um tostão sequer para ajudar quem mais precisava.

Preocupado em fazer conhecer esse casal, o autor busca suas raízes, reconta infância e adolescência e oferece ao leitor um panorama o mais completo possível sobre as primeiras experiências do casal com o sobrenatural e de quais mecanismos dispunham para enfrentar essas adversidades.

Além disso, Brittle busca casos pouco conhecidos para explicar conceitos mais complexos que envolvem atividades preternaturais – o caso dos Beckford, por exemplo, de longe um dos mais assombros e difíceis que já tiveram de passar. A medida que vai sendo desvendado, o autor está preocupado em explicitar a maneira como esses acontecimentos se dão (geridos por uma lógica muito pragmática) e quais as maneiras mais efetivas de se manter protegido.

Uma leitura recomendadíssima para quem ama os filmes da franquia Inovação do Mal ou para interessados em literatura de horror com casos verídicos. Não é uma leitura fácil e precisei parar inúmeras vezes. É um livro emocionalmente pesado e carregado, mesmo que seja incrivelmente bom.
Aproveitem e boa leitura!

Eles enfrentaram os mistérios mais sinistros dos últimos sessenta anos, sempre em busca da verdade. Agora é a sua vez de entrar em contato com o sobrenatural. Você tem coragem? Então leia Ed & Lorraine Warren: Demonologistas, a biografia definitiva dos mais famosos investigadores paranormais do nosso plano astral.
Não é de hoje que os fãs do terror conhecem Ed Warren e sua esposa, Lorraine. O casal foi retratado em filmes de grande sucesso, como Invocação do Mal, Annabelle e Horror em Amityville. Mas basta folhear as páginas de Ed & Lorraine Warren: Demonologistas para constatar que, muitas vezes, a vida pode ser bem mais assustadora que o cinema. No livro, Gerald Brittle desvenda alguns dos principais casos reais vividos pelos Warren. Ed e Lorraine permitiram ao autor acesso exclusivo aos seus arquivos sobrenaturais, que incluem relatos extraordinários de poltergeists, casas mal-assombradas e possessões demoníacas. O resultado é um livro rico em detalhes como nenhum outro.

4 comentários

  1. Ronaldo!
    O livro tem sido um dos mais desejados por mim, primeiro porque gosto de saber sobre as experiências sobrenaturais, depois porque são baseados em fatos reais e o casal tem um alto conceito em seus experimentos. Gostaria de analisar não apenas as histórias vividas por eles, bem como as fotos que deixaram registradas dos eventos sobrenaturais.
    Bom final de semana!
    “.Aquilo que eu não sei é a minha melhor parte! “ (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Quando vi os filmes, por muitas vezes me perguntei o que havia por trás do casal. Sabe, por ser baseado em fatos reais, a gente sabia que eles tinham histórias, medos, segredos e claro, essa pontinha(pontinha nada, tinham os pés bem dentro) deste lance de sobrenatural e afins.
    Sou uma medrosa por natureza, mas a vida deste casal sempre me fascinou e como não sabia da existência do livro, já estou aqui doida para ter a obra em mãos e saber o que e como estes dois se jogaram nesse universo tão desconhecido.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Geralmente não gosto muito de ler livros não ficcionais, mas quando o assunto é o obscuro, o mistério ou assombração, aí minha curiosidade é aguçada, rsrs. Sério, sou fã de livros/filmes de terror. Já assisti Amityville e Anabelle.
    Fiquei com vontade de ler este livro, acho que é bem a minha cara e dificilmente não irei gostar da leitura...

    Bj, Van

    ResponderExcluir
  4. Ultimamente tenho me apaixonado muito e lido muitos livros desse gênero por acaso eu acabei encontrando o filme na internet e fiquei apaixonada logo de cara e descobri logo em seguida que tinha o livro pela sua resenha O livro é simplesmente encantador e assustador na verdade mas nem esse livro e nem o Ed Lorraine lugar Sombrio toda vez que eu tento comprar ele em alguma loja online da como indisponível não sei se é a editora parou de publicar Porque vão relançar uma nova edição

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!