Autores que marcaram gerações

Oi gente amiga. Como estamos nesse dia incrível? Primeiro, gostaria de agradecer a Leninha pelo convite, e desejar muitas felicidades e alegrias nesse mês incrível. Ter um blog de sucesso requer tempo e dedicação, e só que é próximo a Leninha sabe como ela se dedica ao seu cantinho amado. Nesse mês de aniversário, vários temas bacanas estão sendo discutidos aqui, e eu vou falar de autores que marcaram gerações. 

Meu nome é Elimar, sou professora e também tenho um blog (bem humilde), dedicado a literatura romântica. Conheço a Leninha desde a época do Orkut (não façam contas, pelo amor de Deus). Nossa paixão pela Literatura Romântica foi exatamente o que iniciou a nossa amizade, e faz com que ela perdure até hoje. 

Para pessoas, assim como eu, que começaram a ler muito cedo, tem uma lista imensa de escritores queridos, e que hoje nós estamos afastados, mas que ainda são lembrados com muito carinho. Alguns autores (que não vou citar aqui) fazem parte da nossa formação de leitor, e que vão surgir no meio do nosso caminho de leitor. Eles vão cumprir uma função importante na nossa vida de leitora, que é a de determinar o tipo de leitura que gostamos ou não. A gente meio que faz uma triagem, determinando o que a gente vai querer continuar lendo e o que a gente percebe que não é a nossa praia. Mas existem aqueles escritores que ficam na nossa estante para todo sempre, e que serão sempre lembrados como os responsáveis por nos colocar no caminho irremediável dos livros. 

Paulo Coelho, André Vianco e Carlos Heitor Cony

Muito criticado por muitas pessoas, Paulo Coelho terá sempre um lugar cativo no meu coração de leitora. Os primeiros livros que li dele foram emprestados, e me despertou o desejo de ter seus livros novamente e novamente, de tão apaixonada que fiquei pelo seu trabalho. André Vianco, o pai dos vampiros portugueses, entrou na minha vida pelas mãos de um amigo, e nunca mais saiu da minha estante. Carlos Heitor Cony eu li como leitura obrigatória na escola, e minha paixão pelos seus livros foi tão intensa que eu sou obrigada a ler novamente seu trabalho pelo menos uma vez por ano. Esses três escritores citados estão bem distantes das minhas escolhas literárias de hoje, mas demonstram que não precisamos estar presos a um tipo de estilo e gênero. Temos a liberdade de escolher aquilo que melhor se encaixa no momento que estamos vivenciando. 

Carina Rissi e Thalita Rebouças

Hoje temos escritoras como Carina Rissi e Thalita Rebouças, que já tem o privilégio de acompanhar o amadurecimento dos seus leitores, que mesmo depois de anos de publicação, continuam levando multidões para as livrarias e bienais pelo Brasil. Um time de escritores promissores tem surgindo no mercado atualmente, mostrando que é possível viver da escrita, escrevendo aquilo que gosta e o que o público gosta. 

É impossível mensurar de que maneira escritores e escritoras que marcarão as gerações futuras, mas diante da qualidade das nossas escritoras, que tem se dedicado a vários gêneros incríveis, posso dizer que as próximas gerações terão um estante bem recheada de sucessos e livros incríveis. 





Gostou do texto?! Então comente e participe do Comentarista Nota 10 - Especial de aniversário e concorra a prêmios. Saiba como AQUI!

2 comentários

  1. Elimar!
    É verdade, tem autores que perduram por toda uma vida e além dela e muitos são marcantes de uma forma que não dá para mensurar.
    Gostei que trouxe autores nacionais para exemplificar os autores que marcam gerções, temos de valorizá-los mesmo...
    Muito boa sua participação!
    Semaninha de muita luz e paz!
    “Todo o nosso saber se reduz a isto: renunciar à nossa existência para podermos existir.” (Johann Goethe)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  2. Comecei meu hábito de leitura quando era criança com as histórias da Turma da Mônica. Já na literatura mais adulta eu comecei com Agatha Christie e até leio tanto ela quanto o Mauricio. Esse dois têm lugares especiais na minha vida.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!