As coisas que fazemos por amor - Kristin Hannah

Caçula de três irmãs, Angela DeSaria já tinha traçado sua vida desde pequena: escola, faculdade, casamento, maternidade. Porém, depois de anos tentando engravidar, o relacionamento com o marido não resistiu, soterrado pelo peso dos sonhos não realizados.
Após o divórcio, Angie volta a morar na sua cidade natal e retorna ao seio da família carinhosa e meio doida. Em West End, onde a vida vai e vem ao sabor das marés, ela conhece a garota que mudará a sua vida para sempre.
Lauren Ribido é uma adolescente estudiosa, bem-educada e trabalhadora. Apesar de morar em uma das áreas mais decadentes da cidade com a mãe alcoólatra e negligente, a menina sonha cursar uma boa faculdade e ter um futuro melhor.
Desde o primeiro momento, Angie enxerga em Lauren algo especial e, rapidamente, uma forte conexão se forma: uma mulher que deseja um filho, uma menina que anseia pelo amor materno. Porém, nada poderia preparar as duas para a repercussão do relacionamento delas. Numa reviravolta dramática, Angie e Lauren serão testadas de forma extrema e, juntas, embarcarão em uma jornada tocante em busca do verdadeiro significado de família.

Mais uma vez, Kristin Hannah mostrou para que veio e nos brinda com uma história que fala sobre maternidade, sobre o amor de mãe, a dor de não poder ser, as consequências de ser e toda a abnegação que isso pode acarretar. Podemos resumir As coisas que fazemos por amor apenas com essas questões?! Absolutamente não! O livro é muito mais do que isso.

Todos os personagens descritos por essa autora traz uma emoção que os torna tão amados e ao mesmo tempo tão verossímeis que fica difícil não se envolver. Consegui ver fatos da minha vida espelhados em algumas partes da trama de uma maneira, que, devo confessar, doeu bastante, mas ao mesmo tempo me fez refletir e de certa maneira sentir que lá no fundo já me sinto curada.

Existem histórias que deixam uma marca na gente, e essa é uma delas! 
Alguns amigos já me disseram que não entendem eu gostar tanto de dramas, livros que fazem chorar, histórias dilacerantes, mas se essas pessoas soubessem o quanto esse tipo de livro me faz bem, me enriquece espiritualmente, me deixa mais forte, me ensina, ninguém perguntaria, pelo contrário, leria também. 

Temos aqui uma história familiar, que carrega tantas emoções e sentimentos que não tem como não se sentir parte do enredo. 

Angie tinha uma vida tão bem esquematizada que literalmente desabou quando não conseguiu cumprir seus objetivos, ter filhos no casamento. Passou por cima de tudo para conseguir ser mãe e acabou desiludida, frustrada e sozinha. Seu sofrimento era tanto que ela não conseguia ver a dor das pessoas a seu lado e acabou afastando todos. Mas ela tinha uma familia amorosa, um lar para o qual voltar e tentar se reerguer, criar novas pontes, se encontrar e finalmente se conformar com a sua não maternidade. Porém era tanto amor para dar que Angie não aguentava e tinha que compartilhar esse sentimento tão puro, se entregar a uma causa, e foi assim que decidiu ajudar sua mãe e irmãs a reogarnizar o restaurante da familia e nesse ínterim esquecer que era tão só e tentar curar suas feridas.

Laurem é uma jovem de apenas 17 anos que sonha com um futuro. Sua mãe nunca foi um exemplo a ser seguido, nunca foi presente ou amável como toda mãe deveria ser, mas mesmo assim ela a ama e quer que sinta orgulho dela. Uma garota apaixonada e que, apesar de todos os percalços não desiste de tentar, de perseguir um futuro melhor, um futuro diferente do da sua mãe. Ela ama o jovem David que a ama também, mas as dificuldades da vida nunca a deixam completamente feliz, difícil com as dívidas do aluguel, com a carga da incerteza por não saber se será capaz de conseguir uma bolsa integral numa boa faculdade, e se seu futuro será junto do seu amor. 

Duas personagens que mesmo sem querer se encontram e que se completam. Angie busca alguém para amar e Lauren precisa de muito amor. Porém, como todos os livros de Kristin Hannah nada é tão simples, nada é tão fácil, e assim temos aqui um enredo complexo, apaixonante, sofrível e com um final imprevisível, mas de certa maneira plausível. Eu particularmente amei!

“As coisas que fazemos por amor” descreve perfeitamente em seu título o que encontraremos nessa história. O que uma pessoa é capaz de fazer por amor? Seríamos capazes de amar sem limites acabando por sufocar a pessoa amada? Machucar por medo de perder? Fugir por medo de magoar? Pois é, essa e tantas outras questões estão dispostas numa história que fez meu coração bater mais forte e reviver sentimentos que achei que já tinha superado, e que faz o leitor refletir na questão do que seríamos capazes de fazer por amor. Um título perfeito para uma história tão bela quanto.

Como não podia ser diferente eu estou novamente aqui, apaixonada pela escrita dessa autora que escreve com a alma e que transborda sentimentos e emoções. Não tem como não terminar esse livro sem recomendar aos amigos e é o que faço aqui; Leia e se deixe envolver por mais um drama escrito por Kristin Hannah, uma das minhas autoras preferidas e que acredito jamais perderá o posto.
 

3 comentários

  1. Esse livro me fez refletir sobre o amor incondicional que podemos sentir por alguém que mal conhecemos.
    Como sempre, Kristin Hannah arrasando e nos emocionando com mais um livro.
    Amei!!

    ResponderExcluir
  2. Leninha!
    Os livros da Kristin tem esse poder sobre o leitor, causa impacto e nos faz repensar em muitas coisas, sem contar que temos de comprar uma caixa de lenços, né?kkkk
    Já me identifiquei com a Angie, porque sempre quis ser mãe biológica e nunca pude, embora tenha sido mãe de outras formas, dos sobrinhos, das enteadas... e sei bem a frustação qu ela passou.
    Quero poder conferir a leitura.
    “Todo o nosso saber se reduz a isto: renunciar à nossa existência para podermos existir.” (Johann Goethe)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!