Em seu lugar – Jennifer Weiner

Duas irmãs exatamente iguais e completamente diferentes.
Maggie, a caçula, é bonita e disléxica e sabe como conseguir tudo o que quer - mas não sabe manter o que conquista. Rose, a mais velha, é desajeitada, inteligente e responsável, sabe tudo sobre leis e tribunais, mas não sabe o que exatamente a faria feliz.
Apesar de estar acostumada às confusões da caçula, Rose não se sente capaz de perdoar a irmã quando ela seduz seu novo namorado. A briga as leva a repensar suas vidas. Rose inicia um período sabático, encontra um novo trabalho e muda seu estilo de vida. Maggie se esconde em Princenton, aprende a gostar de poesia e guarda algum dinheiro.
Mas com a ajuda de Ella, a avó que vivia afastada das meninas havia muito tempo, Maggie e Rose vão descobrir os mistérios da família e aprender a lidar com suas neuroses, vulnerabilidades e talentos.

Comprei esse livro faz uns 8 anos e até hoje ele ficava ali na estante me olhando, pedindo para ser lido, e finalmente esse fim de semana consegui desencantar e decidi dar uma chance à leitura. Claro que não me arrependi, muito pelo contrário.

Temos aqui uma história que fala sobre amizade, rivalidade e amor. Maggie e Rose são duas irmãs completamente diferentes, mais tem algo em comum, calçam o mesmo número de sapato, isso pode parecer um detalhe bem insignificante, mas abrilhanta a narrativa, porque dá uma ideia de qual é o nível de diferenças entre as irmãs.

Maggie é a irmã caçula, totalmente alienada e crente que sua beleza pode abrir qualquer porta, mesmo que sofra de dislexia e que sinta que a vida está bem complicada. Já Rose é a irmã cabeça, inteligente, não tão bonita como a irmã, mas ciente que sua dedicação no trabalho e autossuficiência abrirão todas as portas que ela deseja, até em relação ao amor.
Maggie vive metida em confusões, e Rose sempre tenta tirá-la delas, mas nem sempre ela estará por perto, ainda mais quando Maggie passa dos limites. 

A história à princípio parece um pouco morosa, mas aos poucos pega o leitor, em nenhum momento pensei em desistir, sabia que encontraria algo único nesse livro, e foi bem assim.
Acredito que não podemos focar apenas do destaque dado na sinopse de que o mote seria a rivalidade entre irmãs, nos vemos surpreendidos por muito mais do que isso na medida que a história se desenvolve. Nos vemos diante de uma narrativa que abrange o problema de dislexia de Maggie, a arrogância de Rose ao achar que sua inteligencia a faz melhor do que a irmã, e na ingenuidade de Maggie de achar que sua beleza é sua melhor qualidade. 

Daí podemos tirar muitas lições que ficam nas entrelinhas da história. Nem sempre ter uma carreira bem sucedida significa que a pessoa seja feliz e realizada, e que muito menos ser bela além da conta é sinônimo de felicidade, muito pelo contrário.

Em seu lugar faz jus a seu título, já que só se colocando no lugar da outra pessoa somos capazes de perceber o quanto podemos ser grandes ou pequenos em nossas realizações e consequentemente, na vida
Destaque para o surgimento da avó das meninas na história, que esclarece diversos pontos e faz com que a narrativa se desenvolva para um final prazeroso e inteligente, além de emocionante.

Agora meu desejo é assistir ao filme que foi baseado nesse livro. Com Cameron Diaz, Toni Collette e a insuperável Shirley Maclaine nos papeis principais, com certeza encorporando as nossas protagonistas com maestria. Depois que assistir volto para dar minha opinião.

Mas, no momento fica aqui essa dica de leitura, que foi uma grata surpresa e me mostrou que tenho muita coisa boa na minha estante à espera de leitura. E que a vida não é feita só de lançamentos. (Risos) #FicaaDica

4 comentários

  1. Leninha!
    Pena o livro ser moroso, entretanto, acredito que super valha a pena a litura.
    Gosto dos livros que trazem reflexões e nos mostram o quanto a ida é diferente do que achamos que ela é, que para sermos felizes, tudo depende mais de nós do que o que fazemos ou achamos que somos...
    Não sabia que tinha um filme dele...
    Que dezembro seja repleto de realizações e a semana cheia de luz e paz!
    “Dentre os mais dignos predicados de um homem está o de saber dizer a verdade.” (Renato Kehl)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruby, apenas o comecinho da história se arrasta um pouco, mas depois desenvolve e consegue prender o leitor. Adoro livros que nos coloca no lugar dos personagens, e isso acontece o tempo todo durante a leitura.
      Tem o filme sim, inclusive a capa do livro é o cartaz do filme.
      Bjs

      Excluir
  2. E tão bom quando lemos aquele livro que estava parado em nossa estante, e que acaba nos surpreendo, apesar de possuir uma premissa que em um primeiro momento nos desperta certo receio de dar uma chance a obra, como a rivalidade existente entre as irmãs. Porém como você mesma citou a obra vai além disto e trata de assuntos sérios, como por exemplo a dislexia. Outro que me chamou a atenção, e a forma como e abordado este relacionamento familiar, questionando suas diferenças, e suas poucas coisas em comum, que eu acredito ser bastante real, pois vivo isto a todo momento com a minha irmã, mas isto não interfere no nosso relacionamento, de amor, como acontece no livro, em que uma das irmãs esta sempre disposta a ajudar a outra. Bom, confesso que ainda não conhecia o livro, mas sabia da adaptação, que ao meu ver era só mais um filme, e que ainda não assisti, entretanto após ler sua resenha fiquei super curiosa, e com vontade de assistir, espero de coração gostar.

    SORTEIO NO AR, VENHAM PARTICIPAR: petalasdeliberdade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Assisti o filme essa semana, não sabia que tinha livro. Não gostei muito do filme, a mais nova é muito chata, egoísta, a irmã mais velha quer todos os problemas do mundo no colo dela, aí não dá pra ser feliz, e irmã não é mãe. A melhor do filme é a avó.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!