Boneco de Pano - Daniel Cole

Você está na lista de um assassino. E ela diz quando você vai morrer.
O polêmico detetive William Fawkes, conhecido como Wolf, acaba de voltar à ativa depois de meses em tratamento psicológico por conta de uma tentativa de agressão. Ansioso por um caso importante, ele acredita que está diante da grande chance de sua carreira quando Emily Baxter, sua amiga e ex-parceira de trabalho, pede a sua ajuda na investigação de um assassinato. O cadáver é composto por partes do corpo de seis pessoas, costuradas de forma a imitar um boneco de pano.
Enquanto Wolf tenta identificar as vítimas, sua ex-mulher, a repórter Andrea Hall, recebe de uma fonte anônima fotografias da cena do crime, além de uma lista com o nome de seis pessoas – e as datas em que o assassino pretende matar cada uma delas para montar o próximo boneco. O último nome na lista é o de Wolf.
Agora, para salvar a vida do amigo, Emily precisa lutar contra o tempo para descobrir o que conecta as vítimas antes que o criminoso ataque novamente. Ao mesmo tempo, a sentença de morte com data marcada desperta as memórias mais sombrias de Wolf, e o detetive teme que os assassinatos tenham mais a ver com ele – e com seu passado – do que qualquer um possa imaginar.
Com protagonistas imperfeitos, carismáticos e únicos, aliados a um ritmo veloz e uma deliciosa pitada de humor negro, Boneco de Pano é o que há de mais promissor na literatura policial contemporânea.

Hoje a resenha é de mais um romance policial, aí você me pergunta: Leninha optou por esse estilo agora?! Na verdade essa foi uma das poucas vezes que li o gênero e principalmente para me preparar para apresentar um evento sobre o livro que irei mediar esse fim de semana, mas preciso ser sincera, vou ler mais vezes romances policiais, estou amando. Eles conseguem prender o leitor de uma maneira única, nos enreda em suas tramas nos causando certa estranheza e ao mesmo tempo uma percepção mais realista do que acontece ultimamente no mundo. É tanta violência, assassinatos, e outras séries de coisas acontecendo, que ler um livro com essa temática acaba sendo bem mais que uma leitura comum.

Boneco de Pano é o primeiro livro do autor Daniel Cole, escrito originalmente como piloto para uma série de TV, e depois do término da leitura me vi pensando: definitivamente essa série vai intrigar muita gente, porque até a mim, acostumada com dramas e tudo o mais, me senti absurdamente envolvida, louca para decifrar os enigmas descritos no texto, e claro, ansiosa para descobrir o assassino.

Imagine você à frente de uma investigação onde se encontra um corpo costurado com parte de seis vítimas e uma lista com o nome de mais seis pessoas que irão morrer. E mais, o seu nome é o último da lista, ou seja, você irá morrer. E é essa uma das principais motivações do detetive Wolf e sua equipe. 
Antes de mais nada precisa-se saber de quem são as partes dos corpos costurados naquele boneco de pano sinistro, o que liga cada um e o que motivou os assassinatos, e também qual a relação com os outros seis nomes da lista. Complicado?!  Mas pode ficar pior, as mortes tem data certa, e o prazo é curto. Wolf e os demais detetives e agentes estão numa sinuca de bico, e cada minuto é crucial para se desvendar esse mistério e salvar as próximas vítimas. 

Intrigante, perturbador, com um humor negro e uma narrativa envolvente que deixa o leitor confabulando o tempo todo em busca do culpado. Acredito que não só os fãs do gênero irão ficar presos às páginas desse livro. Com personagens passíveis de erros, humanos em seus defeitos e que aparecem na trama, de uma maneira abrupta, às vezes confundindo o leitor. 

Wolf é o personagem central da trama, mas claro que muitos outros se destacam, como a Tenente Emily Baxter; a ex-mulher de Wolf, a repórter Andrea; o novato da equipe Edmunds, que ao meu ver é um dos destaques positivos da trama; entre outros.

Gostei muito da história, as descrições dos crimes são bem realistas, e as cenas são meio que bizarras. Temos a visão de quase todos os personagens durante a narrativa o que torna a leitura ainda mais dinâmica e envolvente. O autor conduz a trama atando todas as pontas e desatando na hora certa e de maneira crucial. E o que dizer daquele final? Só lendo para entender. 

Ah, e para quem não sabe o livro tem continuação, que está previsto para 2018. E quem venha mais um. Recomendo a leitura!

Atenção: É possível encontrar o livro com desconto usando os cupons para livros na Ricardo Eletro.

7 comentários

  1. Leninha!
    Realmente romances policiais são ótimos e se bem escritos com um enredo esmagador, ainda melhor.
    Leia mais mesmo.
    Você descobre tudo logo no começo do livro, hein?
    Verdade é que fiquei muito curiosa por entender como o tal meliante assassina e costura os corpos e mais ainda para saber quem é o tal psicopata, porque um ser desses só pode ser totalmente desorientado.
    Quero acompanhar o thriller.
    “É prova de inteligência saber ocultar a nossa inteligência.” (François La Rochefoucauld)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lena

    Já vi várias resenhas sobre o livro e todos são críticas muito boas. Mas não é pra mim. A julgar pelo enredo, o livro realmente não me agradaria, não é um gênero que eu gosto.

    Beijos,Lu
    Blog: Apaixonada por Romances “A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim.”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo Lu, quando eu sinto que um livro não vai me agradar eu nem insisto.
      Bjs

      Excluir
  3. Eu amo muito thriller policiais, e a premissa do livro já me deixou completamente envolvida.
    Gosto muito quando ficamos tão envolvidos que praticamente investigamos junto com o detetive. Que bom que autor soube ser bem detalhista, assim nossa imaginação flui.
    Não sabia que iria ter uma continuação, achei bem legal.

    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  4. Oi Leninha!
    Leia mesmo romances policiais, são ótimos, e instigante demais para o leitor.
    Boneco de neve é um livro que quero mto ler, assim como assistir a adaptação (se houver), gostei mto do enredo e vejo uma grande semelhança com o livro "Boneco de neve", que inclusive indico para você. Melhor ainda saber que tem continuação, preciso ler esse livro logo.
    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!