Dezesseis - A Estrada da Morte - Simone Pesci

Para quem não sabe eu nasci e me criei em Brasília, e vivi o nascimento do Rock Nacional, vi surgir o Paralamas do Sucesso, Titãs, a Plebe Rude, e claro, o Legião Urbana. Suas músicas embalaram minha adolescência e muitas delas fazem parte da minha trajetória de vida, como, por exemplo, Pais e Filhos, Índios e Dezesseis.

Então desde que Simone Pesci publicou o livro, que seria como contar a história por trás da música, eu sonho em ler. Foram muitos percalços, problemas de comunicação e nunca consegui adquirir o livro físico. Porém, eis que autora acaba de lançar a segunda edição da obra totalmente repaginada, com uma diagramação e revisão perfeitas, feitas pela minha amiga querida Carla Fernanda, e acaba de publicar em formato digital pela Amazon. Claro que ler agora seria mais que um prazer. E realmente o foi.

Temos aqui a história por trás da canção, canção essa que deixa o ouvinte imaginando mil coisas. O que realmente aconteceu com nosso Johnny?, o que o levou a participar daquele racha que tirou a sua vida? Não, isso não é spoiler, quem conhece a música sabe do que estou falando.

Johnny era um cara legal, um jovem de apenas dezesseis anos que vive intensamente cada instante de sua vida. E que nunca perdeu o fôlego. Pelo menos até conhecer Ana Cláudia, a garota mais linda, encantadora e proibida para ele. Mas nada parecia impossível para ele, e conquistar Ana virou mais que uma questão de honra, era desejo vivo e intenso.

Havia muitos impedimentos que se interpunham entre eles e descobrir todos os mistérios segredos e artimanhas do destino se torna o ápice da história. Não tem como não se envolver, não torcer para que aquele final não aconteça realmente, e que nosso Johnny alcance o final feliz que ele merece.

Simone Pesci concretiza em sua história o meu desejo mais profundo, conhecer essa história tão tensa, mesmo que saindo de sua imaginação. Quem nunca quis descobrir a verdade por trás das letras do nosso poeta Renato Russo? Eu adorei cada linha, cada nuance da escrita primorosa dessa autora tão talentosa.

Não quero falar mais nada, só faço um convite a você, caro leitor. Adquira seu e-book na Amazon e conheça mais dessa história que impressiona pela delicadeza com que foi escrita, com um carinho e um amor notáveis em cada linha. Deixo meus parabéns à autora e agradeço pelos momentos incríveis pelos quais passei lendo Dezesseis - A Estrada da Morte.
Leia você também e se surpreenda!

João Roberto, conhecido por todos como Johnny — O Rei dos Pegas — acabara de completar “Dezesseis”. Estereotipado como “rebelde sem causa”, levava uma vida desregrada, ao lado dos amigos, mostrando-se o cara legal e o maioral. Desejado por muitas garotas, sempre vencia os rachas que participava. Porém, ele não contava com um sobressalto do destino... Assim, apaixonou-se por Ana Cláudia, uma linda e doce garota que se tornaria sua salvação, bem como sua perdição. Dentre tantos conflitos e percalços para ficar ao lado de seu grande amor, Johnny entra de cabeça em uma disputa com destino à estrada da morte.

Inspirado na canção “Dezesseis” — da banda brasileira Legião Urbana — este é um enredo de amor recheado com muitas aventuras.

Apaixone-se, retorne no tempo, relembre seus “Dezesseis”... e seja, você também, um “rebelde sem causa”...

12 comentários

  1. Leninhaaaa... Que alegria saber que você curtiu Dezesseis. \o/\o/\o/ Eu sempre escutei a canção e imaginei como um livro/filme, e antes de escrevê-lo, pesquisei se não havia alguma interpretação sobre a música. A propósito, fico mais contente por você não ter adquirido o livro físico, pois essa segunda edição está melhor estruturada, com alterações e profundidade, algo que não tive tempo de fazer na primeira edição, quando o livro foi publicado às pressas para estar na Bienal. Agradeço por dispor do seu tempo com a leitura.

    Beijosssssss
    Simone Pesci
    http://simonepesci.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei sua história, amei conhecer o Johnny e a Ana, enfim, foi um prazer imenso essa leitura.
      Bjs

      Excluir
  2. Como amante da boa música, ainda mais nosso velho rock dos anos 80, 90, claro que já tinha ido atrás da história por trás de Dezesseis. Só não sabia da existência de um livro contando tudo isso e com uma capa tão linda e sugestiva.
    Mesmo sendo ainda um pouco avessa a livros digitais, este vou ter que procurar para ler, ah vou!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma chance a esse digital, vc não vai se arrepender.
      Depois me conta.
      Bjs

      Excluir
  3. Fico muito feliz por ter apreciado a leitura, ainda mais por acertar mais uma vez em minhas indicações de leituras. :)

    Realmente é um livro que mexe com nossas emoções e nos traz lembranças inesquecíveis de uma época de pura nostalgia, que fez parte de toda uma geração.

    A história dessa segunda edição me surpreendeu positivamente pela sensibilidade e emoção com que a autora colocou em suas páginas. O final me deixou sem palavras. Ainda anseio por uma história da segunda geração. Seria muito tocante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você só dá ótimas dicas, amiga.
      E sua revisão está perfeita, só tenho elogios.
      Bjs

      Excluir
  4. Leninha!
    Nós contemporâneas do nascimento do Rock nacional e que amamos tantas banda e cantores, temo de ler sim esse livro, afinla, mesmo sendo uma fantasia criada pela autora, sempre nos perguntamos (pelo menos eu sempre me pergunto) se as letras daas músicas, principalmente do Russo, são sobre fatos que aconteceram e foram apenas inspirações?
    "Quando ele pegava no violão, conquistava as meninas
    e quem mais quisesse ver,
    Sabia tudo da Janis, do Led Zeppelin, dos Beatles e dos Rolling stones,
    Mas de uns tempos pra ca, meio sem querer, alguma coisa aconteceu
    Johny andava meio quieto demais, só que quase ninguém percebeu, oh,oh,oh" Dezesseis - Renato Russo)
    Desejo uma ótima semana e um mês mais que abençoado!!
    “Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você.” (Cynthia Kersey)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sempre me perguntava isso, Rudy. Agora tive a resposta de uma, finalmente.
      Conheça a história por trás da música, vc vai amar.
      Bjs

      Excluir
  5. Oi Leninha!
    Tenho um grande arrependimento, cheguei a ter o livro da autora na prateleira, mas como foi ficando lá acabei passando para uma amiga, até pretendo pegar "emprestado" porque ainda quero ler a história de Johnny!
    Não conheço completamente a música, mas sei que é um clássico, e dar vida a ela foi uma obra e tanto da Simone, um presente incrível para os fãs e para aqueles que querem se envolver com a história, imagino que por ser embalado em um ritmo musical, já que deve ser impossível ler e não cantarolar junto, a leitura se torne mais agradável.
    Ah, sou apaixonada por essa capa e também pela autora que já tive o prazer de conhecer um pouco pela internet e é um amor!
    Beijos 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitória,
      Leia a segunda edição (em formato digital). O livro foi reformulado e está 'bem melhor/mais intenso' que a versão física, publicada às pressas para estar na Bienal. Dia 10/02 (meu aniversário) ele estará disponível gratuitamente em formato digital. Basta ficar atenta na página do livro.

      Abraçosssss

      Simone Pesci
      http://simonepesci.blogspot.com.br/

      Excluir
  6. Oi Leninha!
    Achei muito interessante um livro contar a história de uma música tão boa. Apesar de Legião ser mais antigo, minha adolescência foi ouvindo a banda porque é como dizem: musica boa não tem época né?!
    Eu já ia começar chorando por saber que ele ia morrer rsrs
    Com certeza deve ser um desenrolar maravilhoso, e eu já estou ultra curiosa do porque tudo aconteceu. É realmente muito bom poder descobrir uma verdade por trás da música, saber todos os motivos e o que o destino aprontou.
    E que chique a própria autora comentar rsrs
    Que pena que não vi antes do dia 10 :(
    Mas o bom é que tem no kindle unlimited então vou poder ler de qualquer forma. Já baixando aqui no meu kindle rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Sempre fui a louca da imaginação, ficava imaginando outros mil possíveis finais para cada casal, inclusive das músicas de legião... Sabia cantar faroeste de cabo a rabo... E adorava Eduardo e Mônica, ela super versada, num pub a meia luz e Eduardo babando... ahahaha!!

    Mas, nossa que blog legal!! Adoro ler os comentários, embora nunca tenha parado para comentar e minha nossa, até a autora do livro comenta neste blog #SuperCurti!! Acho que vou viciar em comentar, como já sou viciada em ler os posts e comentários.

    Confesso que não lembro desta música, mas se ele morre como Catarina Pinheiro está comentando... Me perdoe Simone Pesci, mas já estou sofrendo e não quero ler não :´(

    Odeio os romances com finais tristes. Mas juro que lerei seus outros escritos Simone Pesci rsrsrs

    Abraços Leninha, obrigada pelo esforço em manter este blog sempre atualizado.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!